Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Com mais de 77 mil pessoas, Passo a Paço tem recorde de público e de diversidade no terceiro dia

08/09/2019
48698789317 2188f08bbb
Compartilhar

Uma multidão recorde em total de público e em diversidade ocupou as ruas do Centro Histórico neste sábado, 7/9, no terceiro dia do Festival Passo a Paço 2019: foram mais de 77 mil pessoas, entre famílias, casais, grupos de amigos, jovens e idosos, aproveitando todas as atrações do evento da Prefeitura de Manaus, que faz parte das comemorações aos 350 anos da cidade.
 

 
Consolidado como o maior festival do Norte do país, o Passo a Paço reuniu por mais uma noite artes integradas por todo seu circuito, com shows musicais em três palcos, gastronomia, economia criativa, exposição, intervenções teatrais e cenográficas, entre outras.
 
Na parte musical, o samba esteve bem representado com um de seus grandes nomes, Zeca Pagodinho, que subiu no Palco Plataforma Malcher às 21h. Aguardado ansiosamente pelo público, o cantor levou ao festival sucessos como “Vai Vadiar” e “Deixa a Vida Me Levar”, enquanto o público dançava em pares ou grupos no entorno do palco.
 
O amor de fã levou pessoas como a aposentada Maria Flora, acompanhada da filha e neta, a conhecer o Festival Passo a Paço e assistir ao show do seu grande ídolo do samba.
 
“Eu sei que já não tenho mais a energia dos mais novos como a minha neta para aguentar toda a programação, mas, pelo Zeca, eu vim. Eu amo o samba, e ele é um grande intérprete, merece todo esse carinho do público. Tô gostando da experiência porque está muito bem organizado e acessível. Com certeza vou acompanhar minha filha e neta mais vezes nesse festival”, contou Flora.
 
Quem também passou pela Plataforma Malcher foi a cantora Marcia Novo, que comandou o seu mais novo show, “Baile da Papaizinha”, antes da apresentação de Zeca Pagodinho. O repertório contou com uma mistura do melhor do brega, lambada, beiradão, boi-bumbá e forró, com músicas autorais e covers com um “toque amazônico”.
 
Soul e sensibilidade
 
No fim da noite, uma das maiores revelações entre as vozes brasileiras contemporâneas, acompanhada de sua banda, Liniker e os Caramelows encerrou o circuito de shows no palco.
 
Com letras sensíveis e arranjos carregados de soul, jazz e black music, o grupo encantou o público com o show de sua turnê do segundo disco, “Goela Abaixo”. A vocalista também se emocionou com o coro da plateia que entoou “Liniker, eu te amo” depois da canção “Zero” e ainda “abençoou” um dos casais do público, desejando “que todo o amor cresça em vocês”.
 
Antes do encerramento, a banda estendeu duas faixas: uma em apoio à Pesquisa e à Ciência e outra com a frase “Nossos bosques têm mais vida”, em referência ao Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que teve repasse de verbas cortados recentemente pelo Governo Federal e está funcionando, atualmente, graças ao suporte da Prefeitura de Manaus.
 
No telão, mensagens como “Valorize a Ciência, ela destrói Mitos”, “Reconheça sua Independência” e “Abrace e sinta esse abraço” motivaram manifestações de euforia do público.
 
Emocionado com a apresentação do grupo, o designer Pierre Santos foi prestigiar em especial o show de Liniker. “Me identifico pela luta que ela enfrentou e enfrenta até hoje para ter e manter o seu espaço na música. Me identifico pela cor, pelo gênero. A música é um bônus, esse soul que ela canta e encanta todos nós é único e mágico!”, disse Pierre.
 
Visitas ao Museu da Cidade
 
O Museu da Cidade de Manaus também teve número recorde de visitantes, com um total de 5.367 pessoas circulando pelo local apenas neste sábado.
 

 
O espaço, localizado no prédio do Paço da Liberdade, que dá nome ao evento, abriu as portas pela primeira vez durante o festival, desde sua reabertura com a exposição permanente e tecnológica “A Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura”, em outubro de 2018.
 
Ainda no primeiro dia de festival, os números apontaram 3.483 visitantes e, no segundo dia, 2.620. Com oito salas disponíveis para visita, o espaço reúne exposição com interatividade e tecnologia, peças arqueológicas e artigos regionais. Durante o evento, o Museu funciona em horário especial, de 16h às 21h, com última entrada às 20h20.
 
“Bluesman” e representatividade
 
Encerrando as apresentações no Palco da Banana, Baco Exu do Blues apresentou o repertório de “Bluesman”, seu último disco, que lhe rendeu o topo de listas de melhores álbuns de 2018 e prêmios até em Cannes.
 
Iniciando sua apresentação com a música de mesmo nome, o cantor foi aclamado pelo público com suas canções sobre amor, sexo, poder, religião e sociedade. “Sempre o tive o sonho de viver de palco e de inspirar outras pessoas, e estou muito feliz em estar aqui”, declarou Baco durante o show. Desde a abertura, o cantor levou o público ao delírio ao exibir uma sucessão de imagens de diversos bluesmen no telão: personalidades importantes para a cultura negra como Sabotage, Marielle Franco, Linn da Quebrada, Elza Soares e Nelson Mandela.
 
Baco também convidou para o palco o rapper amazonense Victor Xamã, que iniciou sua apresentação com a música “Hey, Joe”. “Valorizem seus artistas locais”, ressaltou o cantor, ao anunciar o convidado.
 
O público se sentiu representado pelo show. “Acho o artista ótimo e sou fã dele por falar em questões raciais”, comentou a servidora pública Hingrid Oliveira, 27.
 
Coreto em clima de samba e rock
 
Em clima boêmio, o grupo de samba Saravá foi a terceira atração a subir no palco do Coreto, depois de Raulnei e Rainier de Carvalho e Dan Stump. O ritmo do pandeiro levou o público a tirar os pés do chão e entoar clássicos do samba.
 
O pandeiro deu lugar à guitarra com a banda Lótus, a última a se apresentar no palco. Dedicando o repertório às mulheres presentes na plateia, o grupo feminino tocou sucessos do rock e pop internacional, com direito à banda Zero92 como convidada. “Thriller”, de Michael Jackson, foi uma das músicas do repertório que levou o público ao delírio.
 
A cada metro quadrado do Coreto, jovens, famílias e casais curtiram o som de rock. O estudante Matheus Souza, 18, foi um dos que aprovou a performance. “Assisti a todas as apresentações do dia, e, para mim, essa última encerrou com grande estilo o show de hoje”, opinou o jovem, que foi pela primeira vez ao evento.
 
De molhos especiais a bonecos gigantes
 
Além dos shows, a feira gastronômica e a Feira do Paço também foram atrações que chamaram a atenção do público pelo Festival Passo a Paço, com novidades e peculiaridades pelo entorno da Praça Dom Pedro II e Museu da Cidade.

 
Na gastronomia, por exemplo, a barraca ‘Bulldog Dogueria’ criou molhos específicos para o Passo a Paço. De acordo com a proprietária Paula Paiva, entre as novidades estão molhos de ketchup de cupuaçu, mostarda de tucupi, maionese de bacon e barbecue de goiabada.
Já na Feira do Paço, era possível encontrar até casal de noivos arrecadando recursos para a festa de casamento. Quando se trata de amor, o designer Wilton Borges e a artesã Cristiane Mota decidiram unir esforços para conseguir realizar seu grande sonho de se casar, após seis anos de relacionamento.
“Ele fez o pedido há três meses, mas não tínhamos recursos. Então por ser artesã e ciclista, decidi transformar a minha bike pra essa finalidade, decorando-a e pedindo uma contribuição de 1 real. Em troca entregamos o pirulito do amor, com uma mensagem positiva a quem se oferece a nos ajudar. As pessoas estão animadas, batemos fotos e também vemos situações de casais que ficam motivados com a nossa história”, disse Cristiane.
 
Enquanto isso, no Les Artistes Café Teatro, continua em cartaz na programação do festival a exposição “Mundo Giramundo”, exibindo quase 180 bonecos do Grupo Giramundo, um dos mais reconhecidos nomes do teatro de bonecos.
 
Passinho
 
A programação do Festival Passo a Paço encerra neste domingo, 8/9, com um dia de programação inédita voltada especialmente para crianças e adolescentes, com shows de nomes como Barbatuques, Futparódias, Di Bubuia, Lorenzo Fortes, Raylla Araújo, Marcella Bártholo, entre outros.
 
As atrações e a feira gastronômica começam às 16h, e, exclusivamente no domingo, os palcos Plataforma Malcher e Banana dão lugar ao Palco Arena, que ficará localizado no estacionamento do Museu da Cidade. A programação completa está disponível no Portal Viva Manaus, em vivamanaus.com/passoapaco2019.
 
—
Texto – Com informações de Jéssica Rebello, Thaís Waughan, Fabrinne Guimarães, Mayrlla Mota e Gabriel Oliveira/Manauscult
Fotos – Leonardo Leão, Zeca Barcellos, Daiana Melo e Mayrlla Mota/Manauscult; Altemar Alcântara, Alex Pazuello e Nathalie Brasil/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmGN1nYW, https://flic.kr/s/aHsmGN1i3P , https://flic.kr/s/aHsmGMZFtM e https://flic.kr/s/aHsmGNrX4V
The post Com mais de 77 mil pessoas, Passo a Paço tem recorde de público e de diversidade no terceiro dia appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Termos encontrados Administração, Cultura, Economia, Energia, Estado do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Tecnologia
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo