Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Comitiva chinesa visita Unicamp para estreitar relacionamento em P&D

05/08/2019
avatar fb 6
Compartilhar

avatar fb05/08/19 13h44

Unicamp

Com foco em parcerias para desenvolvimento de novas tecnologias em cidades inteligentes e energia, a Unicamp recebeu, no último dia 29, a visita do presidente e diretores do Instituto Chinês de Pesquisa em Energia Elétrica (CEPRI) e de representantes da empresa chinesa State Grid Corporation. O grupo, que detém um dos maiores Institutos de Pesquisa do mundo na área de energia elétrica, é proprietária da CPFL Energia, instituição que já realiza projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com a Universidade. Com a instalação de uma nova sede do CEPRI no Brasil, o Instituto pretende desenvolver novos projetos no escopo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“Esta é a primeira universidade brasileira que visitamos e é uma satisfação estar na Unicamp”, completou Guo Jianbo, presidente do CEPRI. O estreitamento das relações também é visto com bons olhos pela Unicamp, que tem na missão a sinergia entre Universidade-Empresa. “Esta área de energia e sustentabilidade é de grande interesse não só para a Unicamp, mas para a região e para o Brasil. Esta parceria vai, certamente, gerar frutos positivos. Agora, é essencial que sempre mantenhamos nossos olhos no futuro para que esta sinergia se fortaleça e para que seus benefícios e impactos sempre se alinhem com nossa missão”, completou a Professora Teresa Dib Zambon Atvars, coordenadora geral e reitora em exercício da Unicamp.

O Professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, defende que o Parque Científico e Tecnológico da Universidade está apto, inclusive, a abrigar o Instituto que irá alavancar projetos de P&D deste porte com a academia e a indústria. A ideia é que a Unicamp possa contribuir com a expertise já adquirida no setor energético, em sua parceria com a CPFL, e se beneficiar do conhecimento da CEPRI, gerando tecnologias para reverter desafios relacionados ao abastecimento de energia elétrica.

“Essa interação com a CEPRI, que envolve a Inova e o HIDS, será muito importante para o fomento da parceria entre academia e empresa em áreas tão essenciais de infraestrutura e, ainda mais, sempre trazendo em si questões de sustentabilidade.  Outro ponto importante é que, tendo o Brasil e a China dimensões continentais, os desafios dos dois países são muito similares. Desta forma, as inovações e parcerias desenvolvidas aqui trarão benefícios mútuos”, afirmou Frateschi.

Com o estabelecimento do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que situa a Unicamp no epicentro do ecossistema de inovação e empreendedorismo regional, a parceria deve ser positiva não apenas para a Universidade, mas também para o desenvolvimento da região. A iniciativa integra diversos atores da região, entre universidades, centros de pesquisa e o poder público.

“Um projeto como este só prospera se atrairmos as empresas responsáveis pelo abastecimento de energia e de água. Por isso, queremos trazê-los para o HUB, para que eles possam empregar aquilo que eles têm de melhor em termos de tecnologia e modernidade”, frisou o Professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor-executivo da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI Unicamp), que gerencia o HIDS.

Vale salientar que a CPFL e a Unicamp já possuem também uma parceria de sucesso no âmbito do Campus Sustentável. Firmada em 2017 e com previsão de conclusão em 2021, o estreitamento da relação já demonstra o compromisso da empresa com ações voltadas ao Desenvolvimento Sustentável. Projetos nas áreas de Cidades Inteligentes e Eficiência Energética, entre outras temáticas de impacto, já estão em desenvolvimento.

“Eles enxergam na Unicamp uma grande parceira para desenvolver projetos conjuntos, inclusive envolvendo a CPFL, aqui no Brasil. Embora o foco desta nova parceria seja na área de energia, há desafios que envolvem também cidades inteligentes e temas como Big Data e IOT (ou Internet das Coisas)”, concluiu o Professor Luiz Carlos Pereira, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), que atua no escopo desta iniciativa.

Termos encontrados Abastecimento, Cultura, Economia, Educação, Energia, Estado de São Paulo, Infraestrutura, Tecnologia, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo