Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FVS-AM realiza Seminário de Vigilância e Controle de Aborviroses e lança o Selo de Brigadas contra Aedes aegypti 2020

03/12/2019
listen pt br 59
Compartilhar

15:11 – 03/12/2019
 
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) promove nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), o 1º Seminário Estadual de Vigilância e Controle de Arboviroses no Amazonas. O evento acontece a partir das 8h, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), situado na avenida Pedro Teixeira, 2.354, Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
O seminário contará com a participação de representantes de 34 municípios prioritários considerando a infestação (presença) pelo Aedes aegypti. O evento tem a finalidade discutir novas estratégias de combate e preparar os técnicos para o enfrentamento da doença nos próximos meses.
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, informa que o seminário foi idealizado para discutir metodologias para orientar gestores e técnicos locais no direcionamento das ações de controle. “O evento visa fortalecer a vigilância e o controle das arboviroses como dengue, zika e chikugunya, com a produção de dados e informações de qualidade que orientem os trabalhos locais”, disse.
Rosemary destaca que durante o evento será lançado o selo do Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti do Estado do Amazonas, edição 2020. “Nesta edição, a cor é amarela, que significa atenção, pois, durante a análise do cenário epidemiológico do Brasil e do Amazonas, há possibilidade de surto para dengue no próximo ano, por isso, a vigilância deve ser manter ativa para evitar que isso ocorra”, avaliou.
Programação – Durante os dois dias de seminário, serão abordados os seguintes temas: “Vigilância das arboviroses no Estado do Amazonas”, “Novas ferramentas para o controle do Aedes aegypti e Arboviroses”, “Vigilância e Assistência das Arboviroses no enfrentamento de Surtos”, “Avaliação dos indicadores de Saúde e sua importância no Controle das Arboviroses”, “Sistema de Informação do Programa Nacional de Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti: importância para o planejamento das ações” e “Programa de Brigadas Contra o Aedes aegypti na escola: a experiência que deu certo”. A programação inclui ainda “Prêmio Superando Metas” e Menção Honrosa para os destaques de 2019 do “Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti do Estado do Amazonas”.
Situação epidemiológica – No último levantamento epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, divulgado nesta terça-feira (03/12), com dados até novembro de 2019, houve redução nos casos de zika, uma das doenças transmitidas pelo mosquito. Já chikugunya e dengue apresentam aumento no período.
Até novembro de 2019, houve redução de 75% nas notificações de zika, com 113 casos neste ano, contra 458 no mesmo período de 2018. Dengue apresenta um aumento de 4% nas notificações, com 4.781 casos neste ano, contra 4.561 no mesmo período do ano passado.
A febre chikungunya aumentou 2%: foram 191 casos em 2019, contra 186 notificações no ano passado.
LIRAa – O diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destaca que o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do Amazonas aponta que o estado apresenta médio risco para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, com índice predial de 1%. Duas cidades amazonenses foram classificadas de alto risco: São Gabriel da Cachoeira e Tefé. “A atenção deve ser reforçada nas cidades classificadas de alto risco”, disse.
Conforme a FVS-AM, 17 municípios alcançaram o índice de 1% ou superior, o que significa médio risco. São eles: Benjamin Constant, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Coari, Guajará, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manaus, Maués, Novo Airão, Novo Aripuanã, Tabatinga, Tapauá e Tonantins.
Apenas 19 cidades do Amazonas estão com índice de infestação predial inferior a 1%, o que significa baixo risco, tais como: Anori, Apuí, Alvarães, Autazes, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Careiro, Codajás, Iranduba, Japurá, Manacapuru, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá e Urucurituba.
O boletim aponta, ainda, que sete municípios não realizaram o terceiro LIRAa: Eirunepé, Fonte Boa, Itapiranga, Manaquiri, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença.
Para o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM, Elder Figueira, a realização desse terceiro LIRAa demonstrou que 45 cidades amazonenses têm a presença do mosquito Aedes aegypti. “O LIRAa é uma ferramenta que aponta a infestação do vetor e que todos os municípios com a presença do Aedes aegypti devem adotar medidas de intensificação de combate e controle, principalmente, neste período chuvoso que termina em maio do próximo ano”, disse.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Alvarães, Barcelos, Boa Vista do Ramos, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado de Roraima, Estado de São Paulo, Estado do Acre, Estado do Amazonas, Fonte Boa, Governo do Estado do Amazonas, Guajará, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Novo Airão, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Saúde, Tapauá, Tonantins, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

capa boletim 3 300x250 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (10/05)

10/05/2025
WhatsApp Image 2025 05 10 at 153745 300x200 1
Governo do Amazonas

“Essa entrega é essencial”, diz uma das mães contempladas com a entrega de ‘kits bebês’ e cestas básicas

10/05/2025
AMAZONAS 5CNMA 300x200 1
Governo do Amazonas

Três propostas de políticas ambientais do Amazonas são escolhidas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

10/05/2025
Fiscalizacao CRED Detran AM Divulgacao 2 300x200 1
Governo do Amazonas

Durante Operação Lei Seca, 38 condutores são presos por abuso de bebida alcoólica e direção

10/05/2025
SECT Assinatura Divulgacao 300x224 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina termo de doação e regularização de terra para construção de aeroporto em Boa Vista do Ramos

10/05/2025
Jucea Amazonas 1o lugar no ranking nacional 300x212 1
Governo do Amazonas

Avanço digital e desburocracia : Amazonas lidera ranking nacional em tempo de abertura de empresas

10/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo