Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Abertura do Festival Folclórico do Amazonas agita Ponta Negra com danças e comidas típicas

10/08/2019
48499881941 2a2eca838d
Compartilhar

Na noite desta sexta-feira, 9/8, foi dada a largada oficial do 63° Festival Folclórico do Amazonas. No tablado montado no Anfiteatro da Ponta Negra, na zona Oeste, quatro dos 18 grupos da Categoria Bronze iniciaram a acirrada disputa que conduzirá os três primeiros colocados à Categoria Prata. O festival, promovido pela Prefeitura de Manaus, segue até o dia 20 de agosto, com apresentação de 69 grupos folclóricos nas duas categorias, em 12 modalidades.
 
 

 
Pelos próximos 11 dias, o tablado do anfiteatro será o palco principal desse que é um dos mais antigos e tradicionais festivais de Manaus, por onde passarão, diariamente, a partir das 19h, quadrilhas, cirandas, danças nordestinas, nacionais e internacionais, entre outras.
 
Para o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Márcio Braz, a realização do evento na Ponta Negra, um dos principais cartões postais da cidade, devolveu ao festival a grandiosidade do espetáculo a céu aberto, que conta com a participação e interação direta do público.
 
“Todo esse diverso universo do folclore brasileiro está enraizado em Manaus, está dentro da identidade da cidade, nas danças, na história, nas comidas típicas. O segundo registro da dança de Boi no Brasil foi feito em Manaus, o Cacetinho é uma dança que somente pode ser encontrada aqui. Então, esse contexto rico e plural é o que a população vai encontrar no festival”, afirmou.
 
No primeiro dia do festival, passaram pelo tablado os grupos Tribo Jurupixunas (Cacetinho), Vingadores de Virgulino (Dança Nordestina), Independente da Compensa (Ciranda) e Bichas Loucas (Quadrilha Cômica).
 
“Danço desde 2014, mas este ano consegui me apresentar de forma oficial. Essa é uma tradição que vem das minhas tias, que sempre dançaram. Não sabia que dava esse nervoso, a gente pensa que esquece tudo o que ensaiou e que não foi pouco! É muito emocionante porque quem faz isso, faz por paixão mesmo, não tem explicação”, afirmou a dançarina da Ciranda Independente da Compensa, Aline Tavares. Ao todo, o grupo levou 25 pares coloridos e animados ao tablado na primeira noite de festival.
 
O servidor público José Edinardo e a universitária Thayna Almeida foram pela primeira vez ao Festival Folclórico. “Pretendemos prestigiar mais vez e indicar para os amigos. Super legal e tranquilo o evento! Estou aqui desde o início, já vi todos os grupos e experimentei um prato com pirarucu”, contou Edinardo.
 
Morador de São Paulo, o turista Fausto Ostrwky afirmou que achou uma novidade muito boa encontrar o festival na Ponta Negra. “Me indicaram conhecer Manaus e disseram que seria uma experiência diferente e realmente está sendo. Já conheci o Encontro das Águas, uma tribo indígena e agora o festival. Estou tendo uma interação única com a cultura local”, disse.
 
Após o término da categoria Bronze será a vez dos grupos da Categoria Prata assumirem o tablado a partir do dia 13/8. Ao todo, 69 grupos de danças, representados por suas respectivas ligas ou associações contemplados por meio de edital, participarão desta edição do festival, sendo 48 da Categoria Prata e 18 da Bronze.
 
Também contemplados pelo edital lançado pela Prefeitura de Manaus, os bois-bumbás Galante, Garanhão e Corre Campo, integrarão a programação da Categoria Ouro.
 
Os horários e a programação completa podem ser consultados no Portal Viva Manaus, pelo link https://vivamanaus.com/63o-festival-folclorico-do-amazonas-programacao. 
Feira Gastronômica
 
Selecionada por meio do edital nº 005/2019, da Prefeitura de Manaus, a  “Rota dos Chefs” deverá gerenciar as 30 barracas que irão compor a feira gastronômica do festival, operando com a venda de comidas e bebidas.
 
As barracas ficarão localizadas próximas à arquibancada do anfiteatro e funcionarão durante todo o evento, iniciando a venda de produtos às 17h, com preços a partir de R$ 5.  No cardápio do festival, estarão comidas regionais e típicas dos festejos, como bobó de camarão, carne de sol, tacacá, farofa de camarão, milho cozido, pamonha, cachorro quente, batata frita, sanduíches, pizza, entre outros pratos.
 
— — —
Fotos – Nathalie Brasil / Semcom e Leonardo Leão/ Manauscult
 
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmFYJLTh
https://www.flickr.com/photos/vivamanaus/albums/72157710211068186/with/48500853191/
 
The post Abertura do Festival Folclórico do Amazonas agita Ponta Negra com danças e comidas típicas appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Termos encontrados Administração, Amazonas, Cultura, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Turismo
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo