Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Alunos de Escola Estadual de Barreirinha ganham prêmio nacional de Criatividade

30/08/2019
Compartilhar

Projeto “Laboratório Natural” usou floresta como sala de aula e se destacou na competição Desafio Criativos da Escola

A falta de um laboratório para aulas práticas de Ciências inspirou um grupo de alunos da Escola Estadual Professora Maria Belém, de Barreirinha, município da região do Baixo Amazonas, situado a 331 quilômetros de Manaus, a pensar em aulas em espaços não formais. O resultado, além de uma melhoria de qualidade no ensino, foi o prêmio nacional no Desafio Criativos da Escola 2019.

Este ano, foram inscritos 1.443 projetos, de todos os estados do Brasil, e apenas sete venceram o Desafio. Conforme a gestora da instituição da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), Mariene Marinho, o destaque é a prova de quão importante é o envolvimento dos estudantes nas ações escolares como um todo.

“A ideia surgiu diante de uma problemática, sentida pelos próprios alunos, solucionada com a riqueza de que o nosso Amazonas dispõe, envolvendo Biologia e outras áreas de Ciências. Mostramos aos estudantes que é possível ir além das quatro paredes das escolas e ter um aprendizado mais rico, prazeroso, com viagens e trilhas”, salientou a gestora.

Laboratório Natural – José Victor, Laís Raquel, Elem Belo, David Tavares e Lucas Lima perceberam que as aulas teóricas, sem uma interface prática, estavam desestimulando o estudo e o aprendizado deles e dos colegas. Preocupados com essa situação, eles pensaram em uma solução simples e extremamente criativa.

Com o tema “Amazônia, um laboratório natural”, os cinco alunos organizaram uma turma experimental de 25 estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola e viajaram por duas horas de barco até a comunidade São Francisco do Paranã do Moura. No local, dividiram-se em cinco grupos, e um integrante de cada cumpria o papel de monitor. Toda a atividade foi acompanhada por professores da escola.

Durante o dia de visitação, cada grupo ficou responsável pela exposição de um dos temas, que foram divididos segundo os tipos de água (clara, branca e preta); os diferentes habitats dos animais (várzea e terra firme); as florestas primária e secundária; os aspectos das diversas plantas (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) e os tipos de serpentes (venenosas e não venenosas).

Mundo melhor – O Desafio possibilitou também que o professor descubra alternativas para garantir o desenvolvimento do espírito criativo do alunado, mesmo na ausência de laboratórios e /ou outros espaços nas escolas. É assim que Nilton Teixeira, diretor do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe/Seduc-AM) resumiu o projeto.

“Acreditamos que por meio do protagonismo dos nossos jovens é possível termos uma mundo melhor e mais humano, utilizando o que temos disponível em nossas escolas e em nossos territórios de aprendizagem. Há também os cuidados com o meio ambiente, além de possibilitar a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, assinalou Nilton.

O diretor também se referiu à possibilidade de intercâmbio entre estudantes amazonenses com outros do Brasil e do mundo: José Victor, Laís Raquel e Elem Belo serão os representantes da equipe e serão premiados com uma viagem para um evento internacional em Roma, na Itália.

“Conservar, Transformar e Brincar”, dos alunos da Escola Estadual Benedito Almeida (em Manaus), recebeu uma Menção Honrosa no Desafio.

O Prêmio – O Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-se como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto, que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

A iniciativa faz parte do “Design for Change”, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Termos encontrados Amazonas, Barreirinha, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Estado do Pará, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo