Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Defesa Civil do Amazonas realiza entrega de purificadores em Manacapuru

07/08/2019
Compartilhar

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, realizou nesta quarta-feira (07/08) mais uma entrega referente à segunda fase da Operação Enchente 2019. Dessa vez, o município atendido foi Manacapuru, que compõe a calha do Baixo Solimões e fica situado a 69 quilômetros de Manaus.

A solenidade de entrega dos insumos ocorreu no Ginásio Geraldo D’Angelo, em Manacapuru, contando com a presença do secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, tenente coronel BM Francisco Máximo; do prefeito do município, Beto D’Ângelo; além de secretários municipais, representantes locais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Manacapuru, e vereadores do município.

“O Governo do Estado cumpriu no dia de hoje (terça-feira), por meio da Defesa Civil, um papel importantíssimo no socorro às famílias vítimas da enchente de 2019. Sabemos que o inverno foi muito rigoroso, fez transbordar o rio Solimões, e com isso trouxe inúmeros afetamentos, inundando comunidades e trazendo prejuízos econômicos e sociais na agricultura, no transporte, na pecuária. Enfim, foram muitos os danos causados por essa enchente. E também tivemos danos à saúde causados quer seja pelo contato ou pela ingestão de água imprópria”, assinalou o secretário executivo da Defesa Civil.

Foram entregues 2.838 cestas básicas, 1.892 kits de higiene, 1.892 kits de limpeza, 189 kits dormitório e 10 purificadores de água do Projeto Salta-Z (Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, da Fundação Nacional de Saúde – Funasa).

Segundo o tenente coronel BM Francisco Máximo, “o Governo e a Prefeitura enxergam que o trabalho tem que ser realizado de tal maneira que consiga atender aos anseios da população”. “E hoje estamos demonstrando que existe essa interação, essa integração para restabelecer principalmente a normalidade social aqui no município”, declarou.

“Quero agradecer de forma bem explícita ao governador Wilson Lima pela ajuda humanitária. Vamos atender a uma parcela da cidade afetada e vamos também levar a ajuda aos nossos irmãos ribeirinhos que tanto precisam e necessitam. É importante reconhecer quem estende a mão para gente e traz para a gente o benefício, e vem para minimizar as necessidades que foram sentidas durante a cheia deste ano”, destacou o prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo.

Um dos dez purificadores de água que o município recebeu foi instalado na comunidade do Arapapá, e irá levar água potável a cerca de 200 famílias que moram na localidade e no entorno. Para dona Ivone Pedrosa, que é líder comunitária e mora na comunidade São Francisco, no ramal do Arapapá, os benefícios advindos da entrega do equipamento serão muitos.

“Esse projeto é muito bom e vem trazendo melhoria de saúde para população. Tinha época que a gente passava muito mal, a água que consumíamos não era de qualidade e precisávamos sair para outros locais distante. Hoje vemos um sonho realizado”, afirmou a líder comunitária.

Reconhecendo a importância das comunidades rurais, e levando em conta que elas se encontram distantes da sede do município e não têm acesso à água potável, essas localidades se tornaram uma prioridade para o Governo do Estado.

“A Defesa Civil não medirá esforços para ampliar e levar o maior número de purificadores para essas comunidades. Porque entendemos que água é vida e, sobretudo, traz saúde, além de uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, ressaltou o tenente coronel BM Máximo.

Em Manacapuru – Ao todo, 33.976 pessoas foram afetadas com a cheia de 2019, que atingiu 8.494 famílias. Por conta da subida dos rios, 248 pessoas ficaram ainda desabrigadas, 6.210 pessoas estiveram desalojadas, e 4.852 pessoas ficaram enfermas.

Termos encontrados agricultura, Amazonas, Estado do Amazonas, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Governo do Estado do Amazonas, Manacapuru, Manaus, Pecuária, Região Norte do Brasil, Saúde, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo