Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Conheça os 12 projetos de inovação selecionados pelo PNUD no Amazonas e Piauí

18/12/2019
CANOA FINAL
Compartilhar

CANOA FINAL

Com o objetivo de identificar experiências e metodologias de inovação alinhadas aos aceleradores ou às cadeias de produção locais, o PNUD Brasil selecionou 12 projetos nos Estados do Amazonas e do Piauí para receberem R$ 100 mil cada um. Os recursos serão utilizados na ampliação, aprimoramento e continuidade das iniciativas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável na região.

Entre os cerca de 80 projetos recebidos no edital, publicado em novembro, seis foram selecionados em cada Estado. Os critérios para a avaliação foram alinhamento ao tema, impacto social, replicabilidade da inovação, clareza metodológica da inovação, sustentabilidade da inovação, previsão de uso dos recursos recebidos e resultados alcançados.

“Essa iniciativa é o resultado de um processo articulado junto aos dois governos estaduais, ao setor privado, à academia e à sociedade civil, que se iniciou com uma ampla reflexão sobre os desafios do desenvolvimento e sobre potenciais ações aceleradoras desse desenvolvimento, passou pela inclusão dos aceleradores no PPA e agora culmina na identificação de projetos concretos, da própria sociedade local, que têm o poder de levar transformação para a vida das pessoas na ponta, fortalecendo o desenvolvimento sustentável”, afirma o coordenador da área de Pessoas e Prosperidade do PNUD Brasil, Cristiano Prado.

Amazonas

No Amazonas, a chamada considerou as seguintes temáticas: Novas dinâmicas para promoção de polos de desenvolvimento, Gestão pública, Conservação ambiental e Uso sustentável dos recursos naturais, Estratégias para enfrentar a violência e a criminalidade, Cidadania plena para mulheres e meninas, Educação inclusiva e de qualidade, Cadeia do Turismo, Cadeia das Melíponas e Cadeia do Pirarucu.

  • Conheça os seis primeiros colocados:
  1. Circuito de turismo indígena do Rio Negro – Proponente Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN): implantação de um novo circuito de turismo, para além da pesca esportiva, incluindo indígenas locais em todo processo e fortalecendo a cultura e os saberes das comunidades indígenas.
  2. Coletivo do Pirarucu Manejado em Áreas Protegidas do Amazonas – Proponente Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC): comercialização de Pirarucu manejado por um coletivo, garantindo valor mínimo e criação de marca com forte valor agregado acionando postos de venda que ainda não comercializam o produto.
  3. App Castanhadora – Proponente Instituto Internacional de Educação do Brasil: aplicativo que calcula preço e tempo ótimo de venda de castanhas que será disponibilizado para as comunidades locais.
  4. Cientista Maker – Proponente Associação FAB LAB Manaus: capacitação dos alunos de ensino fundamental na cultura maker digital.
  5. Descarte Correto, Transformando o resíduo eletrônico em benefícios econômicos e socioambientais – Proponente  Descarte Correto Serviço Ambiental LTDA: beneficiamento de lixo eletrônico em novos produtos.
  6. Educação contextualizada, agroecologia e políticas públicas na Terra Indígena Andirá Marau do povo Sateré-Mawé – Proponente Associação Slow Food do Brasil: articulação de trabalho educacional de agroextrativismo com indígenas e resgate de saberes tradicionais para garantir a segurança nutricional desta população.

Piauí

No Piauí, os temas propostos foram: Governança, Educação inclusiva de qualidade, Empreendedorismo, Agricultura familiar inclusiva e produtiva, Conservação ambiental e Uso sustentável dos recursos naturais, Ambiente seguro e inclusivo, Igualdade de gênero e Empoderamento de mulheres e meninas, Cadeia das melíponas e Cadeia do turismo.

  • Conheça os seis primeiros colocados:
  1. Aplicação da desidratação de alimentos na agricultura familiar de Teresina e região como ferramenta sustentável para agregar renda – Proponente Ecodrytec: aplicação de desidratação de alimentos em Teresina e região como ferramenta sustentável, buscando diminuir os níveis de desperdício e agregar renda à população, valorizando a agricultura familiar. A empresa tem como princípio a utilização de energias renováveis no processo de produção, e os desidratadores são totalmente movidos pela energia solar ou Biogás (para quando não há sol).
  2. C3 (Coletivo de Comunicação Cidadã) – Proponente Instituto Comradio do Brasil: Metodologia da Rede Social Digital que transforma as informações postadas pelos usuários do aplicativo em conhecimento categorizando por ODS, e sugerindo sinergias entre boas práticas que podem contribuir com a solução de problemas. Os dados são apresentados em mapas, gráficos e planilhas que auxiliam a tomada de decisão dos governos, organizações sociais e empresas. Já foi implementada, na forma de projeto piloto, na região do Semiárido Piauiense.
  3. Energia Solar para bombeamento de água no semiárido piauiense – Proponente Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX): difusão do uso de sistemas fotovoltaicos de bombeamento destinados à irrigação em localidades do semiárido piauiense não atendidas por energia elétrica, por meio do monitoramento do desempenho do sistema, capacitação dos recursos humanos das localidades a fim de se tornarem aptas a fazerem a manutenção do sistema, contribuição com a popularização da ciência e tecnologia no âmbito das energias renováveis no meio rural e disponibilização de novos modelos de mecanismos voltados para a agricultura familiar, favorecendo a melhoria das condições de vida das populações atendidas.
  4. Orgânicos Zabelê, Articulação entre a agricultura familiar inclusiva e produtiva e cooperação institucional para criação de uma plataforma de vendas de produtos orgânicos – Proponente Associação das Produtoras e Produtores Agroecológicos do Semiárido Piauiense: desenvolvimento de plataforma de vendas pela internet de alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar do Piauí, como ferramenta de inovação para viabilizar a ampliação de canais de comercialização da cadeia de produção.
  5. Mulheres Artesãs do Poty – Proponente Cooperativa de artesanato do Poty Velho: construção de uma cooperativa voltada às mulheres artesãs da comunidade de Poty Velho, que permitiu a atuação em toda a cadeia de produção do ofício, viabilizando capacitação, acesso a mercados e desenvolvimento de soluções aos problemas enfrentados pelas artesãs.
  6. No Clima da Caatinga – Proponente Associação Caatinga: mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global, adaptação climática de comunidades envolvidas,  proteção dos recursos hídricos, das florestas e do tatu-bola por meio de ações de conservação da Caatinga através de um modelo integrado de conservação desenvolvido com as comunidades.  FONTE:PNUD

Termos encontrados agricultura, Amazonas, Carauari, Cidadania, Ciência e Tecnologia, Cultura, Educação, Energia, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Estado do Piauí, Governança, Governo do Estado do Amazonas, Infraestrutura, Manaus, Região Nordeste, Região Norte do Brasil, SEPLANCTI, Tecnologia, Turismo, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

reuniao codam 300x200 3
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao codam 300x200 2
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao codam 300x200 1
SEPLANCTI

Codam avaliará 36 projetos industriais que estimam a criação de 1,2 mil postos de trabalho no Amazonas

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 3
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 2
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
reuniao warabu1 300x225 1
SEPLANCTI

Sedecti recebe representante de empresa amazonense vencedora de prêmio inédito na América Latina

10/07/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo