Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEDUC

Etapa final do concurso de receitas regionais da Seduc-AM segue neste final de semana, na Expoagro

04/10/2019
listen pt br 152
Compartilhar

16:04 – 04/10/2019

Catorze unidades de ensino participam da final da disputa, que visa valorizar papel das merendeiras e merendeiros das escolas estaduais do AM
A 41ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) está sendo palco para a Etapa Final da segunda edição do concurso “Melhores receitas regionais da alimentação escolar”, até domingo (06/10), das 19h às 21h, na área externa do Centro Universitário Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus. Realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), a iniciativa visa valorizar o papel de merendeiras e merendeiros das escolas estaduais, promovendo a alimentação regional saudável e adequada no ambiente escolar e mobilizando a comunidade acadêmica para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
A Etapa Final da disputa será realizada em duas partes. Na primeira delas, que seguirá até sábado (05/10), os jurados do concurso selecionarão sete das 14 receitas já classificadas por meio de seletivas – que ocorreram durante a semana nas Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) de Manaus. As sete finalistas, então, integrarão a finalíssima do “Melhores receitas regionais da alimentação escolar”, que acontece no domingo (06/10).
Na quinta-feira (03/10), primeira noite de competição, quando foram apresentadas as quatro receitas semifinalistas das Coordenadorias Distritais 5 e 6, o governador Wilson Lima prestigiou o evento. Elogiando a criatividade das profissionais, o governador destacou a importância da participação das merendeiras e merendeiros da rede pública estadual que atuam em Manaus.
“Esse concurso nos ajuda a mostrar que temos um leque de opções na merenda escolar. Além disso, ajuda a incentivar a criatividade para o dia a dia desses profissionais tão importantes na educação”, destacou Wilson Lima.
Finalistas – Desta quinta-feira (03/10) saíram os dois primeiros finalistas de domingo (06/10). O prato “Porpeta de pirarucu, enriquecido com aveia e sementes de abóbora ao molho de jerimum e legumes”, da merendeira Carlen Maresa  dos Santos Lealde, foi o primeiro a se classificar. Em segundo lugar, ficou o “Pirarucu à moda escolar”, do cozinheiro Denivaldo Teixeira, que atua no Ceti Sérgio Pessoa.
Denivaldo desenvolveu um prato à base de feijão de praia, acompanhado de hortaliças, legumes, pirarucu frito empanado e ovo cozido. Segundo ele, a receita foi testada e aprovada pelos alunos do Ceti. “Eles gostaram e, como foi sucesso, decidimos trazer para a competição. Tudo foi pensando para valorizar o que é fornecido pela Seduc”, ressaltou.
A iniciativa acontece no estande da Seduc-AM na Expoagro, que estará aberto durante todo o evento, sempre das 19h às 21h. No espaço reservado à secretaria, o público poderá ainda degustar, gratuitamente, os pratos selecionados para a Etapa Final.
Assim como aconteceu na primeira edição do “Melhores receitas regionais da alimentação escolar” – que ocorreu na região do Alto Solimões, durante o programa “Amazonas Presente” –, a disputa premiará os três melhores pratos (1º, 2º e 3º lugares).
Na primeira edição, o governador Wilson Lima participou da premiação dos vencedores. Em agosto,  participaram somente escolas dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença.Valorização – Segundo o secretário de Estado de Educação, Vicente Nogueira, a iniciativa se alia à Expoagro para valorizar não só os profissionais da rede pública estadual, mas também o trabalho dos produtores rurais que fornecem para a Seduc-AM. “O espaço é muito propício para que possamos mostrar como é possível inovar na merenda escolar a partir daquilo que temos no nosso dia a dia”, ressaltou.
Escolas participantes – Ao todo, 14 unidades de ensino do Estado participam do encerramento do concurso. São elas:
• EE Vicente Schettini – Macarronada de pirarucu ao molho branco de macaxeira
• EE Márcio Nery – Pirarucu desfiado a’leni com farofa de couve e arroz
• EE Benício Leão – Charuto
• EE Bom Pastor – Arroz tropeiro amazonense
• EE Arthur Araújo – Escondidinho de pirarucu
• EE Maria de Lourdes Arruda – Lasanha de pescada da Amazônia
• EE Marechal Hermes – Gratinado de pirarucu, cará e queijo coalho
• EE Cel Pedro Câmara – Patê de charque
• EE Homero de Miranda Leão – Porpeta de peixe pirarucu enriquecida com aveia, sementes de abóbora ao molho de jerimum e legumes
• EE Júlio César de Moraes Passos – Escondidinho de charque e casaca de abóbora recheado com queijo coalho e legumes ao purê de jerimum enriquecido com castanha do Brasil
• EE CE Arthur Virgílio Filho – Escondidinho virgiliano
• EE Arlindo Vieira dos Santos – Torta caboquinha com arroz arlindinho e farofa rico
• EETI Sérgio Alfredo P. Figueiredo – Pirarucu à moda escolar
• EE Prof. Antonio Maurity M. Coelho – Fricassê regional e arroz com cascas de abóbora
Sobre o concurso – Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), o concurso “Melhores receitas regionais da alimentação escolar” tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e dos merendeiros das escolas estaduais do Amazonas, promovendo a alimentação regional saudável e adequada no ambiente escolar e mobilizando a comunidade acadêmica para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
As receitas que compõem a iniciativa são salgadas e criadas a partir dos gêneros alimentícios que fazem parte do Cardápio da Alimentação Escolar e da agricultura local, adquiridos pelos programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Cada escola estadual pôde estar vinculada a somente um candidato.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

[embedded content]

Termos encontrados agricultura, Amazonas, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Homero de Miranda Leão, Manaus, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, São Paulo de Olivença, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Tabatinga, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 1024x683 1
DestaqueSEDUC

“Foi um sonho que eu sempre tive”, diz candidata ao realizar exame supletivo da Secretaria de Educação

27/07/2022
Euzivaldo Queiroz Seduc AM 2 1024x682 1
MancheteSEDUC

Rede estadual de ensino têm até 18 de julho para inscrever projetos no prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

28/06/2022
WhatsApp Image 2022 06 21 at 14.55.04 1024x686 1
MancheteSEDUC

Secretaria de Educação divulga lista de aprovados para projeto Mestre Qualificado

21/06/2022
Educacao Fotos Euzivaldo Queiroz 5 1 1024x686 1
EducaçãoSEDUC

Da escola para o trabalho: estudantes conhecem rotina da Secretaria de Educação

09/06/2022
Educacao Fotos Eduardo Cavalcante 27 1024x683 1
DestaqueSEDUC

Secretaria de Educação inicia treinamento sobre Censo da Educação Básica com municípios do interior

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 19 at 10.44.08 1024x682 1
SEDUC

Professora da rede estadual leva convidados à sala de aula para mostrar Matemática em cada profissão

19/05/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo