Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Governo do Amazonas permanece atuando em Iranduba e Manacapuru

26/07/2019
Compartilhar
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas, está desde o último sábado (20/07) com equipes monitorando no município de Manacapuru o dano causado pelo rompimento no cabo subaquático do local que é responsável pelo abastecimento de energia nos municípios de Manacapuru e Iranduba.

A Defesa Civil enviou na última terça-feira (23) seis grupos geradores com potências de 375 kwa, 313 kva,  225 kva, 360 kva e 212 kva, sendo que cinco deles estão alimentando alguns poços artesianos do município de Manacapuru, e 1 gerador de potência 170 kva foi enviado para o município de Iranduba e está abastecendo um poço artesiano e a UBS do local. Dessa forma, os equipamentos poderão restabelecer tanto o fornecimento de água quanto o de energia temporariamente até que a situação seja normalizada.

As ações estão sendo realizadas de forma integrada com outras secretarias estaduais, bem como com o auxílio de ambas as prefeituras. A Defesa Civil, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), enviou 4 mil frascos de hipoclorito de sódio para o município de Iranduba e 6 mil frascos para o município de Manacapuru. O hipoclorito de sódio é utilizado como desinfetante, sendo também utilizado para purificar a água para uso e consumo humano.

Os carros-pipas estão sendo utilizados na distribuição de água potável nas comunidades mais distante de algumas sedes dos municípios de Iranduba, como Novo Catalão, Paricatuba, Açutuba, Ariaú, Limão e Serra baixa, situados em sua maioria no km 6 da AM-070. E hoje (26/07), após a troca da bomba que foi danificada, os bairros Cidade Nova, Integração, Laranjeiras, Centro, São José e Bairro Alto estão na programação para receberem água.

Saúde – O serviço de engenharia da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) trabalhou em parceria com a concessionária de energia para instalar geradores no hospital Hilda Freire, em Iranduba, e Lázaro Reis, de Manacapuru. As unidades já possuíam geradores, ligados assim que faltou luz, mas precisaram de reforço, devido ao tempo prolongado do blackout e para que pudessem funcionar plenamente, com todos os serviços.

“Percebeu-se que os geradores só estavam dando conta de uma parte. Com o reforço, passaram a atender na totalidade, garantido o atendimento integral. Mesmo com a falta de energia, o serviço essencial à população está mantido nos hospitais”, afirma o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.

Em Manacapuru, 95.330 pessoas foram afetadas pela falta de energia, totalizando 23.832 famílias. Estão atuando no município 7 agentes da Defesa Civil do Estado.

Água para a população – Os seguintes equipamentos e máquinas estão envolvidos na ação: 2 carros-pipas, cada um com capacidade para 15 mil litros de água, totalizando 30 mil litros já disponibilizados pelo Estado; e 6 motores geradores instalados pelo Governo nos bairros Base Estação São Francisco (2), Terra Preta, Novo Manacá, Centro e Comunidade Bela vista. Além disso, a Defesa Civil está atuando no município com dois veículos para o transporte das equipes de monitoramento.

Ao todo, 17 bairros estão recebendo abastecimento de água: Correnteza, Biribiri, Centro, São Francisco, Liberdade, Figueirinha, São José 1, 2 e 3, Portelinha, Palhinha, União, Terra Preta, Frazão, Monte Cristo, Morada do Sol, Novo Manacá, Vale Verde e Ataliba (no Miriti).

Um total de 7 comunidades já estão sendo atendidas com abastecimento de água: Bela Vista, Ubim, Arapapá, São João do Miriti, São Francisco, Santo Antônio e Manaiarão.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também reforçou seu atendimento às comunidades. De acordo com o comandante geral, coronel BM Danízio Valente, três viaturas de armazenamento de água foram enviadas para prestar apoio aos municípios de Iranduba e Manacapuru.

“Para o atendimento das famílias em Iranduba Manacapuru, enviamos três auto-bomba apoio. Cada uma dessas viaturas possui capacidade de armazenar 15 mil litros. Ao longo desta semana, conseguimos distribuir 390 mil litros de água para a população local”, informou o comandante.

O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, tenente-coronel Francisco Máximo, ressalta o trabalho que vem sendo executado pelo Governo do Amazonas nos municípios de Iranduba e Manacapuru. “A população tanto de Iranduba quanto de Manacapuru está recebendo, na medida do possível, um dos serviços essenciais e básicos para saúde humana, que é o acesso água potável, seja através dos carros-pipas ou dos poços artesianos que estão sendo alimentados pelos geradores”.

Ele informou que, mesmo que a energia seja restabelecida, os 5 geradores permanecerão até que, de fato, a energia seja retomada 100% no local.

Termos encontrados Abastecimento, Amazonas, Energia, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Iranduba, Manacapuru, Saúde, Serviços, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo