Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Camara Municipal de Manaus

Gilvandro Mota propõe Projeto de Lei que institui a coleta seletiva nos órgãos públicos

15/04/2019
Compartilhar

Na manhã desta segunda-feira (15), o vereador Cel. Gilvandro Mota se pronunciou na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para defender o Projeto de Lei de sua autoria, que institui a coleta seletiva de lixo nos órgãos, entidades da administração pública direta e indireta e instituições de ensino da rede municipal de educação, no âmbito do município de Manaus.

O vereador destacou a importância deste projeto para a população, baseado no artigo 225 da Constituição Federal que diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

“Estamos vivendo diante de grandes problemas. O aquecimento global e o acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, são problemas reais que precisam ser discutidos pois estão relacionados ao direito fundamental e difuso da população. Por isso, nós estamos apresentando este Projeto de Lei, que trata da coleta seletiva do lixo nas escolas e em órgãos públicos. Essa é uma oportunidade que teremos para criar uma consciência nas nossas crianças, jovens e adolescentes para, a partir daí nos integrarmos às diretrizes gerais do saneamento básico e à Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

O parlamentar ainda citou exemplos de países mais desenvolvidos que trabalham com muita responsabilidade a seleção e a redução da produção do lixo, com programas voltados principalmente para a responsabilidade ambiental dos seus habitantes. “Aqui ainda estamos muito atrasados nesse processo. O que se observa é que o país vai viver momentos de dificuldades se não tivermos um plano de contingência para atender essas demandas. Manaus possui algumas rotas de coleta seletiva e uma preocupação constante em manter a cidade limpa. Mas é preciso incitar essa discussão em todos os espaços, pois ainda temos um costume que precisa ser reparado, que é o de se depositar lixo em lugares inadequados e principalmente em igarapés”, disparou.

O referido projeto foi deliberado em plenário e segue para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Gilvandro defendeu a proposta, que além de levar à responsabilidade ambiental, gera emprego e renda para muitas famílias. “A coleta seletiva e a reciclagem também são fontes de renda, que geram centenas de empregos e sustentam muitas famílias, além de serem fundamentais para o meio ambiente, já que o lixo se torna um enorme problema  quando não  tratado  devidamente.  Diversas empresas e instituições públicas do país incentivam a coleta seletiva, mas é preciso que exista uma maior cooperação por parte do Poder Público Municipal”, finalizou. 

Projeto de Indicação

O parlamentar também alertou sobre as dificuldades vividas pelas cidades brasileiras com relação às tempestades e outros fenômenos naturais. “As tempestades estão cada vez mais rigorosas e precisamos tomar medidas mais enérgicas e eficientes com relação a proteção do nosso povo, com um plano de retirada de pessoas que moram em áreas de encostas e principalmente nas margens e leitos de nossos igarapés”, frisou.

Cel. Gilvandro declarou que apresentará um Projeto de Indicação para criar um Instituto, no âmbito do município, com a finalidade de fazer a contenção dos avanços de invasões, monitoramento e identificação das áreas ocupadas nas margens de igarapés e um Plano de Habitação que possa garantir dignidade às pessoas.

Texto: Assessoria do Vereador Coronel Gilvandro Mota

Foto:   Aguilar Abecassis – Dircom/CMM

Termos encontrados Coronel Gilvandro Mota, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Justiça, Legislação, Manaus, Região Norte do Brasil, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Sérgio Baré promove ação social em homenagem às mulheres no bairro Colônia Santo Antônio

10/03/2025

Ivo Neto propõe campanha municipal de conscientização sobre o Zóster em Manaus

10/03/2025

CMM aprova requerimento de Saimon Bessa para sinalização na Avenida das Torres

10/03/2025

Eurico Tavares denuncia falta de infraestrutura na Comunidade Nobre, zona Leste de Manaus

10/03/2025

No feriado de Carnaval, Carlos Pai Amado intermedia demandas e presta apoio aos afetados pela chuva em Manaus

10/03/2025

Mitoso encaminha emenda que institui a Polícia Municipal em Manaus

10/03/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo