Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia sedia seminário sobre saúde e migração venezuelana

08/07/2019
Compartilhar

 

Discutir formas de melhor atender às crianças e adolescentes venezuelanos refugiados em Manaus. Este foi o foco do seminário Saúde e Migração Venezuelana – Avanços e Desafios, realizado nesta segunda-feira (8), na Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento foi organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), em parceria com o Parlamento estadual, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Manaus.

Na avaliação do coordenador substituto do escritório do Unicef em Manaus, Antonio Carlos Cabral, é fundamental o desenvolvimento de uma ação humanitária intersetorial envolvendo, além da saúde, outras áreas dos Poderes Executivos, para enfrentar o problema da vulnerabilidade das crianças e adolescentes imigrantes venezuelanos na capital amazonense. Ele lembrou que recentemente dois adolescentes morreram vítimas de tuberculose. “Precisamos revisitar o que já foi feito e ver como fazer mais e melhor”, disse.

Os cerca de setenta gestores e técnicos da área de saúde, que participaram do seminário, debateram, dentre outras especificidades, a necessidade do maior monitoramento da avaliação nutricional das crianças, assim como um melhor acompanhamento da questão da prevenção de doenças por meio da vacinação. Segundo o representante do Unicef, esses e outros pontos estão sendo encaminhados aos governos por meio de documento de conclusão do seminário.

“A partir das ações e definidas as responsabilidades, é ir pra campo e ver o que pode estar sendo feito no dia a dia das práticas dos profissionais, garantindo qualidade de saúde e de vida a essa população imigrante de venezuelanos”, salientou Antonio Carlos. De acordo com ele, os refugiados não estão em Manaus porque querem. “Se vieram é porque estão passando por grandes dificuldades. E, por ser o Brasil um país signatário de um acordo, a gente tem que acolher essas pessoas, como bons e responsáveis brasileiros que somos, e garantir vida para elas”, afirmou Antonio.

Dados divulgados pelo coordenador substituto do Unicef indicam que em Manaus existem atualmente dezesseis mil refugiados venezuelanos, dos quais 800 em abrigos. O órgão internacional, segundo ele, já vem implementando algumas medidas para minimizar a situação de risco das crianças. Uma delas é a manutenção de um espaço de educação e proteção dos meninos e meninas, no acampamento nas proximidades do Terminal Rodoviário de Manaus, com professores que falam espanhol e português. O objetivo é fazer com que as crianças passem a maior parte do tempo no ambiente de estudo.

Antonio Carlos revelou ainda que o espaço ao lado da Rodoviária está passando por uma reestruturação, com a instalação de refeitório e área de acolhimento e recepção. Conforme ele, as melhorias são frutos da Operação Acolhida, dinamizada pelas Forças Armadas, junto com os órgãos das Organizações das Nações Unidas (ONU) – Unicef e Acnur -, dos governos e da sociedade civil.

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Edvanildo Lobo

Foto: Hudson Fonseca

 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputados do Amazonas, Deputados Estaduais, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Universidade Federal, Universidades, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo