Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Comitê do Governo e bancada federal atuam em conjunto por proposta de proteção à Zona Franca na reforma tributária

21/08/2019
Compartilhar
Após meses de acompanhamento, discussão e elaboração de uma proposta que resguarde a Zona Franca de Manaus (ZFM) de um impacto negativo na iminente reforma tributária brasileira, o Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos (Cate) do Governo do Amazonas, instituído pelo governador Wilson Lima, e a bancada federal amazonense deram, nesta quarta-feira (21/08), em Brasília (DF), um passo importante para o encaminhamento político no Congresso Nacional em defesa da principal matriz econômica do Estado.
O secretário estadual de Fazenda e presidente do Cate, Alex Del Giglio, e o coordenador do Cate, Nivaldo Mendonça, apresentaram aos parlamentares do Amazonas a proposta de emenda em defesa da ZFM como exceção tributária às propostas de reforma tributária em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado.
“Falamos com nove dos 11 membros da bancada e foi uma reunião muito proveitosa. A proposta foi muito bem recebida pelos deputados e senadores, porque assegura a competitividade das empresas e resguarda a receita do estado no âmbito da reforma tributária”, informou o secretário Alex Del Giglio.

A apresentação da proposta ficou a cargo do coordenador do Comitê, Nivaldo Mendonça, que traçou um panorama das propostas de reforma em tramitação, dos pontos de impacto para atividade econômica e receita do estado do Amazonas, assim como as linhas de defesa do modelo e a proposta para salvaguardá-lo no âmbito da reforma.

“Todo o trabalho que desenvolvemos foi justamente para chegar ao parlamento, porque é lá que vão acontecer as votações e a defesa da proposta pelos parlamentares da bancada amazonense”, disse Nivaldo.  “Nos colocamos à disposição dos parlamentares para discutir a proposta, ouvir sugestões e prestar apoio técnico, que é fundamental para o momento em que isso será apresentado na Câmara”, diz ele.

As Propostas de Emenda Constitucional (PECs) que tramitam no Congresso têm em comum o fato de que extinguem impostos que são a base do modelo tributário diferenciado da ZFM e concentram a tributação nos centros consumidores, prejudicando estados com vocação produtiva, mas menor capacidade de consumo, como o Amazonas.

A mais adiantada dessas propostas, a PEC 45, do deputado federal Baleia Rossi (PMDB-SP), já passou pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) da Câmara e aguarda o fim do prazo para apresentação de emendas para ser discutida na Comissão Especial, cuja vice-presidência é do deputado estadual do Amazonas, Sidney Leite.

Com base nos estudos e na proposta apresentada pelo Cate, a bancada deve formalizar uma emenda à PEC 45 resguardando o modelo de tributação diferenciada à ZFM, instituído pela Constituição de 1988 e consolidado como um exitoso modelo de desenvolvimento regional do país.

Apoio técnico – De acordo com o secretário Alex Del Giglio, o Cate deve seguir prestando apoio técnico à bancada. “Ficou acertado que nós iremos apoiar a bancada em toda a parte técnica para que nós saiamos exitosos em todas as nossas propostas”, diz o secretário, que destaca ainda a importância da Zona Franca para o país e para o mundo.

“Além de todo o benefício econômico e fiscal da Zona Franca, temos o fato de que a Zona Franca é um modelo que ajuda a preservar a floresta Amazônica, fundamental para o Brasil e para o mundo. Manter a floresta em pé significa, por exemplo, manter o regime de chuvas que abastece todo o sistema agrícola brasileiro”, defendeu.
Cabe lembrar que, por meio de articulação do Cate, o Amazonas conquistou o apoio dos estados brasileiros à proposta de exceção da Zona Franca no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que será apresentada pelo Fórum de Governadores ao Congresso Nacional, como a proposta de reforma tributária dos estados, endossando a agenda pró Zona Franca do Governo Wilson Lima.
Termos encontrados Amazonas, Distrito Federal, Estado do Amazonas, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Manaus, Região Centro-Oeste, Região Norte do Brasil, Sidney Leite, Tributação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo