Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Manaus

CMM ouve Prefeitura e sindicância irá apurar denúncias sobre o uso de estrutura pública

10/10/2019
Compartilhar

Em atendimento a um ofício protocolado na véspera pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (PSDB), representantes da Prefeitura de Manaus estiveram na casa legislativa na manhã desta quarta-feira (9), para dar explicações em relação as notícias veiculadas nos meios de comunicação sobre um suposto uso indevido da estrutura da prefeitura, no caso que culminou com o homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues.

Durante a reunião, que durou quase três horas, o secretário de Articulação Política, ex-vereador Luiz Alberto Carijó, e o procurador geral do município, Rafael Albuquerque de Oliveira, descartaram qualquer envolvimento do prefeito Arthur Neto no episódio, e informaram que uma sindicância foi instalada por meio de duas comissões, criadas pelo próprio poder executivo, para que os fatos administrativos sejam apurados e levados a público.

Além dos vereadores, a sessão foi acompanhada por populares, jornalistas e até por um grupo de estudantes, como parte do programa Curumim no Parlamento, da CMM.

Dezenove, dos 38 parlamentares presentes, manifestaram-se com vários questionamentos. Ao final, Joelson Silva destacou que a reunião foi altamente produtiva e que, mais uma vez, a CMM cumpriu o papel dela de forma transparente e respeitosa à sociedade como um todo.

“Primeiramente, quero prestar meus sentimentos à família, todos nós vereadores somos pais de família e também estamos enlutados. Acredito que a Câmara cumpriu o seu papel, com a vinda dos representantes da Prefeitura a esta casa. Os esclarecimentos foram prestados, naquilo que puderam fornecer de informações. Nós vamos continuar cumprindo o nosso papel com imparcialidade, tranquilidade, serenidade, que é o mais importante aqui nesta casa”, disse o presidente da CMM.

Basicamente, três questões foram abordadas e respondidas por Carijó, por conta da repercussão que geraram, após publicações na mídia. A primeira está relacionada ao sargento Da Paz, que é servidor municipal e presta serviços no Gabinete Militar, na segurança do prefeito. O mesmo estava de folga e depois deslocou-se até a casa de Alejandro Valeiko, sem nenhuma ordem superior para que fizesse isso, de acordo com o secretário.

“O prefeito estava num procedimento médico, sedado, no Hospital Adventista”, justificou. O sargento da Paz continua preso, à disposição do inquérito policial. E, enquanto ele não estiver no serviço da função, também não recebe pagamento salarial”, disse Carijó.

Passagens
Outra questão está relacionada a passagens e diárias, que os servidores teriam se beneficiado na viagem que fizeram com Alejandro Valeiko (filho da primeira dama de Manaus, Elizabeth Valeiko), logo após o homicídio.

“Não houve dinheiro, nem passagem paga pela prefeitura, e nenhum deslocamento pago com o erário”, frisou o ex-vereador, e ressaltou que os fatos serão apurados, seguindo determinação do próprio prefeito Arhur e, se for necessário, haverá punições dentro do rigor e da delimitação da lei.

Acobertamento
Por fim, a terceira questão relaciona-se a uma interferência do prefeito na apuração dos fatos pela polícia. Carijó explicou que tanto o prefeito quanto a prefeitura estão muito tranquilos em relação a isso.

“Quem não deve, não teme. O prefeito está com a consciência tranquila, porque não deve nada. A prefeitura tomou todas as medidas administrativas. Outros fatos que forem necessários, também serão instruídos para que tudo fique claro, isso é uma determinação do prefeito”, concluiu.

Com base no decreto municipal 2572, de 22 de outubro de 2013, que garante a segurança do prefeito, do vice e suas famílias, o procurador Rafael Albuquerque acrescentou que o momento é de cautela e prudência.
“Tomadas as devidas providências, o trabalho investigativo está previsto para ser concluído em até 45 dias”, garantiu o procurador.

Texto: Valdete Araújo-Assessoria da Presidência/CMM

Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Termos encontrados Câmara Municipal de Manaus - CMM, Decretos, Estado do Amazonas, Joelson Silva, Legislação, Manaus, Polícia, Prefeito Arthur Neto, Prefeitura de Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Serviços
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

DSC05587 scaled 1
Câmara Municipal de Manaus

Caio André e diretores da CMM participam de reunião com representantes da Manausprev

25/04/2024
Vereador Rodrigo Guedes reune com representantes de movimentos ambientais de Manaus 2
Câmara Municipal de Manaus

Vereador Rodrigo Guedes reúne com representantes de movimentos ambientais de Manaus

25/04/2024
PL Livros usados 1 scaled 1
Câmara Municipal de Manaus

PL de Dr. Daniel, que incentiva a doação de livros para organizações sociais, avança na CMM

25/04/2024
Gilmar Nascimento 1
Câmara Municipal de Manaus

PL de Gilmar Nascimento que institui semana de atenção e conscientização do TDAH avança na CMM

25/04/2024
WhatsApp Image 2024 04 24 at 15.15.09 scaled 1
Câmara Municipal de Manaus

Comissão de Constituição, Justiça e Redação discute 14 Projetos de Lei na CMM

24/04/2024
Sessao Plenaria 2 scaled 1
Câmara Municipal de Manaus

Vereadores da CMM aprovam construção de creche durante Sessão Plenária desta quarta-feira (24/04)

24/04/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo