Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Dr. Gomes quer regulamentar profissão de auxiliar de Farmácias e Drogarias

26/07/2019
06 ALEAM AUXILIAR DE FARMACIA
Compartilhar

06 ALEAM AUXILIAR DE FARMACIA

 

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) 381/2019, de autoria do deputado estadual Dr. Gomes (PSC), que propõe a regulamentação do exercício da profissão do auxiliar de Farmácias e Drogarias no Estado do Amazonas. “O projeto exige que o profissional possua nível médio completo e curso profissionalizante para o exercício da profissão de auxiliar de Farmácia e Drogaria e para exercer a atividade, será preciso possuir registro na Carteira de Trabalho que comprove o exercício profissional em farmácias e drogarias. Estabelece, ainda, como atribuições do auxiliar a organização do ambiente de trabalho, o auxílio nas atividades do farmacêutico e o zelo pela ética profissional e comercial na venda de produtos prescritos por profissionais da saúde”, diz Dr. Gomes.

O deputado afirmar que o auxiliar de Farmácias e Drogarias exerce uma função que exige grande responsabilidade e conhecimento. Ele é o elo final entre a indústria, o comércio atacadista e varejista e o consumidor. “Por atuarem em ramo sensível da saúde publica, os auxiliares de Farmácias e Drogarias devem exercitar sua atividade com elevado grau de ética profissional no atendimento ao cliente, sempre tendo a responsabilidade profissional e comercial no ato de vender corretamente o medicamento prescrito na receita, sob a supervisão e orientação do profissional farmacêutico”, revelou Gomes.

O que dizem os profissionais

Para Jaqueline Silva, auxiliar de Farmácia há mais de cinco anos, a regulamentação da profissão é muito importante, pois são profissionais que exercem uma função que exige grande responsabilidade e conhecimento e a regulamentação é bem vinda para valorizar a profissão.

Já Ana Amélia, atuando há três anos no ramo, diz que caso seja aprovada a medida será uma vitória de grande relevância para os profissionais da área, pois esse profissional é responsável por auxiliar no atendimento e organização de remédios por setor, repõe medicamentos e materiais, além de interpretar prescrições médicas, por isso a importância da regulamentação da profissão.

Roberto Paixão, outro profissional da área, disse que a regulamentação já deveria ter sido objeto de lei há muito tempo e sua aprovação, caso aconteça, se justifica pelo mais alto interesse público, uma vez que ampliará a qualidade e segurança dos serviços oferecidos à sociedade.

Habilitação

Nos termos da Lei, garante o deputado: “considera-se auxiliar de Farmácias e Drogarias aquele que, habilitado, nos termos da Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada, exclusiva e com indispensável orientação e supervisão do Farmacêutico, além de ter concluído curso que comprove o exercício profissional da atividade de auxiliar em farmácias e drogarias, competindo à ele as seguintes atribuições:

“Exercer tarefas de organização do ambiente de trabalho observando as boas práticas na dispensa de medicamentos; auxiliar nas atividades desempenhadas pelo profissional Farmacêutico nos estabelecimentos de farmácias e drogarias; zelar pela ética profissional e comercial na venda de produtos prescritos pelos profissionais habilitados da área de saúde; e, orientar, depois de devidamente qualificado e capacitado, o consumidor sobre fórmulas, bulas, prescrição medicamentosa, indicação e contraindicação de tipos de medicamentos, nomes dos laboratórios, distribuição, controle e conservação de medicamentos e de outros produtos correlatos”.

Para Gomes, os órgãos de saúde pública firmarão convênios com as entidades de classe dos auxiliares visando sua participação em campanhas educacionais de saúde e de vacinação. Sempre que solicitados se colocarão à disposição para orientar e auxiliar a população em casos de vacinações ou calamidade públicas.

Qualificação

Para bem servir a sociedade, esse profissional precisa se informar e se qualificar constantemente sobre fórmulas, bulas, indicações e contraindicações de remédios conhecidos, lançamentos e novos que surgem no mercado.

Assim, o auxiliar de Farmácias e Drogarias, com a orientação do farmacêutico, precisa saber ler e interpretar as bulas dos remédios e estar atento aos tipos de medicamentos, aos nomes dos laboratórios, fabricantes e execução das tarefas de organização do ambiente de trabalho. O projeto de regulamentação visa não só valorizar estes profissionais, como também, garantir sua devida qualificação e especialização o que lhes permitirá exercer um atendimento profissional e zelar pela saúde do cidadão.

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Raimundo Nonato Lopes

Foto: Javier Sánchez Mingorance

Termos encontrados Amazonas, Defesa do Consumidor, Dr. Gomes, Estado do Amazonas, Legislação, Saúde, Saúde Pública, Serviços, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo