Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Adaf realiza capacitação em inspeção no abate de bovídeos em Tabatinga

31/10/2019
Compartilhar

14:27 – 31/10/2019
FOTO: Divulgação/Adaf
 
Com o objetivo de capacitar os técnicos das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou o primeiro curso de capacitação de servidores sobre inspeções ante-mortem e post-mortem no abate de bovídeos em abatedouros frigoríficos com supervisão oficial pelos serviços de Inspeção Estadual (SIE) e municipal (SIM), em Tabatinga, distante a 1.108 quilômetros de Manaus.

Na oportunidade, além dos servidores da Adaf local, participaram do evento os responsáveis técnicos atuantes em indústrias com SIE e SIM, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/Tabatinga) e funcionários do matadouro e frigorifico R. Batista. Ao todo, o curso ofereceu 20 vagas para participantes.

Proposta – De acordo com coordenador de Abatedouros da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa/Adaf), Carlos Vasconcelos, o curso teve como proposta atualizar o quadro técnico da autarquia no município, além de orientar responsáveis técnicos das indústrias quanto a suas atividades e responsabilidade.

A ação visa ainda orientar os responsáveis técnicos quanto à obrigação da firma de elaborar o manual de autocontrole da indústria, de forma a atender às recomendações relacionadas as Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), com ênfase na inspeção ante-mortem e post-mortem no abate de bovídeos.

“Estamos apresentando um modelo de padronização sanitária para as inspeções ante-mortem e post-mortem abordado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) onde tivemos a oportunidade de obter a capacitação por auditores fiscais federais atuantes no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Desta forma, estamos atualizando e preparando todos os nossos colegas atuantes nos SIE e SIM existentes no estado do Amazonas, especificamente nos municípios onde existem plantas frigoríficas”, comentou Carlos Vasconcelos.

Padrão Sanitário – Segundo a Adaf, com esse curso de capacitação, os profissionais, nesse caso, somente os médicos veterinários habilitados, estarão aptos a realizar as inspeções ante-mortem e post-mortem nos serviços de inspeção oficiais.

“A ideia é fortalecer tecnicamente os respectivos serviços oficiais de inspeção para as possíveis auditorias do Mapa, além de se responsabilizarem por um produto altamente inócuo e qualificado, salvaguardando assim a saúde pública, e, consequentemente, a população consumidora de vísceras e carnes de bovinos e bubalinos no estado do Amazonas”, destacou o coordenador de Abatedouros da Adaf, Carlos Vasconcelos.

Obrigatoriedade – Carlos Vasconcelos ressalta ainda que todo animal recebido com finalidade de abate nos estabelecimentos deverá vir acompanhado da Guia de Trânsito Animal (GTA), que é um documento obrigatório e padronizado nacionalmente. No Amazonas, a Adaf é responsável por emitir este documento.

Para que um animal seja abatido em um frigorifico com serviço de inspeção oficial, são necessárias uma série de regras sanitárias a fim de assegurar o cumprimento das obrigatoriedades exigidas pelas legislações especificas e que legalizam tais atividades. Elas constam no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e na legislação de bem-estar animal.

Ainda no decorrer do curso, os participantes puderam saber da importância do refugo e do diagnóstico de alterações clínicas e/ou enfermidades durante o exame ante-mortem e do diagnóstico de achados macroscópicos e/ou anatomopatológicos de patologias em órgãos vitais (vísceras) dos bovídeos ao longo da inspeção post-mortem. Entre outras atividades realizadas pela equipe de inspeção, foi feita aula prática para o preenchimento de planilhas padronizadas nas inspeções ante-mortem e post-mortem.

Foram ainda transmitidos outros esclarecimentos aos participantes, como a certificação sanitária de Produtos de Origem Animal (POA) comestíveis e não comestíveis, e a habilitação de médicos veterinários encarregados pelo SIE para serem portariados e/ou habilitados pelo Mapa para emissão do Certificado de Inspeção Sanitário (CIS-E), que possibilita a realização de despacho e/ou trânsito de subprodutos de origem animal de forma interestadual.

Ampliação – A proposta da Adaf é de realizar este curso em todos os municípios que tenham plantas frigorificas. O curso iniciou por Tabatinga, e será ampliado para os municípios de Boca do Acre, Lábrea, Tefé, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara e Manaus.

Para este curso, a equipe de inspeção da Adaf esteve, no período de 2 a 6 de setembro, em Campo Grande (MS), participando do Seminário e Curso de Inspeção para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) do Mapa. O médico veterinário e coordenador de abatedouros com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Carlos André Vasconcelos, representou a autarquia durante o seminário.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Abastecimento, agricultura, Boca do Acre, Ciência e Tecnologia, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Acre, Estado do Amazonas, Estado do Mato Grosso do Sul, Governo do Estado do Amazonas, Lábrea, Legislação, Pecuária, Região Centro-Oeste, Região Norte do Brasil, Saúde, Saúde Pública, Serviços, Tecnologia, Tefé, Transporte, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo Presente: Sejusc atende mais de 450 moradores do bairro Coroado

16/08/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente: SES-AM realiza mais de 960 atendimentos de saúde no Coroado, neste sábado

16/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

16/08/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

16/08/2025
Governo do Amazonas

Operação Shamar: Em Borba, PC-AM prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

16/08/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente: SSP-AM realiza atendimentos da Carteira de Identidade Nacional para moradores da zona leste

16/08/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente: Detran-AM registra 170 atendimentos neste sábado

16/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas consegue na Justiça decisão que garante manutenção do Passe Livre

16/08/2025
Governo do Amazonas

Operação Shamar: Em Juruá, Polícia Civil prende homem por agredir e ameaçar companheira com um terçado

16/08/2025
Governo do Amazonas

ExpoSeg Amazônia 2025 encerra com integração nacional e avanços estratégicos para a Segurança Pública

15/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Itapiranga e Silves e reforça acesso a exames com Carreta da Saúde

15/08/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima destaca geração de emprego e renda com formação das primeiras turmas do Cetam em Silves

15/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo