Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Bebês prematuros viram super-heróis em alusão ao Mês da Prematuridade na Maternidade Balbina Mestrinho

22/11/2019
FOTO Bruno Zanardo Secom 2 500x333 1
Compartilhar

12:05 – 22/11/2019
FOTO: Bruno Zanardo/Secom

Eles chegam ao mundo muito pequenos, com baixo peso, pele fina e com a respiração irregular. São os bebês prematuros, que representam 7,9% dos nascidos no Amazonas e 9,1% dos nascidos em Manaus. De janeiro a junho, dos 37.056 nascimentos, 2.919  foram prematuros no estado. Em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no dia 17 de novembro, a Maternidade Balbina Mestrinho, vestiu os bebês internados na UTI Neonatal com roupinhas de super-heróis, para simbolizar a vitória diária de cada prematuro.

A pequena Nohemy tem 22 dias e nasceu com 28 semanas de gestação. A mãe, Rodimar Del Carmen, é venezuelana e chegou ao Brasil há pouco mais de quatro meses. Ela disse que ficou assustada quando soube que a filha nasceria antes do previsto.

“Eu fiquei muito preocupada. Uma mãe não está preparada para receber um bebê prematuro, e sempre fica a preocupação, se vai vir bem, se vai ter saúde, e a gente fica preocupada com essa situação”, afirmou.

Desde que chegou à maternidade, Rodimar também pode ficar na Casa de Acolhimento, local destinado a mães que não moram na capital e que precisam acompanhar o tratamento dos seus bebês. Sobre a ação de vestir os bebês como super-herois, ela não hesitou em mostrar a emoção.

“É a segunda vez que ela se veste de heroína. Da primeira vez ela ficou de Mulher Maravilha, e agora ela está vestida de heroína também. É muito bom para a mãe com o seu bebê prematuro, e é a primeira roupinha que ela está usando. Ela é uma heroína mesmo, graças a Deus!”, disse.

Para a diretora-geral da maternidade, Rafaela Faria, o momento é de sensibilizar as famílias que acompanham os bebês dentro da unidade.

“Uma das formas de acolher é sensibilizá-las, porque não só os bebês são heróis. A família em si, é uma luta muito incansável que se faz para recuperar o peso, a imunidade, para que esse bebê fique bem. Então nós fizemos essa surpresa, justamente para incentivá-los, para mostrar que estamos sensíveis à situação dessas famílias, e, no momento que as mães estavam descansando, e os bebês também, nós os fantasiamos de super-heróis com o objetivo de homenagear essas famílias e levar para eles mais amor e mais acolhimento”, disse.

Práticas de humanização – O tempo médio de um bebê prematuro em leito de Unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) é de aproximadamente 50 dias. Para ajudar no desenvolvimento dos bebês, as maternidades administradas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizam boas práticas e atendimentos humanizado.

“Além da humanização recomendada pelo Ministério da Saúde, nós temos uma equipe multidisciplinar que oferece todo o apoio para a família, tendo em vista que essas famílias passam um longo período aqui, não só os bebês mas a mãe, o pai. Nós temos também temos oferecido para essas famílias, principalmente as do interior, uma casa de apoio. Quando essa família não tem condições de ir e voltar para casa no mesmo dia, ela pode ficar hospedada o tempo de internação desse recém-nascido”, afirmou a diretora.

Um dos procedimentos adotados é o Método Canguru, que consiste em uma série de estratégias de cuidados para os bebês prematuros, que preza sempre pelo atendimento individualizado da criança e com a presença constante da mãe e do pai nas rotinas do tratamento dentro das maternidades Ana Braga, Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu.

Método Canguru – É um procedimento aplicado em três etapas. A primeira ocorre quando o recém-nascido está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em uma incubadora. Na segunda etapa, o bebê passa a receber os cuidados dos profissionais e dos pais em uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Nessa fase, o contato da mãe e do pai com o recém-nascido é maior. Inclusive, a mãe pode até voltar a se internar na maternidade, para poder cuidar do filho no restante do tratamento.

A última fase do Método Canguru ocorre já no ambulatório da maternidade, com retorno para consultas periódicas até que o bebê atinja o peso considerado ideal, que para o método são 2,5kg.

Mês da Prematuridade – O mês de novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, e o objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e sobre como preveni-lo, e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Ministério da Saúde, Região Norte do Brasil, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

capa boletim 3 300x250 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (10/05)

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 153745 300x200 1
Governo do Amazonas

“Essa entrega é essencial”, diz uma das mães contempladas com a entrega de ‘kits bebês’ e cestas básicas

10/05/2025
AMAZONAS 5CNMA 300x200 1
Governo do Amazonas

Três propostas de políticas ambientais do Amazonas são escolhidas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

10/05/2025
Fiscalizacao CRED Detran AM Divulgacao 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Durante Operação Lei Seca, 38 condutores são presos por abuso de bebida alcoólica e direção

10/05/2025
SECT Assinatura Divulgacao 300x224 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina termo de doação e regularização de terra para construção de aeroporto em Boa Vista do Ramos

10/05/2025
Jucea Amazonas 1o lugar no ranking nacional 300x212 1
Governo do Amazonas

Avanço digital e desburocracia : Amazonas lidera ranking nacional em tempo de abertura de empresas

10/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo