Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado por ações de prevenção

10/05/2019
Compartilhar

Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado por ações de prevenção

10/05/2019 15h37

Contents
Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado por ações de prevençãoNotícias relacionadas

De janeiro de 2006 a abril de 2019, o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS), da Prefeitura de Manaus, registrou 8.867 casos, dos quais 89% aconteceram em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Essa estatística foi discutida na manhã desta sexta-feira, 10/5, em programação especial promovida pelo SAVVIS, em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Distrito de Saúde (Disa) Oeste,  para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.

10.05.19.Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

O evento foi aberto ao público e aconteceu no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona Oeste. A manhã teve uma programação variada, que se iniciou com a apresentação das atrações musicais Bel Martine e da orquestra sinfônica do Colégio La Salle, sob o comando do maestro Wellington Brito.

Logo depois, a cerimônia de abertura contou com a presença da gerente do Distrito de Saúde Oeste da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Altemira Diniz; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Carneiro; e da diretora da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, Angélica Marocchio.

“Esse é um momento de reflexão. Convido a todos para buscarem informações sobre o assunto. Precisamos saber como identificar essas situações, o que fazer quando identificamos, como abordar, assim como também o que não devemos fazer”, avaliou Angélica Marocchio. “Precisamos levar informação a todos os profissionais, a toda a comunidade. Só assim, poderemos enfrentar de forma mais efetiva essa grande mazela”, acrescentou a diretora.

A roda de conversa teve a participação de profissionais de saúde, educação e segurança, abordando temas como a introdução à cultura da paz, a importância do atendimento às vítimas de violência sexual, danos secundários resultantes da violência sexual, a importância da Polícia Militar no território que protege, a importância do professor na proteção à criança e ao adolescente, a participação da sociedade na formação de agressores e o atendimento do agressor, além da discussão sobre alternativas de proteção às crianças e adolescentes.

“Os adultos não estão conseguindo proteger as crianças e adolescentes como deveriam. Precisamos alertar a população para o fato de que a maior parte dos casos de violência sexual acontece dentro da própria casa e, em seguida, os maiores números de casos acontecem em casas de parentes e de vizinhos e amigos”, advertiu a coordenadora do SAVVIS, médica Zélia Campos.

A presidente do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas), Amanda Ferreira, que trabalha há 20 anos em prol do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes na Amazônia e recebeu, em abril deste ano, troféu no “Especial Inspiração” do programa Caldeirão do Huck, também participou do evento e destacou que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever e responsabilidade de todos proteger as crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual.

“A violência sexual acontece todo dia, a toda hora. Nesse exato momento, há uma criança sendo abusada. Nesse exato momento, há também uma sendo explorada sexualmente. Temos que quebrar esse ‘vício’ de se responsabilizar as vítimas por esses atos. É papel do adulto proteger e garantir a segurança das crianças e adolescentes. Precisamos garantir que o sistema de saúde seja qualificado e que o atendimento às vítimas seja feito com respeito e qualidade, sem violência institucional, para interromper o ciclo de violência em suas vidas”, explicou Amanda Ferreira.

O evento também contou com a participação da Pastoral da Criança, da Pastoral do Menor e da Rede Um Grito Pela Vida; dos psicólogos Márcio Santos e Lígia Duque; da assessora técnica e coordenadora das Ações de Prevenção e Enfrentamento às Violações dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Eliana Hayden e da representante da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Alcione Lelo Reis.

A programação teve, ainda, a apresentação teatral “Liberdade”, com os alunos da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, e sorteio de camisas produzidas pelo Instituto Jiquitaia, que é uma organização não governamental sem fins lucrativos, ligada à cultura, arte, educação e esporte e que tem em seus objetivos cuidar do bem-estar do jovem e do adolescente em situação social de risco. Também houve distribuição de lanches patrocinados pela Federação da Indústria e Comércio do Amazonas (Fieam).

Faça Bonito

 

A Campanha Faça Bonito, é uma conquista que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Anualmente, a Campanha tem um dia nacional de mobilização, o dia 18 de maio, data escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, nome de uma menina de 8 ano que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

 

SAVVIS

A rede de serviços do SAVVIS, da Prefeitura de Manaus, funciona na Maternidade Dr. Moura Tapajóz, na avenida Brasil, nº 1.335, Compensa, e atende a casos agudos e crônicos de violência sexual em regime de plantão, 24h por dia, sete dias por semana. O serviço é formado por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social) especialmente preparada para o atendimento prioritário e reservado, inclusive com leitos específicos em enfermaria em casos que se mostre necessária a internação. A orientação é de que o atendimento ocorra em até 72 horas do fato ocorrido.

— — —

Texto: Marcella Normando/Semsa

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskUsMTWL

Notícias relacionadas

Termos encontrados Acidente Vascular Cerebral, Aids, Asma, Bronquite, Câncer de cólon, Câncer de esôfago, Câncer de fígado, Câncer de mama, Câncer de pâncreas, Câncer de próstata, Cirrose, colesterol, Cultura, Depressão, Diabetes, Direitos Humanos, Educação, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Esporte, Estado do Amazonas, Ministério da Saúde, Ministro da Saúde, Prefeitura de Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Serviços
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

51507942861 6d770edc9b 1
DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
52244312950 38cc93c5aa z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
52243243149 553511c660 z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
52240919480 78f2d7dd60
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
52213176112 7b47ae1ff3 w
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
52233354627 ba5a379cfa
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo