Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Conheça a trajetória de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros

01/08/2019
Compartilhar

Celebrado em todo o País nesta terça-feira (5), o Dia Nacional da Música Clássica homenageia a data de nascimento do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, considerado o maior expoente deste gênero musical no Brasil. Compositor de cerca de mil obras e fundador da Academia Brasileira de Música, foi um dos principais responsáveis por levar, ainda nas primeiras décadas do século XX, a música brasileira aos principais centros da Europa, berço da música erudita.

Contents
TrajetóriaMuseu

Trajetória

Nascido em 5 março de 1887, no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Heitor Villa-Lobos iniciou sua formação musical aos seis anos de idade com o pai, Raul Villa-Lobos, dedicando-se ao violoncelo e ao clarinete. Com a tia Fifina, passou a estudar piano, o que o colocou em contato com as obras de Johann Sebastian Bach, que viria a ser uma importante referência. Mais tarde, ingressou no Instituto Nacional de Música, onde estudou violoncelo e harmonia.

Durante a juventude, teve contato também com a música popular brasileira, sobretudo por meio dos “chorões” do Rio de Janeiro. Fez diversas viagens pelo Brasil, passando temporadas em estados como Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Paraná e Amazonas, de onde pôde obter mais influências que ajudaram a consolidar seu estilo.

O ano de 1915 marcou o início da apresentação oficial de Villa-Lobos como compositor em concertos, teatros e cinemas no Rio de Janeiro. A modernidade de suas obras chamava a atenção de críticos, que muitas vezes condenavam esta característica, incomum à época. Na década de 1920, o movimento modernista nas artes nacionais se acentuou, resultando na Semana de Arte Moderna de 1922, da qual Villa-Lobos participou ativamente, apresentando-se em três espetáculos. Nesta época, passou a compor obras ainda mais vanguardistas.

Em 1923, fez sua primeira viagem à Europa, apresentando-se em Paris e retornando ao Rio de Janeiro no ano seguinte. Voltou à capital francesa em 1927, desta vez para uma temporada de três anos. Nesta segunda oportunidade, ganhou prestígio internacional, apresentando-se e regendo orquestras nas principais capitais europeias.

De volta ao Brasil em 1930, passou a abraçar a causa da educação musical, iniciativa que culminou na criação do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, em 1942. A partir de 1944, ampliou ainda mais sua inserção no cenário internacional ao começar a se apresentar nos Estados Unidos, regendo algumas das principais orquestras norte-americanas e, inclusive, compondo obras para filmes e musicais. Em 1945, fundou a Academia Brasileira de Música, inspirada na Academia Brasileira de Letras e na Academia Francesa. Heitor Villa-Lobos morreu de câncer, no Rio de Janeiro, em 17 de novembro de 1959.

Museu

O legado do compositor é preservado por meio do Museu Villa-Lobos, localizado em um casarão tombado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o espaço conta com um acervo de mais de 53 mil itens, entre partituras, correspondências, recortes de jornais, discos, filmes, livros, condecorações, instrumentos musicais e objetos de uso pessoal. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Academia Brasileira de Música, do Museu Villa-Lobos e da Secretaria Especial da Cultura

Termos encontrados Amazonas, Câncer, Cultura, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado da Bahia, Estado de Pernambuco, Estado do Amazonas, Estado do Paraná, Estado do Rio de Janeiro, Governo Federal, Infraestrutura, Região Nordeste, Região Sudeste, Região Sul, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo