Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Assembleia Legislativa realiza debates sobre a atuação dos três Poderes

08/08/2019
16 ALEAM PALESTRA
Compartilhar

16 ALEAM PALESTRA

 

Por iniciativa da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), duas mesas de debates foram realizadas na manhã desta quinta-feira (8), no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima. Os temas “A Independência e Harmonia entre os três poderes como norma constitucional” e “A superação da tripartição clássica e o quarto poder”, foram discutidos por deputados, professores, autoridades do judiciário e do Ministério Público. O evento, com o apoio do presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), e do diretor da Escola do Legislativo, João Paulo Jacob, reuniu 70 pessoas no auditório, entre estudantes e servidores públicos.

Do primeiro debate, que teve como mediador o escritor Julio Antonio Lopes, participaram os deputados Serafim Corrêa (PSB) e Joana Darc (PR) e o juiz Victor Liuzzi, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Serafim, economista e advogado, sustentou a tese de que não existe diálogo entre os poderes. Por isso, desde 2015 defende o que ele define como “pacto da governança” entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Um diálogo institucional, evitando que um poder fique agredindo o outro e assim muitas crises administrativas seriam resolvidas.

Para a deputada Joana Darc, também advogada e servidora concursada da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), muitos não entendem a harmonia que deve existir entre os poderes e concorda que não existe um diálogo. Citou como exemplo sua experiência parlamentar, a respeito de veto do Executivo a projetos aprovados na Casa Legislativa. Para apresentação de projetos, disse ela, gasta-se força humana e recursos financeiros. O juiz Victor Liuzzi foi o último palestrante do primeiro debate. Segundo ele, não existe falta de diálogo entre os poderes, mas um “vácuo de poder”, daí o protagonismo do Judiciário.

O quarto poder

A segunda Mesa de Debates teve como mediadora a jornalista Rosiene Carvalho, da BandNews FM. O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Daniel Gerhard, a procuradora de Justiça Jussara Pordeus e o defensor público Geral Rafael Barbosa que trataram do tema “A superação da tripartição clássica e o quarto poder”, abordaram diversas linhas de pensamento sobre assunto.

Jussara Pordeus falou sobre teorias éticas e princípios éticos, a complexidade e as várias etapas que um juiz deve seguir para fazer um julgamento. O defensor público Rafael Barbosa, ao questionar se a imprensa é o quarto poder, afirmou que não existe “imprensa isenta”. A divisão de poderes, tal como proposto por Montesquieu, também esteve presente nos debates.

A jornalista Rosiene Carvalho agradeceu o convite do presidente Josué Neto e do diretor Paulo Jacob para mediar o debate. Ela parabenizou a iniciativa de tratar de temas como esse que, embora sejam muito teóricos, são muito atuais. “São assuntos que têm consequência e são extremamente atuais, no momento em que vivemos, que o pais vive num contexto mais mundial, quando falamos da consequência  de mais uma serie de questões envolvendo esse tema  do quarto poder, da teoria clássica em relação à divisão desses poderes, no momento de fragilidade que as democracias vivem”, afirmou.

Diretoria de Comunicação

Texto: Elizabeth Menezes

Foto: Rubilar Santos

Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Joana Darc, Josué Neto, Justiça, Serafim Corrêa, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo