Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Carlos Almeida lança Sistema Estadual da Cultura e assina parceria com TV pública

05/11/2019
MIC 5487 1 500x333 1
Compartilhar

20:29 – 05/11/2019
FOTO: MICHELL MELLO/SECOM

Governador em exercício ressaltou a importância da cultura para o desenvolvimento do Estado

O governador do Amazonas em exercício, Carlos Almeida Filho, lançou, na noite desta terça-feira (05/11), Dia Nacional da Cultura, um pacote de ações culturais que inclui o Sistema Estadual de Cultura e projetos que buscam promover a valorização do artista amazonense e o desenvolvimento das potencialidades culturais dos municípios do interior.

Durante a solenidade, realizada no hall de entrada do Teatro do Amazonas, Carlos Almeida também assinou um termo de parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a TV Encontro das Águas, para divulgação de material audiovisual independente produzido na Amazônia e exibição de videoaulas.

O governador em exercício destacou o papel da cultura como atividade econômica. “Na reforma administrativa recentemente empreendida, a Secretaria de Cultura se tornou Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o que tem todo um significado. O cerne do governo Wilson Lima é fazer com que os eventos culturais também possam ser o motor da própria economia”, frisou Carlos Almeida.

Diretrizes – Ele ressaltou, ainda, que as ações e projetos culturais em 2020 serão desenvolvidos conforme as diretrizes do Sistema Estadual de Cultura. “O lançamento desse sistema, inclusive com a estruturação de toda a cadeia que envolva a cultura já está sendo organizado, para um desenvolvimento mais contundente a partir do ano que vem, com a reforma do Conselho (de Cultura), o funcionamento de políticas de inclusão e também com a colaboração da sociedade”, afirmou o governador em exercício.

Melhorias – O Sistema Estadual de Cultura inclui, entre outros mecanismos, o Conselho Estadual de Cultura, o Fundo Estadual de Cultura, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o Plano Estadual de Cultura. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, avalia que a ativação do sistema garante o alinhamento do Amazonas à política pública nacional para o segmento.

“O Sistema Estadual de Cultura compõe a reestruturação do Conselho Estadual de Cultura, que está desarticulado desde 2006; temos o Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico; o Fundo de Cultura, que já existia em Lei, mas não tinha nem CNPJ nem unidade gestora e agora já é uma realidade”, pontou secretário, enfatizando que o sistema vai ditar as políticas públicas de cultura pelos próximos dez anos.

Entre os avanços já alcançados nesta gestão estão o início da reestruturação do Conselho, com a proposta de transformar o decreto que foi instituído em Lei; e a regulamentação do Fundo, com a abertura do CNPJ, criação da Unidade Gestora e a inserção do Plano Plurianual (PPA) na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com o Fundo de Cultura será possível, por exemplo, captar recursos internacionais para a abertura de editais nas áreas de artes cênicas, música, literatura, patrimônio histórico, entre outros.

Parceria com TV pública – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa assinou um termo de cooperação com a TV Encontro das Águas, sem ônus para as partes, referente a três projetos: Cineclube TV, Praticarte e Cine Doc Amazonas.

“Hoje é assinado o termo com a TV Encontro das Águas, fazendo com que a nossa produção cultural e todas as pessoas que já conhecem o trabalho da Secretaria de Cultura e Economia Criativa possam ter acesso pela televisão em cadeia nacional, fazendo com que, inicialmente, os cursos de violão, teclado e desenho possam ser do conhecimento de todos”, disse o governador em exercício, Carlos Almeida Filho.

Com estreia marcada para o próximo sábado (09/11), o Praticarte consiste em videoaulas produzidas, captadas, editadas e finalizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que serão veiculadas pela TV Encontro das Águas, associada à TV Brasil, que, a partir de dezembro, fará a exibição nacional do material. Com duração de 12 minutos, serão exibidas duas videoaulas por sábado, sendo um episódio inédito e uma reprise.

Outra ação prevista no Termo é a realização do Cineclube TV, um programa voltado para a divulgação da produção audiovisual independente realizada na Amazônia. Previsto para ser iniciado em 2020, o programa, semanal, será gravado no Teatro Amazonas, onde serão exibidas obras audiovisuais selecionadas por uma curadoria, a partir de interessados convocados via edital. Após a exibição das produções, o público poderá interagir com a equipe responsável pelo material.

Além disso, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também reforçará o Cine Doc Amazonas, fornecendo materiais de acervo para exibição na faixa de documentários e séries produzidas de forma independente da TV Encontro das Águas. Para isso, será formada uma curadoria, que vai analisar as produções a serem inseridas na programação da emissora.

“Colocamos no papel o que vínhamos fazendo desde o início do governo, alinhando todas as ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da TV pública. Hoje, nós estamos conseguindo dar uma visibilidade muito maior a todas as ações que ocorrem no estado do Amazonas”, avaliou Oswaldo Lopes, presidente da TV Encontro das Águas, que também anunciou o lançamento rádio FM Encontro das Águas, prevista para entrar em operação já no mês de dezembro.

Valorização do artista – Na ocasião, o Governo também apresentou dois projetos que visam a valorização do artista amazonense e a identificação e desenvolvimento das potencialidades culturais dos municípios do interior. São eles: o Festival Cultura Urbana e a Expedição Cultural.

O Festival Cultura Urbana visa fazer um intercâmbio entre os artistas da cultura de rua que se encontram nas zonas periféricas da capital e do interior do Estado, assim como criar uma cadeia produtiva de empreendedores culturais, oportunizando o artista e a comunidade e ampliar o acesso às comunidades por meio de manifestações urbanas, entre elas dança, artesanato e economia criativa. A primeira edição será de 15 a 17 de novembro, com atividades nas zonas leste, norte e oeste da capital.

Já a Expedição Cultural promoverá a difusão, democratização e descentralização das ações culturais, além de um intercâmbio entre os artistas da capital com os dos municípios contemplados no projeto. A primeira expedição passará pelos municípios de Autazes (18 e 19/11), Nova Olinda (21 e 22/11) e Borba (24 e 25/11), com atividades como oficinas, apresentações artísticas e exibição de filmes.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Autazes, Borba, Cultura, Decretos, Economia, Estado do Amazonas, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Legislação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2025 05 09 at 185537 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

09/05/2025
SES Maes que ajudam maes Foto Taina Amoedo 300x201 1
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

09/05/2025
FVS RCP Estagiarios FVS RCP FOTO Aline Reis FVS RCP 1 300x225 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP firma parcerias com instituições de ensino superior e fortalece estágio acadêmico sobre vigilância em saúde

09/05/2025
SES EXTRACAO BEIRA LEITO 1 FOTO GUILHERME FRAGAS 3 300x225 1
Governo do Amazonas

UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê

09/05/2025
DESAPARECIDO BRENDO DOS SANTOS MACHADO 214x300 1
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Flores

09/05/2025
Seap penajusta02 300x200 1
Governo do Amazonas

Seap e TJAM iniciam diagnóstico participativo para elaboração do Plano Pena Justa do Amazonas

09/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo