Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ação conjunta resulta na apreensão de mais de 3,5 mil produtos falsificados da marca Apple, em lojas no Centro

12/11/2019
DELEGADO E SECRETARIO 11 500x318 1
Compartilhar

14:38 – 12/11/2019
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM
 
Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), em parceria com agentes da Receita Federal e Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), deflagraram na manhã de segunda-feira (11/11), por volta das 9h, a operação “Maçã Proibida”, em duas lojas, situadas no bairro Centro, zona sul da cidade, resultando na apreensão de cerca de 3,5 mil produtos falsificados da marca Apple.

O balanço da operação foi divulgado durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (12/11), às 9h30, no prédio da Decon. Na ocasião, o delegado Eduardo Paixão, titular da especializada, informou que as investigações em torno do caso iniciaram há cerca de dois meses, quando a empresa Apple, sediada na Califórnia, Estados Unidos, encaminhou um representante para Manaus, onde foi formalizada a denúncia na especializada.

Segundo o delegado, nas duas lojas abordadas, foram apreendidos mais 3,5 mil produtos falsificados da marca, dentre eles carregadores, cabos USB e fones de ouvido, inclusive com selos de autenticidade falsos. “A empresa Apple formalizou a denúncia, por meio do procurador da empresa em São Paulo, que acionou a Decon. Foram dois meses de investigação desde que protocolamos a denúncia na sede da Delegacia Geral. Durante a ação, foram apreendidas mais de 3,5 mil mercadorias, todas ligadas à marca Apple”, disse o titular da Decon.

O chefe do Serviço de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Serep) da Receita Federal, Paulo Galdino, participou da coletiva e destacou a participação da Receita Federal durante a operação. “O papel da Receita Federal nessa operação é resguardar o direito da propriedade intelectual das marcas. Vamos poder dar prosseguimento a essa denúncia e rastrear para descobrir o foco desses produtos, que produzem uma ameaça para o consumidor final, sobretudo o próprio crime contra a propriedade intelectual”, disse Galdino.

Procon Manaus – O titular interino da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), Rodrigo Guedes, informou que a falsificação de produtos é caracterizada como um crime contra as relações de consumo, o que causa uma série de prejuízos ao município, pois não há tributação sobre os produtos.

Para Rodrigo Guedes, esta parceria com os três órgãos mostra a sintonia na relação ao respeito com o consumidor, além de mostrar a preocupação com outros crimes dentro do contrabando.

“Não queremos prejudicar ninguém, apenas que todos ajam de acordo com a lei até porque, dentro do contrabando de mercadorias, há também outros crimes envolvidos”, disse o secretário interino, alertando ainda que o órgão vai intensificar ações de combate à fraude em toda a capital.

Autuação – O titular da Decon relatou que ambas as lojas foram autuadas administrativamente pelos agentes da Receita Federal e Procon Manaus. A equipe da especializada também notificou os proprietários dos estabelecimentos comerciais, que vão responder por crime contra as relações de consumo e contrabando de produtos falsificados. Ambos têm dez dias para apresentar defesa aos órgãos.

Alerta – Eduardo Paixão explicou que, ao optar por produtos clandestinos, o consumidor abre mão de uma série de garantias, já que o mercado informal não é regulado pelo Código de Defesa do Consumidor, e o material pode apresentar riscos para a saúde, por não passar por inspeção.

“A Decon quer provocar não só o consumidor final, como todos os empresários que agem de boa-fé a formalizar denúncias na delegacia, na Receita Federal, no Procon Manaus ou no estadual, para que haja esse combate, para que não possamos ser coniventes com a prática da pirataria, com a prática da concorrência desleal com os empresários que agem de boa-fé. Somos abertos a todas as empresas, então o empresário que tem ao seu lado um comerciante agindo na má-fé, que os denuncie, porque vamos coibir essa prática”, destacou Eduardo Paixão.

Disque-denúncia Decon – O delegado pede que as pessoas que forem vítimas desse tipo de crime, denunciem por meio dos números: (92) 99962-2731 e 3214-2264, ou formalizem pessoalmente no prédio da especializada situado na rua Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Defesa do Consumidor, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Legislação, Manaus, Polícia, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Rodrigo Guedes, Saúde, Tributação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Jucea Amazonas 1o lugar no ranking nacional 300x212 1
Governo do Amazonas

Avanço digital e desburocracia : Amazonas lidera ranking nacional em tempo de abertura de empresas

10/05/2025
SECOM DIA DAS MAES5 300x200 1
Governo do Amazonas

Na véspera do Dia das Mães, governador Wilson Lima entrega kits de bebê para gestantes em Manaus

10/05/2025
DIA DAS MAES IMDL FOTO GUILHERME FRAGAS 4 300x225 1
Governo do Amazonas

Instituto Dona Lindu faz homenagem a mães de bebês internados

10/05/2025
Palestras em Humaita Foto 2 09 05 2025 300x169 1
Governo do Amazonas

Ipaam finaliza mutirão de educação ambiental em Humaitá com mais de 890 alunos alcançados

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 104750 300x200 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: A menos de 50 dias da festa dos bumbás, artesãos comemoram aumento das vendas em Manaus

10/05/2025
UGPE GOVERNO INICIA LICITAC807 A771 O PARA CONSTRUC807 A771 O DAS MORADIAS PARA FAMI769 LIAS DO ARTHUR BERNARDES FOTO TIAGO CORREA UGPE 18 300x200 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia licitação para construção do Complexo Habitacional Cachoeira Grande

10/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo