Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Audiência Pública discute o transporte aquaviário no Amazonas

08/07/2019
Compartilhar

 

Nesta segunda-feira (8), a Assembleia Legislativa do Amazonas promoveu uma Audiência Pública para discutir a regulamentação do transporte aquaviário no Amazonas, no auditório Cônego Azevedo. A proposta foi do deputado estadual Roberto Cidade (PV), presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade.

No Amazonas, a atividade concentra a maior parte da condução de cargas e passageiros da região. A estimativa é que por ano aproximadamente 2,5 milhões de pessoas utilizem embarcações como meio de transporte e de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a média anual de movimentação de cargas desde o início da década tem sido de cerca de 50 milhões de toneladas por ano. A ligação com a hidrovia do Madeira e do Tocantins-Araguaia contribui para a ampliação do transporte aquaviário na região.

“A partir deste primeiro debate iremos provocar novas discussões em outras oportunidades para ampliar a participação, trazendo diversos outros temas que estão relacionados ao sistema como um todo. Hoje, o momento mais importante foi o anúncio feito pela Arsam de que irão encaminhar para a Assembleia a minuta com o projeto de regulação do modelo hidroviário do Estado do Amazonas, que já foi encaminhado para a Casa Civil do Governo do Estado. A partir daí, iremos discutir esse projeto com todos os atores envolvidos na navegação para que realmente tenhamos uma regulamentação efetiva”, afirmou o deputado Roberto Cidade. A Amazônia Legal possui mais de dez milhões de passageiros e a falta de ordenação do serviço de transporte aquaviário acarreta uma série de prejuízos, principalmente legais, aos prestadores de serviços e aos usuários.

“O modelo do sistema hidroviário do Amazonas é muito extenso e complexo. Apenas alguns estados no Brasil tem esse sistema regulamentado. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem uma lei que foi regulada em 1999, e a partir dele, outros estados seguiram a regulação, como São Paulo, Bahia e Pará. A não regulação prejudica, principalmente, o desenvolvimento de diversos municípios do interior do Amazonas”, declarou Paulo Victor, representante da ARSAM. Estudos já realizados pelo órgão apontam a existência de dezenas de linhas intermunicipais não reguladas, que totalizam mais de 200 embarcações sem qualquer fiscalização dos órgãos competentes.

“Dentro da competência federal, no que diz respeito à navegação interior, apenas 10% das empresas de navegação são regulamentadas pela Antaq. Portanto 90% das empresas que aqui atuam, deveriam ser regulamentadas, fiscalizadas e Fomentadas pelo Governo do Estado. Isso mostra a importância que devemos dar a esse projeto de regulamentação que estamos buscando”, afirmou o titular da Antaq, Luciano Moreira.

Participaram da audiência os deputados estaduais Fausto Jr. (PV), Carlinhos Bessa (PV), Adjuto Afonso (PDT), Wilker Barreto (PHS), além de representantes do 9º Distrito Naval, Superintendência Estadual De Navegação, Portos E Hidrovias (SNPH), Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPED), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de sindicato de usuários, empresários e trabalhadores do sistema de transporte fluvial.

 

Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)

Texto: Assessoria do Deputado

Leonardo Fierro (92) 99446-4599

Foto: Evandro Seixas

 

Termos encontrados Adjuto Afonso, ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Carlinhos Bessa, Cultura, Deputados do Amazonas, Deputados Estaduais, Educação, Estado da Bahia, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Estado do Pará, Estado do Rio de Janeiro, Estado do Tocantins, Fiscalização, Legislação, Região Nordeste, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Roberto Cidade, Serviços, Transporte, Universidades, Wilker Barreto
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo