Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Em nove meses, número de presos por pensão alimentícia dobrou em Manaus

06/11/2019
Compartilhar

11:55 – 06/11/2019
FOTO: Divulgação/SSP-AM
 
O não cumprimento da obrigação alimentícia é o único ilícito civil que admite prisão. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em Manaus, de janeiro a setembro deste ano, 173 pessoas foram presas por não pagarem a pensão alimentícia do seu dependente. Número que dobrou, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 84 prisões relacionadas a este ilícito civil.

Cerca de 40% dessas prisões foram efetuadas por policiais civis da Delegacia Especializada em Captura e Polinter (DECP). Mas o delegado Fernando Bezerra, titular da especializada, explica que, para se efetuar uma prisão desta natureza, é preciso que haja um mandado de prisão expedido pela Justiça.

“Muitas vezes as pessoas procuram a delegacia, achando que devem fazer um registro de ocorrência. Na verdade não é isso. Tem que haver uma ação de alimentos pleiteada junto ao Poder Judiciário, por meio de um advogado ou da Defensoria Pública, para que seja efetivada a determinação judicial de cumprimento da obrigação de alimentos”, explicou.

Durante o trâmite do processo na Justiça, o juiz pode, eventualmente, decretar a prisão para obrigar que o devedor cumpra a obrigação de manutenção daquela pessoa pelo qual é responsável. Mas, antes de uma possível prisão decretada, o juiz pode avaliar outras maneiras de fazer o devedor pagar o débito.

“O juiz tem meios para fazer cumprir esta obrigação, como mandar penhorar bens do devedor. Ele pode determinar penhora online de contas bancárias e, excepcionalmente, pode determinar esta prisão, que é medida extrema, quando não há alternativa de satisfazer aquele descumprimento”, afirmou o titular da especializada.

Nestes casos, as prisões podem ter a duração de 30 a 90 dias, em regime fechado, a depender do entendimento do juiz responsável pelo processo.

A partir do momento em que é determinada a prisão do devedor, o juiz comunica a DECP, que é a delegacia da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) especializada em capturas e cumprimento de mandados de prisão. O delegado orienta que, a partir do decreto da prisão, as partes envolvidas compareçam à sede da especializada para que sejam colhidas informações sobre o procurado.

“Aqui nós temos um setor onde é feito um cadastramento, que procura ser muito completo. É por meio dele que são extraídas informações necessárias para que possamos manejar a busca e a captura desse indivíduo. Por exemplo, a gente precisa saber endereços possíveis, veículos que esse indivíduo utiliza, locais de prestação de trabalho ou serviço, para que a gente possa, com um manancial grande de informações, ter êxito na captura e no cumprimento destes mandados de prisão”, disse.

Endereço – A DECP está localizada na rua Professora Clotilde Pinheiro, no bairro São Jorge, no mesmo prédio onde funciona o 21º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na zona oeste da capital. Os telefones da especializada são (92) 3239-3841 e (92) 3682-5274. É importante que a parte interessada compareça na delegacia para informar os dados do procurado.

Auxílio da DPE – A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) oferece assistência jurídica gratuita aos genitores que desejam ingressar com pedido de pensão alimentícia para o filho. Para agendar o atendimento com a Defensoria, o interessado pode acessar o site https://agendadpeam.com/ home.

No site, o cidadão preenche um cadastro, marca a opção “Alimentos” como o tipo de serviço que deseja atendimento e escolhe em qual unidade da DPE-AM prefere ser assistido. Outra opção para o agendamento é ligar para o número 129. O serviço telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Quando o pai ou mãe não está pagando a pensão, o interessado em cobrar a dívida pode agendar atendimento pelo site selecionando a opção “Execução de Alimentos” ou pelo Disk 129. Quem está sendo cobrado pelo pagamento de pensão alimentícia também pode ser assistido pela Defensoria, também devendo ligar para o Disk 129.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Decretos, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Justiça, Manaus, Polícia, Polícia Civil, Região Norte do Brasil, Segurança Pública, SSP-AM, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega equipamentos que vão beneficiar 55 mil pescadores e anuncia crédito para a categoria

26/08/2025
Governo do Amazonas

Esporotricose: Amazonas atualiza cenário da doença em humana e animal, nesta terça-feira

26/08/2025
Governo do Amazonas

Polícia Militar do Amazonas realiza Operação para fiscalizar estradas durante o fim de semana

26/08/2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP promove simpósio para fortalecer diagnóstico laboratorial da tuberculose no Amazonas

26/08/2025
Governo do Amazonas

População destaca importância do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

26/08/2025
Governo do Amazonas

Câmara de Resolução de Conflitos da PGE-AM passa a atender mediante agendamento prévio no site da instituição

26/08/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 111 vagas de emprego para esta quarta-feira

26/08/2025
Governo do Amazonas

Em Canutama, Polícias Civil e Militar prendem homem por caça ilegal de mais de quatro toneladas de quelônios

26/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonas adere a pacto inédito para aprimorar gestão pública e impulsionar inovação no Brasil

26/08/2025
Governo do Amazonas

Moradores de Anori destacam impactos positivos da nova iluminação de LED na cidade

26/08/2025
Governo do Amazonas

Sedurb destaca importância da Abes-AM e reafirma parceria durante posse da nova diretoria

26/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam, MMA e Pnud reforçam lista de documentos exigidos no Mutirão Ambiental e Fundiário, em Manaus

26/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo