Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Alfredo da Matta irá coordenar ações de combate à hanseníase em três estados da região Norte

21/11/2019
Compartilhar

14:39 – 21/11/2019
FOTO: Divulgação/Fuam

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) será a responsável por coordenar as ações de controle da hanseníase em três estados da região Norte: Acre, Amapá e Roraima. O anúncio oficial foi realizado durante a Oficina para Elaboração de Estratégias Estaduais para Enfrentamento da Hanseníase/Região Norte, que iniciou na quarta (20) e segue até a sexta-feira (22/11), em Belém (PA).

O evento na capital paraense reúne representantes das coordenações de Hanseníase dos estados da região Norte e de municípios prioritários para o enfrentamento da doença, segundo parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Do Amazonas, além de representantes da Fuam – responsável pelo Programa no Estado –, também estão presentes representantes dos municípios de Manaus, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira e Humaitá.

De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, a instituição foi designada pelo Ministério da Saúde para coordenar as atividades de enfrentamento da hanseníase nos estados do Acre, Amapá e Roraima por ser Centro de Referência Nacional para o Programa Nacional de Controle e Eliminação da Hanseníase e Outras Dermatoses de interesse sanitário, credenciada pelo próprio Ministério da Saúde, e pela boa aceitação que o Projeto Apeli – Ação para Eliminação da Hanseníase já conquistou.

“Fomos convidados pelo Ministério da Saúde para coordenar as ações de combate à hanseníase nesses três estados, por sermos Centro de Referência e também porque o modelo do Projeto Apeli foi apresentado ao Ministério da Saúde e bem avaliado pela equipe; na ocasião nos colocamos à disposição para aplicá-lo em outros estados brasileiros, o que se concretizará no próximo ano”, explica o diretor-presidente.

Segundo Ronaldo Amazonas, os contatos com representantes dos três estados já iniciaram, assim como o planejamento das ações que devem acontecer em 2020, mas a realização da Oficina em Belém tem sido um momento oportuno para a definição de estratégias de ação. “Este evento realizado pelo Ministério da Saúde tem sido um importante momento, pois além da elaboração de estratégias e diretrizes de enfrentamento da hanseníase, tem permitido a interação entre os estados da região Norte e, sobretudo, para a Fuam conhecer pessoalmente os coordenadores dos estados do Acre, Amapá e Roraima”, explica.

Durante a Oficina para Elaboração de Estratégias Estaduais para Enfrentamento da Hanseníase/Região Norte, os representantes das diversas localidades puderam conhecer as estratégias que a Fuam tem empregado nas ações para controle da moléstia no Amazonas, em especial aquelas traçadas pelo Projeto Apeli.

“Apresentamos nosso projeto, ferramentas e estratégias para capacitação de profissionais de saúde em hanseníase, para as ações de vigilância epidemiológica e para busca ativa de casos novos nos três estados da região onde atuaremos, e agora estamos definindo as ações de acordo com a realidade de cada localidade”, resume Ronaldo Amazonas.

Ao final da Oficina, os municípios e estados envolvidos devem elaborar seus projetos próprios de trabalho. Os projetos devem estar em consonância com o Plano Nacional de Combate à Hanseníase e, para os municípios amazonenses, estar de acordo com o Projeto Apeli da Fuam.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Estado de Roraima, Estado do Acre, Estado do Amapá, Estado do Amazonas, Estado do Pará, Governo do Estado do Amazonas, Humaitá, Lábrea, Manaus, Ministério da Saúde, Região Norte do Brasil, São Gabriel da Cachoeira, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
Governo do Amazonas

Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

08/08/2025
Governo do Amazonas

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste

08/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam multa empresa em R$ 251 mil por depósito irregular de resíduos no Distrito Industrial

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sepror conclui qualificação de Boas Práticas na Produção de Melancia e de Biofertilizantes em Rio Preto da Eva

08/08/2025
Governo do Amazonas

ADS e Secretaria de Educação discutem planejamento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar para 2026

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sect realiza levantamento técnico para regularização fundiária em quatro municípios do Amazonas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Viagem sonora e poética: Nando Montenegro lança EP ‘Rumo’ com paisagens musicais intimistas e espírito amazônico

08/08/2025
Governo do Amazonas

Orquestra nordestina emociona no Amazonas Green Jazz Festival 2025

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sefaz reforça necessidade de agendamento para demandas na Central de Atendimento

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo