Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Instituições do setor primário e meio ambiente alinham ações para execução do Projecar no Amazonas

29/07/2019
Compartilhar

Ação visa atingir mais de 55 mil inscrições no Cadastro Ambiental Rural

Com a meta de atingir mais de 55 mil inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituições do setor primário e meio ambiente se reúnem nesta segunda-feira (29/07), para discutir e elaborar ações que serão desenvolvidas por meio do Projeto de Inscrição e Análise do Cadastro Ambiental Rural no Amazonas (Projecar/AM). O encontro acontece na sede do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), zona sul de Manaus, e encerra na terça-feira (30/07).

A ação é resultado da parceria entre os governos federal e estadual, e irá abranger 36 municípios do Amazonas. O Projecar é coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Idam, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Fundo Amazônia e Agência de Cooperação Alemã – GIZ.

De acordo com a diretora-presidente do Idam, a engenheira agrônoma Eda Oliva, o Amazonas tem características próprias quando se trata do ecossistema utilizado pelo agricultor familiar. “Qualquer proposta ou plano de trabalho elaborado para o agricultor deve conter um viés econômico, social e ambiental, e devem sempre respeitar a legislação, sem esquecer as peculiaridades do estado”, enfatizou a presidente.

A secretária adjunta da Sema, Christina Fisher, destacou a importância dessa parceria. “É importante esse trabalho em parceria com outras instituições para que seja possível implementar e, principalmente, executar as ações previstas para o CAR uma vez que todos são essenciais nesse processo”, ressaltou.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, o projeto veio em uma hora importante, visto que os produtores estão aderindo em massa ao CAR, e a intenção é discutir meios para simplificar cadastros como esses em regiões do Amazonas.

Para a coordenadora do Projecar, Júlia Linhares, é necessária essa união das instituições. “A ideia durante esse encontro será elaborar um plano de divulgação e sensibilização, levando em conta os diferentes perfis dos agricultores familiares, para que possamos adaptar o projeto conforme a necessidade de cada município”, explicou.

Participam do encontro profissionais da área técnica do Idam de Novo Airão, Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves e Manaus, como também representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Sema, Faea, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Amazonas (Fetagri), GIZ e secretarias de Meio Ambiente de Apuí, Boca do Acre e Parintins.

Área de abrangência – O Projecar vai atender, com inscrições gratuitas, agricultores familiares com até quatro módulos fiscais em 36 municípios das sub-regiões do Baixo e Médio Amazonas, Purus, Madeira, Jutaí/Solimões/Juruá e Rio Negro/Solimões.

Cadastro Ambiental Rural – É um documento eletrônico, criado pela Lei 12.651/2012, que garante a preservação do meio ambiente sem interferir com o desenvolvimento da agricultura. O CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais e visa controlar, monitorar e combater o desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil.

Existem inúmeras vantagens para o agricultor cadastrado no CAR, que incluem o planejamento do imóvel rural, comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica, comercialização de cotas de reserva ambiental, além de maior competitividade no mercado e acesso ao crédito agrícola.

Termos encontrados agricultura, Amazonas, Apuí, Boca do Acre, Estado do Acre, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Itapiranga, Juruá, Jutaí, Legislação, Manaus, Novo Airão, Parintins, Pecuária, Reforma Agrária, Região Norte do Brasil, Rio Preto da Eva, Silves
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo