Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Como estudantes de Franca transformaram tubos de PVC em leitura coletiva

12/08/2019
Como estudantes de Franca transformaram tubos de PVC em leitura coletiva
Compartilhar

Como estudantes de Franca transformaram tubos de PVC em leitura coletiva

Toda semana, a cena é a mesma numa das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Caetano Petráglia, em Franca. A professora Alessandra Aparecida das Chagas senta numa cadeira, de frente para os pequenos, e pega um livro, escolhido previamente pela turma.

Ela então lê pausadamente e história, e quando o livro chega ao fim, é a vez de um estudante tomar a vez. Mas ao invés de se sentar de frente e ler para os colegas, o estudante fica em seu lugar e acolha um aparelho feito de tubos de PVC. Ele lê o livro e, como mágica, apenas ele escuta a própria voz contando a história.

O objetivo feito de PVC é chamado de “sussurrofone” e vem ajudando a professora Alessandra a manter a disciplina e aumentar o interesse pela leitura na sala. O objeto é muito parecido com um telefone. Produzido com tubos de PVC retos, conta com curvaturas nas pontas para captar a voz e registrar o ruído. Com aproximadamente dez centímetros, ele permite que o aluno fale por um lado e escute a própria voz na outra extremidade.

“A ideia veio quando percebemos que alguns alunos tinham dificuldades com a leitura e falavam muito alto nas aulas. Queríamos que a criança ouvisse a própria voz e em forma de sussurro, desenvolvendo assim a fonologia e aprimorando a pronúncia das palavras”, conta a professora. No 3º ano do Ensino Fundamental, uma das prioridades no processo da aprendizagem é aprimorar a dicção das palavras e a fluidez da leitura, uma vez que os estudantes estão em processo de alfabetização.

O “sussurrofone” também fez com que as crianças aumentem a concentração e a diminuam as conversas paralelas em sala de aula. “É um projeto criativo e que pode ser feito em todas as escolas, seja em turmas que estão em processo de alfabetização ou para outros projetos de leitura”, comemora a professora Marli da Silva.

Termos encontrados Educação, Ensino Fundamental, Estado de São Paulo
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo