Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Durante workshop, reitor da FUnATI anuncia projeto para laboratório gerontológico em Maués

05/12/2019
Compartilhar

FOTO: Michell Mello/Secom
Nesta quinta-feira (5/12), a Fundação Universidade Aberta da Terceira (FUnATI), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realiza o I Workshop de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Tecnologia para Envelhecimento. O encontro acontece até as 17h no auditório da Secretaria de Administração e Gestão do Estado do Amazonas (Sead), no Aleixo. Entre os assuntos discutidos está a estruturação do Centro de Pesquisa em Tecnologias Gerontológicas (Gerontotec), que será instalado pelo Governo do Amazonas no município de Maués a partir do próximo ano.

De acordo com o reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, o workshop tem como finalidade avaliar as pesquisas que a fundação vem realizando em parceria com a UFSM sobre o envelhecimento da população amazônica, em especial a de Maués, onde 1% dos moradores está acima de 80 anos.

“Nós fomos (lá) estudar todos os vieses que contribuem para o envelhecimento com qualidade, que são o sono, a genética, a fuga do estresse, o exercício e a dieta. E quando nós chegamos na dieta, estudando todos os componentes que eles usam na sua alimentação – que são peixes, todos os tubérculos (cará, macaxeira, inhame, mandioca) e frutos da floresta –, nos frutos da floresta nós conseguimos descobrir substâncias que evitam o processo inflamatório, principalmente no cérebro, evitando a demência, a depressão e o comportamento bipolar”, explicou Ribeiro.

Esses estudos já foram publicados em revistas internacionais e divulgados em universidades de países como a França, Finlândia, Japão e Estados Unidos. O próximo passo é instalar um laboratório completamente equipado que possibilita a realização de pesquisas contínuas em Maués, localizada a 276 quilômetros de Manaus. Segundo o reitor da FUnATI, os recursos para o projeto serão alocados pelo Governo do Amazonas e pela Prefeitura do município.

“Nós estamos agora, juntamente com o Governo do Estado e com as universidades Unoesc, de Santa Catarina, e a universidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, implementando um polo de biogenômica para pesquisar tudo e fazer produtos lá em Maués, com a mão de obra local, treinada por nós, e colocar para a sociedade, no Brasil e no mundo, todas as propriedades magníficas que nós temos nos nossos frutos amazônicos”, acrescentou.

Contribuição para o mundo – Doutora em Genética e Biologia Molecular, a professora Ivana Manica da Cruz foi uma das convidadas do evento e fez um balanço do trabalho conjunto entre a FUnATI e a UFSM. “Esses dez anos de parceria nos permitiram construir as bases científicas para esse novo passo, que é nós aprendermos no que a floresta pode auxiliar na área da saúde e longevidade humana”, disse ela, que divide a autoria do livro “Dieta Amazônica” com o Dr. Euler Ribeiro.

Segundo ela, com a estruturação do laboratório de Biogenômica em Maués, será possível transformar o conhecimento acumulado pelos pesquisadores em produtos, processos e serviços que beneficiem a população em vários aspectos, da saúde à geração de renda.

“Eu acredito que, dentro da Amazônia Legal, o estado do Amazonas está muito avançado nessa política pública de incentivar a inovação e o desenvolvimento de produtos à base da biodiversidade amazônica. E aí essa contribuição é bastante ampla, porque na medida que nós conseguimos desenvolver produtos que ampliem a saúde humana, existe um potencial mercado mundial para esses produtos”, avaliou.

Programa Biópolis Amazonas – O I Workshop de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Tecnologia para Envelhecimento também se propõe a debater sobre o fenômeno do envelhecimento e seus desafios emergentes no cenário global.

Uma das convidadas do evento no período da manhã foi a Dr. Tatiana Schor, secretária executiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Ela apresentou o Programa Biópolis Amazonas, projeto estruturante do Plano Plurianual (PPA 2020-2023) que tem a missão de transformar em riqueza o vasto potencial de recursos da biodiversidade do estado.

O programa envolve cinco secretarias do Governo do Amazonas e contempla a criação de um complexo tecnológico em alguns eixos estratégicos, como Turismo, Mineração Sustentável, Polos Agroindustriais, Agricultura Peri-Urbana e Produção de Proteínas Alternativas.

Também participam do evento representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e Universidade do Noroeste do Estado de Santa Catarina (Unoesc) representando conjuntamente pesquisadores da Universidade de Leon (Espanha).

Reunião – Na sexta-feira (6/12), a FUnATI realiza a I Reunião de Trabalho da Rede de Pesquisa em Nutrifarmacogenômica do Amazonas. O encontro vai discutir, dentre outros temas, a organização de uma agenda conjunta de ações na área da pesquisa e ensino em nível de pós-graduação, além da visão estratégica do estado do Amazonas sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o desenvolvimento econômico e social.

A programação da reunião será dividida em dois locais: das 8h30 ao meio-dia, o encontro acontece no auditório da sede da FUnATI, localizada na avenida Brasil, 70, Santo Antônio; das 14h às 16h30, a programação será auditório do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufam, no Coroado.

Termos encontrados agricultura, Amazonas, Depressão, Educação, Estado de Santa Catarina, Estado do Amazonas, Estado do Rio Grande do Sul, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Maués, Região Norte do Brasil, Região Sul, Saúde, Serviços, Tecnologia, Turismo, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
Governo do Amazonas

Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

08/08/2025
Governo do Amazonas

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste

08/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam multa empresa em R$ 251 mil por depósito irregular de resíduos no Distrito Industrial

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sepror conclui qualificação de Boas Práticas na Produção de Melancia e de Biofertilizantes em Rio Preto da Eva

08/08/2025
Governo do Amazonas

ADS e Secretaria de Educação discutem planejamento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar para 2026

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sect realiza levantamento técnico para regularização fundiária em quatro municípios do Amazonas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Viagem sonora e poética: Nando Montenegro lança EP ‘Rumo’ com paisagens musicais intimistas e espírito amazônico

08/08/2025
Governo do Amazonas

Orquestra nordestina emociona no Amazonas Green Jazz Festival 2025

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sefaz reforça necessidade de agendamento para demandas na Central de Atendimento

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo