Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

CMM resgata leis centenárias que marcaram a história da cidade de Manaus

29/07/2019
Compartilhar

No ano em que comemora 350 anos de fundação, Manaus tem a sua “vida  regimental” resgatada, por meio de um levantamento histórico de todas as leis editadas na cidade, do fim do século 19 e início do século 20, até os dias atuais. O trabalho minucioso é feito pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio da Comissão Técnica de Atualização da Legislação Municipal, e foi retomado em fevereiro deste ano, a pedido do presidente da Casa, Joelson Silva (PSDB).

O objetivo é utilizar instrumentos jurídicos corretos para a revogação das leis que não estão mais em vigência, assim como verificar a constitucionalidade e a legalidade daquelas que estão em vigor, no sentido de consolidá-las junto à sociedade manauara.

Além de organizar, o trabalho também visa preservar a história de Manaus e a memória institucional da CMM, resgatando fatos centenários que marcaram época na capital amazonense e que irão fazer parte da biblioteca virtual, a ser disponibilizada no site da Casa Legislativa, de acordo com Joelson Silva.

“Criamos essa nova comissão, uma espécie de força-tarefa, para dar continuidade ao trabalho histórico desenvolvido na Câmara. É um processo de enxugamento e consolidação dessas leis e, ao mesmo tempo, de resgate dos  temas, importantes para o desenvolvimento de Manaus e herança para as novas gerações”, destaca o presidente.

Joelson Silva se refere a leis históricas, voltadas para assuntos como educação, saúde, trabalho, saneamento básico e até serviços de infraestrutura, que mudaram a cara da cidade e deixaram uma herança positiva às novas gerações, como foi a Lei de nº 35, de 14 de novembro de 1893, que dispõe sobre a contratação mediante concorrência pública, da criação de linhas de bondes na capital, cujo percurso iria da Praça da República (Matriz) até a Praça dos Remédios, e do Mercado Público Municipal até a Cachoeira Grande (Constantino Nery, na área do bairro São Jorge e adjacências).

Entre as outras leis não menos relevantes, encontradas durante a pesquisa, o presidente também faz referência à de número 697, de 20 de dezembro de 1911, que promulga o regimento da Intendência, como era conhecida a CMM na época; e à Lei 722, de 7 de outubro de 1912, que autoriza o aterro e calçamento, à pedra tosca, na rua Igarapé de Manaus, do trecho compreendido entre as ruas Municipal (Avenida Sete de Setembro) e Saldanha Marinho.

Sobre saneamento básico, chama atenção o Decreto nº 134, de 30 de setembro de 1896, que torna obrigatório o imposto sobre o consumo de água na cidade.

“Mesmo revogadas, essas e outras leis serão inseridas na biblioteca virtual da CMM, pela relevância que tiveram e os efeitos positivos que produziram”, afirma o presidente.

Até 2020

A Comissão Técnica de Atualização da Legislação Municipal se reúne todas as sextas-feiras e a previsão é que tudo seja finalizado até o fim de 2020.

O trabalho de resgate das leis é feito por um grupo de 32 servidores da CMM, entre advogados, revisores e representantes da procuradoria, sob a supervisão da Diretoria Legislativa da Casa.

“Corremos contra o tempo para cumprir esse prazo, indo a bibliotecas, diários oficiais e arquivos públicos. Temos procurado os principais meios para coletar o maior número de informações possível e tornar o resultado final desse trabalho bem mais preciso”, ressalta a diretora legislativa da CMM, Evelina Câmara.

Metodologia

O procedimento abrange atividades de pesquisas interna e externa, com trabalhos de digitação e digitalização do material encontrado, que são coordenados pelo servidor Sidney Ratacaso, além de análise das leis. As pesquisas externas têm a coordenação do também servidor Sátiro Veiga. A Imprensa Oficial de Manaus e o Arquivo Municipal estão entre os locais visitados.

De acordo com a metodologia utilizada, cada lei é separada em temas que abrangem assuntos como educação, servidores, cidadania, tributos, entre outros. A proposta é pegar todas essas leis e transformá-las em uma única lei. As demais, que estão em desuso, serão retiradas do ordenamento jurídico do município de Manaus.

“Até a ortografia da época e outros aspectos são explorados nessa pesquisa”, enfatiza o coordenador jurídico da Comissão Técnica de Atualização da Legislação Municipal, Francisco Lima, o Quinho.

No site

Como exemplos de leis atuais que deixam de vigorar, mas que ficarão à disposição para consulta, por questões históricas, estão as relacionadas a orçamento, Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Todas essas são leis temporárias, com duração de um ano, que também serão colocadas no site após serem digitadas e digitalização, mas que ao final de cada exercício financeiro deixam de vigorar.

Texto: Valdete Araújo – Assessoria-Presidência/CMM

Foto: Acervo/CMM

Termos encontrados Câmara Municipal de Manaus - CMM, Cidadania, Decretos, Economia, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Infraestrutura, Joelson Silva, Legislação, Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Serviços, Tributação, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo