Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDUC

Alunos da rede Estadual apresentam projetos com parceria de universidades públicas

29/11/2019
listen pt br 709
Compartilhar

14:54 – 29/11/2019

Os estudantes da Escola Estadual Ondina de Paula Ribeiro apresentaram, na quarta-feira (27/11), os resultados do Programa de Residência Pedagógica, projeto realizado com a parceria da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação Capes, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A 1ª Mostra de Projetos de Residência Pedagógica tem como objetivo exibir os projetos desenvolvidos nas áreas de Biologia e Filosofia ao longo de dois anos.
O Programa de Residência Pedagógica busca a integração entre escolas, universidades e secretarias de Educação. Com isso, cada residente (graduando) é acompanhado por um professor (preceptor) da escola e por um docente de instituição de educação superior, com o intuito de causar a imersão do licenciando em uma unidade de educação básica.
De acordo com o gestor da escola, Maurício Silva, cada residente desenvolve um projeto com uma turma e, no final do ano letivo, acontece a apresentação e a defesa realizada pelos próprios alunos. “Esta iniciativa mostra o quanto é importante deixar com que os alunos desenvolvam suas próprias atividades e sejam responsáveis por seus projetos, pois, assim, conseguimos perceber o estímulo diante de outras disciplinas”, afirmou.
Finalista do curso de Filosofia, Joel Patrício reforçou o quanto que a iniciativa transforma graduandos e alunos. “Por meio deste projeto, nós conseguimos perceber o quanto os alunos são diretamente atingidos pela criatividade e pela possibilidade de ter acesso a outras perspectivas, visto que a educação, nos últimos anos, continuou firme em manter um espaço conservador e sempre inserido dentro das salas de aula, não permitindo, assim, que o estudante desenvolva outras habilidades ou se interesse por temas e assuntos de tamanha importância no nosso atual contexto histórico”, disse.
O estudante Elias Lobo, do 1ª ano do Ensino Médio, contou que, após a inserção dos residentes nas salas de aula, os alunos passaram a protagonizar suas atividades. “Eu percebo que este projeto tirou a passividade dos estudantes e nos permitiu ter acesso ao ensino construtivista, feito em conjunto por docentes e discentes. Hoje [quarta], temos a prova do quanto esta ação interfere diretamente nos nossos estudos, pois, ao nos estimular a execução de projetos como esses, permite que cada estudante possa desenvolver um pensamento crítico e diferenciado diante da educação tradicional”, destacou. 
O trabalhos do curso de Filosofia apresentados pelos estudantes do Ensino Médio durante a Mostra aconteceram por meio de fanzines, exposições, produções e outras intervenções artísticas e filosóficas.
A preceptora do curso de Biologia, Andreza Pedroso, falou sobre o papel e a responsabilidade de orientar os graduandos recém-chegados ao ambiente escolar público: “Os estudantes que executam a residência estão em preparação para, também, assumir o papel de professor no futuro e, por isso, eu, como preceptora, percebo a importância de motivá-los e os impulsioná-los a realizar atividades como esta”.
Entre os trabalhos do curso de Ciências Biológicas apresentados pelos estudantes do Ensino Médio, estão: “Confecção de caixa entomológica como atividade prática para o ensino de zoologia”, “Heróis na Ciência – O uso de analogias com o universo cinematográfico Marvel para o ensino de citologia” e “Stop Motion: o ensino de Biologia e as NTIC’s no 2º ano”, para citar alguns.
O grupo do qual a estudante Vitória Gomes faz parte criou um site para auxiliar os alunos quanto a preparação para os vestibulares e processos seletivos, assim como, também, realizar divulgação científica. “O nosso site chama-se ‘Projeto Sapiência’. Todo o conteúdo que nele se encontra foi minuciosamente pesquisado pelos próprios alunos, o que nos tornou diretamente parte e construtores da ideia. Isso nos leva a enfatizar o quanto é importante que projetos como esse ocorram nas escolas públicas”, concluiu.

FOTO: Cleudilon Passarinho

[embedded content]

Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 1024x683 1
DestaqueSEDUC

“Foi um sonho que eu sempre tive”, diz candidata ao realizar exame supletivo da Secretaria de Educação

27/07/2022
Euzivaldo Queiroz Seduc AM 2 1024x682 1
MancheteSEDUC

Rede estadual de ensino têm até 18 de julho para inscrever projetos no prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

28/06/2022
WhatsApp Image 2022 06 21 at 14.55.04 1024x686 1
MancheteSEDUC

Secretaria de Educação divulga lista de aprovados para projeto Mestre Qualificado

21/06/2022
Educacao Fotos Euzivaldo Queiroz 5 1 1024x686 1
EducaçãoSEDUC

Da escola para o trabalho: estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

09/06/2022
Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 27 1024x683 1
DestaqueSEDUC

Secretaria de Educação inicia treinamento sobre Censo da Educação Básica com municípios do interior

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 19 at 10.44.08 1024x682 1
SEDUC

Professora da rede estadual leva convidados à sala de aula para mostrar Matemática em cada profissão

19/05/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo