Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Prefeitura de Manaus

Joaquim Marinho deixa legado incalculável para a cultura local

02/06/2019
Compartilhar

47988007993 e0a0ae05dd z

Referência na história contemporânea do Amazonas, sinônimo de ousadia e irreverência cultural, o artista e colecionador José Joaquim Marques Marinho, 76, morreu na manhã deste domingo, 2/6, em Manaus (AM), por volta das 11h.  Nascido na cidade de Porto, em Portugal, em 1º de maio de 1943, Joaquim Marinho viveu por mais de 60 anos na capital amazonense, onde é reconhecido como expoente da comunicação, cultura e arte na cidade.

 

47988007993 e0a0ae05dd z

 

Radialista, escritor, dono de um grande acervo cultural e tendo mantido durante décadas cinemas no Centro da cidade, Joaquim Marinho deixa grande legado cultural para Manaus e todo o Estado do Amazonas. Marinho faleceu em sua residência, após uma parada cardiorrespiratória. Há aproximadamente seis anos, vinha lutando contra o Alzheimer.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e a primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, lamentaram profundamente a morte do comunicador e ícone da cultura amazonense.  A Prefeitura de Manaus decretou três dias de luto oficial.  “Joaquim Marinho se mostrou um grande homem e democrata em momentos importantes do País. Uma pessoa sempre vanguardista, que contribuiu para manter a cultura viva do Brasil e do nosso Estado”, lembrou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura,Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, lembrou que o artista foi homenageado em 2013 pela Prefeitura de Manaus durante o “Manaú Rock Festival”, projeto apoiado pela Manauscult na ocasião. Na oportunidade, Joaquim Marinho foi homenageado junto com jornalista e escritor Aldísio Filgueiras por terem promovido o primeiro festival de rock de Manaus, o “Festival do Lixo”, na praia da Ponta Negra, zona Oeste da cidade, onde o “Manaú Rock Festival” também foi realizado.

“O legado deixado por ele é de uma preciosidade inestimável para a cultura amazonense e para o País. Mesmo em tempos difíceis, na época da Ditadura Militar, não abandonou sua essência, mantendo, ao longo dos anos, essa característica única de ousadia e de preciosismo histórico”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult. Em 1976, chegou a ser demitido ao publicar o romance “Galvez, o imperador do Acre”, do escritor e dramaturgo amazonense, Márcio Souza, atual presidente do Conselho Municipal de Cultura.

“Joaquim Marinho era superintendente da então Fundação Cultural do Amazonas, na gestão do governador Henoch Reis. Marinho teve a ideia de editar livros de baixo custo, em papel  jornal, para ampliar a circulação das obras de autores amazonenses entre os leitores da cidade. (…) E no dia 5 de setembro de 1976, à sombra do mulateiro da Praça da Polícia, sede do Clube da Madrugada, foram lançados os livros de Ediney Azancoth, Aldísio Filgueiras, Jorge Tufik e o meu romance, ‘Galvez, Imperador do Acre’. Eram mil exemplares, que se esgotaram em menos de duas semanas. O sucesso poderia nos ter dado muitas alegrias, mas o Conselho Estadual de Cultura considerou o livro ofensivo às tradições amazonenses e Joaquim Marinho foi sumariamente demitido do cargo”, afirmou Márcio Souza em artigo publicado no dia 18 de maio de 2014 em um jornal de grande circulação local.

O vice-presidente da Manauscult, José Cardoso, destacou a ousadia e irreverência de Joaquim Marinho. “Foi um homem à frente do seu tempo; quebrando tabus, investindo e insistindo em cultura. Muitos projetos levaram a sua assinatura, dos cinemas de rua a programas de rádio. Joaquim era um homem extremamente refinado, elegante, que recebia os amigos com generosidade, o que era uma marca de sua personalidade”, afirmou. Grandes personalidades como o escritor e poeta chileno Pablo Neruda, Vinícius de Moraes, Ziraldo, Alcione e Fafá de Belém, entrou outros, foram alguns dos que Marinho recebeu em sua residência.

A casa, que funciona como Centro Cultural desde 2017, abriga um acervo expressivo com mais de 12 mil vinis, 25 mil livros, 5  mil CDs, milhares de gibis, além de objetos raros como moedas antigas, selos da coleção de filatelia, além de filmes históricos e de objetos e símbolos pornográficos do País e de civilizações antigas. A Prefeitura de Manaus adquiriu, nos últimos anos, três telas do acervo do artista para compor a Pinacoteca Municipal: duas do Haneman Bacelar e outro do Manuel Borges.

Radialista e empresário, Joaquim Marinho também ficou conhecido como “rei do cinema” em Manaus. Era proprietário dos cinemas Chaplin, Oscarito, Grande Otelo, Carmen Miranda, Renato Aragão e mais duas salas de exibição localizadas em shopping da cidade. Em alguns casos, estreias de filmes chegavam a causar o bloqueio de ruas de Manaus, como foi o caso da avenida Joaquim Nabuco.  O artista também foi integrante do cineclube Grupo de Estudos Cinematográficos (GEC), criado em Manaus na década de 60.

O velório de Joaquim Marinho será realizado no Salão Nobre do Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro, a partir das 20h deste domingo, 2/6. O sepultamento será nesta segunda-feira, 3/6, a partir das 16h, no cemitério São João Batista.

— — —

Fotos – Divulgação / Cine Set e Anna Batista

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmDYnYAK

The post Joaquim Marinho deixa legado incalculável para a cultura local appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Termos encontrados Amazonas, Cultura, Estado do Amazonas, Estado do Pará, Infraestrutura, Manaus, Polícia, Prefeitura de Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Turismo
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

51507942861 6d770edc9b 1
DestaquePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

27/07/2022
52244312950 38cc93c5aa z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza workshop sobre práticas pedagógicas do Cemeapi

27/07/2022
52243243149 553511c660 z
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida entrega R$ 6,2 milhões para organizações sociais atendidas no edital do Fundo Manaus Solidária

26/07/2022
52240919480 78f2d7dd60
Portal Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida enfatiza marca histórica de 100 mil famílias beneficiadas com Tarifa Social de água

25/07/2022
52213176112 7b47ae1ff3 w
Portal Prefeitura de Manaus

Requalificação de feiras e mercados marca um novo ciclo na vida dos permissionários da capital

25/07/2022
52233354627 ba5a379cfa
ManchetePortal Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta condutores para o retorno do corredor exclusivo do transporte coletivo

22/07/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo