Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Fachada da FCecon será iluminada em alusão ao Dia Internacional de Segurança do Paciente

17/09/2019
Compartilhar

 

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), nesta terça-feira (17/09), iluminará sua fachada em tom laranja e colocará uma faixa para sensibilizar os visitantes sobre a importância de tornar mais seguro o cuidado de saúde dos pacientes. A iniciativa ocorre em alusão ao Dia Internacional da Segurança do Paciente (17 de setembro), uma campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O tema da campanha, escolhido pela OMS, é “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, e o slogan “Falemos todos pela Segurança do Paciente”. A campanha também prevê o uso das hashtags #DiaMundialdaSegurançadoPaciente, #SegurançadoPaciente e #FalemostodospelaSegurançadoPaciente.

Na FCecon, as atividades estão sendo coordenadas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). No mês de outubro, também está prevista a realização de um simpósio de segurança do paciente.

Conforme a enfermeira responsável pelo NSP/FCecon, Mariele Colares Magalhães, a data visa promover a mobilização de pacientes, profissionais da área de saúde, gestores e familiares para o engajamento em atividades nas unidades de saúde – hospitais, ambulatórios, atenção primária, serviço de apoio diagnóstico terapêutico (SADT), dentre outros.

“Queremos alertá-los que atitudes simples, como lavar as mãos antes e depois de visitar o paciente, retirar os adornos – brincos, pulseiras, anéis, colares – antes de entrar no hospital, não sentar no leito, utilizar álcool em gel para higienização das mãos, podem proteger os pacientes contra as infecções hospitalares”, alertou Magalhães.

Paciente seguro – Além da data pontual, a Fundação dispõe de um calendário anual de ações para tornar mais seguro o cuidado com o paciente, informou a enfermeira responsável pelo CCIH, Glauciane Moreira Neves. Ela lembrou que, no mês de junho deste ano, o hospital deu início ao projeto Paciente Seguro, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul.

O projeto Paciente Seguro é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS), do Ministério da Saúde (MS). A iniciativa visa prevenir situações de risco aos pacientes, como quedas e doenças hospitalares, garantindo a segurança do tratamento, bem como a diminuição de custos com tempo de internação.

Neves também citou o simpósio de segurança do paciente, as palestras sobre profilaxia e cirurgia para médicos da unidade hospitalar, além da proibição do uso de adornos dentro do hospital e das campanhas de higienização das mãos realizadas pela FCecon neste ano.

“As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Por isso, é a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Os adornos e objetos de difícil higienização dificultam a higienização adequada das mãos e de superfícies corpóreas”, destacou Neves.

Protocolos – A portaria do MS/GM n° 529/2013 definiu como estratégia a elaboração e implantação de um conjunto de protocolos sobre os seguintes temas: Prática de higiene das mãos em estabelecimentos de saúde; Cirurgia segura; Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Identificação de pacientes; Comunicação no ambiente dos estabelecimentos de saúde; Prevenção de quedas; e Úlceras por pressão, os quais são trabalhados pela FCecon.

Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Estado do Rio Grande do Sul, Governo do Estado do Amazonas, Ministério da Saúde, Região Sul, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo