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Com melhoria no Sistema Push e inauguração de novo espaço, STJ amplia qualidade do atendimento aos advogados

14/08/2019
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​​Para garantir que o trabalho do advogado que atua no Superior Tribunal de Justiça (STJ) seja cada vez mais prático, ágil e cômodo, o tribunal tem investido em soluções e melhorias tanto dentro das dependências da corte quanto remotamente, especialmente em virtude do crescente acesso dos advogados aos sistemas judiciais por meios eletrônicos.

Contents
Espaço Le​xGoProcesso eletrô​​nicoExpo​rtação de dadosNovida​​des

No ambiente virtual, uma das funcionalidades mais recentes é a atualização do Sistema Push, serviço de recebimento de informações das ações que tramitam no STJ. Agora, o sistema conta com um campo para inserção de observações na lista de processos do usuário para a identificação do caso, cliente, prazo ou outras informações pertinentes para o advogado. 

As notas registradas no campo de observações integrarão o texto de e-mail que o Push encaminhará ao advogado sempre que houver movimentações no processo. Entre os benefícios principais, está a possibilidade de que o advogado identifique imediatamente o caso quando receber a comunicação do sistema com as anotações, melhorando o gerenciamento da lista e da sua conta.  

Espaço Le​xGo

Em abril, como forma de oferecer aos advogados que militam no STJ um ambiente adequado às suas necessidades, o STJ inaugurou o Espaço LexGo, local inspirado no modelo de coworking que agrega diversos serviços em um só lugar – acesso a computadores, protocolo de petições, maleiros individualizados e sala de reuniões são apenas algumas das opções à disposição dos advogados. 

O Espaço LexGo também dispõe de uma equipe treinada para prestar esclarecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do tribunal, assim como sobre assuntos processuais, tornando mais fácil a rotina de trabalho dos profissionais que transitam diariamente pela corte.

Processo eletrô​​nico

Melhorias também foram implementadas na Central do Processo Eletrônico (CPE), inaugurada em julho de 2018 com inovações no sistema de peticionamento do STJ. A pedido dos usuários, agora é possível visualizar processos em tela cheia – antes, era necessário baixar o arquivo para conseguir abri-lo em tela cheia.

O download dos arquivos – alguns deles de tamanho elevado – deixava lenta a rede do STJ, o que prejudicava tanto os usuários quanto os próprios servidores do tribunal. Com as adaptações feitas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, foi possível reverter a situação, otimizando tempo e recursos.

Além da visualização dos processos em tela cheia, o usuário pode rolar as páginas, sem precisar passá-las individualmente.

Outra funcionalidade implantada na CPE foi um mecanismo de advertência de que o tipo de petição escolhida não é adequado ao processo em trâmite, com a indicação do documento correto. A aplicabilidade vale para agravos regimentais e agravos internos, que se diferenciam apenas pela matéria (se penal ou não).

Nos processos que já tramitam no STJ, o CPE também permite que as novas partes sejam atualizadas na própria central, com a inclusão dos números de CPF. Antes, essas partes apareciam na atuação no campo “outros” – o que dificultava alguns procedimentos, como pesquisas, emissão de certidões e publicações.

Expo​rtação de dados

No ambiente de consulta processual da página do STJ, além das pesquisas com diversos parâmetros combinados (nome da parte, data, unidade federativa etc.), é possível exportar os resultados para uma tabela em Excel. A funcionalidade, de grande utilidade para escritórios e clientes corporativos, gera um arquivo com número do processo, número de origem, relator, assunto, última fase processual, entre outros. 

Novida​​des

Entre as ações mais recentes para o aprimoramento do trabalho dos profissionais de direito, o STJ também  atualizou e reeditou recentemente o Guia do Advogado, roteiro para todos que atuam na corte, além de estudantes, a fim de conhecerem os serviços judiciais e administrativos disponibilizados pelo tribunal. O guia oferece, também, informações sobre a estrutura e o funcionamento do Tribunal da Cidadania. 

Foram implementadas melhorias no GRU Cobrança, que ganhou preenchimento mais intuitivo. A GRU Cobrança pode ser paga em qualquer banco, e o sistema fica disponível 24 horas por dia, ressalvados os períodos de manutenção.

Em caso de dúvidas, o advogado pode entrar em contato com a Seção de Informações Processuais, pelo telefone (61) 3319-8410 ou pelo e-mail informa.processual@stj.jus.br. O atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. 

Termos encontrados Cidadania, Justiça, Serviços, STJ, STJ - Superior Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal de Justiça - STJ, Tecnologia
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