Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Deputados aprovam contratação temporária de pessoal para o Executivo

04/12/2019
21 ALEAM SESSAO DE VOTACAO Foto Elisa Garcia Maia
Compartilhar

 Os deputados estaduais aprovaram, na votação da Ordem do Dia, desta quarta-feira (4), o Projeto de Lei (PL) nº 717/2019, oriundo de Mensagem do Executivo, que permite a contratação temporária de pessoal, mediante o Regime de Direito Administrativo (RDA), para atender necessidade de excepcional interesse público. Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foram aprovados ainda três Projetos de Decreto Legislativo (PDLs), dois Projetos de Resolução Legislativa (PRLs), mais dois PLs e um Veto governamental.
A votação foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto, que da tribuna defendeu a aprovação do PL nº 717. Segundo o parlamentar, “não há outra solução de curto prazo a não ser transferir servidores que são hoje terceirizados em temporários”. Na avaliação de Josué, a mudança acaba com o problema da falta de pagamento de salários de alguns terceirizados, que chegam a ficar até quatro meses sem receber pelos serviços prestados. “O governo pagou às terceirizadas que não pagou aos seus trabalhadores”, disse Josué, relembrando a irresponsabilidade das empresas para com os terceirizados que atuam na área da saúde.
Conforme o presidente da Assembleia, a alteração na Lei nº 2.607/2000 não trará nenhum impacto à máquina estatal. “O que haverá é economia, o impacto será negativo, pois se deixará de pagar, por exemplo, lucros de empresas e impostos”, afirmou Josué Neto. Colocada em votação nominal, a matéria foi aprovada com dezenove votos favoráveis. Não houve voto contrário e nem abstenção.
Além de atender às necessidades de continuidade de serviços públicos essenciais, em especial, nas áreas da saúde e da educação, as contratações destinam-se ainda a atender às determinações judiciais, conforme o texto da Lei modificada. Antes de colocar a matéria em pauta, o presidente Josué Neto convocou uma reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assistência Social e Trabalho (CAT) para apreciar o texto.

Outras votações

Os deputados mantiveram o Veto Total do Governo ao PL nº 39/2019, de autoria do deputado Serafim Corrêa (PSB), dispondo sobre a proteção do consumidor amazonense em relação às práticas abusivas por parte de prestadoras de serviços de telecomunicações. O Plenário acatou o entendimento do Executivo de que a matéria é de competência federal.
Por outro lado, o Parlamento aprovou o PL nº 566/19, fruto de Mensagem Governamental, instituindo a premiação pecuniária aos policiais civis e militares da ativa, do Estado do Amazonas, pela apreensão de armas de fogo. De acordo com o deputado Cabo Maciel (PL), presidente da Comissão de Segurança Pública, os valores são de R$ 300 por arma de pequeno calibre e R$ 1 mil por arma de grosso calibre.
Ao aprovarem o PDL nº 29/2019, os deputados estaduais ratificaram os nomes das pessoas que irão compor o Conselho Fiscal da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Da mesma forma, com o PDL nº 34/2019, deram o aval à indicação dos nomes para composição do 1º e 6º Conselhos Permanentes de Disciplina da Polícia Militar do Amazonas. Já com o PDL nº 38, os parlamentares aprovaram a indicação dos nomes para o Conselho de Alimentação Escolar.
Também foi aprovada a concessão da Medalha Ruy Araújo ao comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Ayrton Ferreira do Norte. O PL nº 76/2019, de autoria do deputado Cabo Maciel, teve a unanimidade dos presentes. O mesmo ocorrendo com o PRL nº 82/2019, de iniciativa coletiva, que altera o art. 2º da Resolução Legislativa nº 716/2019.

Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Edvanildo Lobo e Isaías Oliveira
Foto: Elisa Garcia Maia

Termos encontrados ALEAM, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Cabo Maciel, Decretos, Defesa do Consumidor, Deputada, Deputado, Economia, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Estado do Amazons, Josué Neto, Justiça, Legislação, Polícia, Polícia Militar, Saúde, Segurança Pública, Serafim Corrêa, Serviços, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo