Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ciama participa de II Seminário de Energia Fotovoltaica no Estado do Amazonas e destaca como a energia solar pode melhorar empresas e negócios

31/10/2019
private var mobile Containers Data Application 5813D0A3 4530 457C 941E 77A122A6C2EB tmp 246A215C 94AD 48CA 91EB B061FA7C7C95 Image 1 500x480 1
Compartilhar

20:57 – 31/10/2019
FOTO DIVULGAÇÃO
 Na tarde desta quinta-feira (31/10), a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) levou o tema “Oportunidades de Negócios no Setor Energético” ao II Seminário de Energia Fotovoltaica, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), no salão de eventos do hotel Intercity, em Manaus.
 O engenheiro da Ciama, Aristóteles Neto, que proferiu a palestra, apresentou diversos tipos de sistemas existentes, na atualidade, para a produção particular ou independente de energia, entre eles os sistemas movidos pelo vento (eólicos), biomassa (recursos da floresta) e fotovoltaico (solar).
Esses sistemas, segundo o especialista, quando implantados no próprio negócio, de interesse particular ou coletivo, como residências muito grandes, sítios, galpões, comércios, fábricas ou complexos urbanos podem diminuir o consumo da energia elétrica proveniente da rede instalada pelas concessionárias de energia e, ainda, diminuir significativamente a conta de energia mensal.
 “Em particular, os equipamentos para a instalação de um sistema fotovoltaico diminuíram de preço nos últimos cinco anos e isso vem atraindo investimentos. Há muitos casos em que o custo de uma implantação se paga logo nos primeiros meses”, enfatiza.
 Luta nacional – De acordo com Neto, o Amazonas, nesse momento, luta junto com outros estados brasileiros para que a energia do sol não seja taxada.
Questionado sobre a Carta 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que propõe um sistema de compensação de geração distribuída (fontes alternativas) de energia elétrica, o engenheiro explicou que a Aneel ainda está aberta a receber contribuições de todo o Brasil a esse documento que pode determinar o futuro da distribuição de energia no país.
 “De fato a Carta 482 de 2012 ameaça onerar o custo da energia elétrica distribuída por esses sistemas alternativos em até 57%, o que inviabilizaria o plano de expansão que o Governo do Amazonas está prevendo para a nossa região. Enviaremos uma nota técnica nos contrapondo a alguns pontos da Carta e pediremos, claro, que se leve em conta a excepcionalidade do Estado do Amazonas, entrecortado por rios, com um custo logístico tão alto e que necessita atender comunidades isoladas”.
 Entendendo o sistema de geração alternativa – Aristóteles Neto exemplificou que a energia solar gerada pela própria pessoa ou empresa que implanta o sistema joga energia elétrica para a rede concessionária instalada. De modo que esse pequeno complexo é, a um só tempo, gerador de uma energia captada de forma independente e consumidor dela em algumas horas do dia.
 “A grande discussão está em saber se é justo que as concessionárias sobretaxem uma energia que não é gerada por elas, mas pelos kits fotovoltaicos adquiridos pelas pessoas de forma independente, com recursos próprios, e ainda, como o Estado exercerá o controle da energia gerada e da energia consumida a partir da expansão desses sistemas alternativos”.
 No momento, ainda segundo o engenheiro da Ciama, não é possível aplicar normas que onerem os kits e a implantação de energia fotovoltaica para regiões como o Amazonas. “Desde 2018, o nosso Estado entrou no convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que prevê a isenção de ICMS para geração de energia elétrica e são iniciativas como essa que podem melhorar a vida do homem do interior e tornar o negócio da energia solar cada vez mais atrativo para empresários e cidadãos comuns”, finaliza.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Defesa do Consumidor, Economia, Energia, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Região Norte do Brasil
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

capa boletim 3 300x250 2
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (11/05)

11/05/2025
SSP AM CIF FOTOS VICTORLEVY SSPAM4 300x194 1
Governo do Amazonas

Caminhos Seguros: Médico é preso na zona leste de Manaus por suspeita de favorecimento à prostituição de crianças e adolescente

11/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 11 at 151406 300x200 1
Governo do Amazonas

Maio Amarelo: Detran-AM e Abraciclo promovem Pit Stop Educativo para motociclistas

11/05/2025
UGPE FEIRA DE EMPREENDEDORISMO FOTO TIAGO CORREA 300x200 1
Governo do Amazonas

Feira de Empreendedorismo promovida pela beneficiárias do Prosamin+ gera renda e oportunidades

11/05/2025
UGPE SEDEL ASSINATURA ORDEM DE SERVIC807 O FOTO TIAGO COREA 300x225 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina ordem de serviço para revitalização e ampliação do Chapéu de Zinco da Betânia

11/05/2025
SineAM2504 FotoJamilleSilva 300x200 1
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 272 vagas de emprego para esta segunda-feira

11/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo