Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Alunos da rede pública no Amazonas participam de oficina sobre o estudo dos fungos

28/11/2019
26.11.2019 MICOTURISMO POP CTI DRA. RUBY VARGAS FOTOS eRICO X. 1291 1
Compartilhar

16:48 – 28/11/2019
FOTO: Érico Xavier

Cerca de 20 alunos da Escola Municipal Aristophanes Bezerra de Castro, no bairro Cidade de Deus, participaram de oficina sobre a importância dos fungos para a manutenção das florestas, na quarta-feira (27/11), no Museu da Amazônia (Musa). A ação faz parte do projeto “Micoturismo no Museu da Amazônia (Musa): uma alternativa para o desenvolvimento turístico”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação  (Pop CT&I), edital N°009/2019.

O projeto, coordenado  pela pesquisadora do Musa, Ruby Vargas-Isla, tem o objetivo  de proporcionar uma experiência de Micoturismo junto à comunidade externa e demonstrar a importância e os usos dos macrofungos, que são pouco conhecidos pela população.

Ruby Vargas explica que o termo “Micoturismo” é a junção de Micologia (ciência que estuda os fungos) + Turismo. É uma atividade turística conhecida  em países como Espanha e Portugal, que busca promover o conhecimento e conservação dos fungos nativos, ao mesmo tempo utilizar este recurso natural como um atrativo turístico.

“O Micoturismo é considerado uma atividade social em crescimento, que contribui para a valorização das florestas. O projeto tem o intuito de popularizar essa vertente, por meio destas oficinas e poder implantar uma nova atividade turística no estado do Amazonas”, conta.

As atividades iniciaram no último dia 14 e se estenderão até o dia 6 de dezembro, com palestras sobre a biodiversidade de macrofungos e trilhas no Fungário do Musa, para as escolas que tiverem interesse em levar seus alunos.  As oficinas são focadas na capacitação de multiplicadores do Micoturismo.

Já participaram, desde o período inicial,  150 estudantes de sete escolas das redes de ensino estadual e municipal,  incluindo  uma turma de alunos do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

O aluno do 5° ano do Ensino Fundamental, participante da oficina, João Pedro da Silva, conta que tinha conhecimento sobre os fungos, mas não sabia da importância deles para a natureza. “Eu aprendi que existem cogumelos comestíveis. (A oficina) tem sido uma experiência muito boa, porque além de ter uma importância para a natureza podemos usar em nosso alimento,” disse.

Popularização – A pesquisadora também integra o grupo de pesquisas Cogumelos da Amazônia, do Instituto de Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), que tem a finalidade de  estudar os fungos, com ênfase aos formadores de cogumelos, do ponto de vista taxonômico, biológico, fisiológico e alimentício.

Ruby destaca que as oficinas fazem parte de um dos resultados do projeto, assim também como a produção de dois materiais de divulgação à popularização da ciência. “Como proposta do projeto  também está a produção de uma cartilha que ensina a coleta de cogumelos durante o dia a dia e de um guia ilustrado de macrofungos para melhorar a percepção e a compreensão destes organismos pelo público em geral. Iremos também replicar essa ação no interior nos municípios de Novo Airão e Itacoatiara, com a participação de pesquisadores do Inpa”, conta.

Pop CT&I – No Amazonas, o Governo do Estado, por meio do Pop CT&I da Fapeam, apoia a realização de 26 eventos de popularização da ciência, em diversas áreas, na capital e no interior. Lançado no mês de junho, o Pop CT&I, conta com recursos financeiros da ordem de R$ 800 mil, para apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre CT&I, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Itacoatiara, Novo Airão, Tecnologia, Turismo
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

capa boletim 3 300x250 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (10/05)

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 153745 300x200 1
Governo do Amazonas

“Essa entrega é essencial”, diz uma das mães contempladas com a entrega de ‘kits bebês’ e cestas básicas

10/05/2025
AMAZONAS 5CNMA 300x200 1
Governo do Amazonas

Três propostas de políticas ambientais do Amazonas são escolhidas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

10/05/2025
Fiscalizacao CRED Detran AM Divulgacao 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Durante Operação Lei Seca, 38 condutores são presos por abuso de bebida alcoólica e direção

10/05/2025
SECT Assinatura Divulgacao 300x224 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina termo de doação e regularização de terra para construção de aeroporto em Boa Vista do Ramos

10/05/2025
Jucea Amazonas 1o lugar no ranking nacional 300x212 1
Governo do Amazonas

Avanço digital e desburocracia : Amazonas lidera ranking nacional em tempo de abertura de empresas

10/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo