Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Lei que proíbe a nomeação de condenados por violência doméstica é promulgada

06/12/2019
07 JOAO LUIZ REPUBLICANOS CAMINHA VIOLENCIA DOMESTICA
Compartilhar

 No Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, comemorado nesta sexta-feira (6), o Amazonas aderiu ao movimento com a promulgação da Lei Estadual 5.032/2019, que proíbe a nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha em cargos públicos. A nova legislação, de autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), aguarda publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) para entrar em vigência.
Conforme a lei promulgada, a partir da publicação no DOE, será vedada a nomeação de condenados em decisão transitada em julgado pelos crimes tipificados como de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Desta forma, as pessoas condenadas nos últimos 5 anos pela Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) não poderão ocupar cargos em comissão, de confiança ou de função gratificada na administração direta e indireta nos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário do Estado do Amazonas.
João Luiz explicou que o texto da lei foi baseado em dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que apontam um índice alarmante de violência doméstica contra as mulheres.
“De janeiro a outubro deste ano, 14.356 casos de violência doméstica contra a mulher foram registrados no Amazonas, segundo dados da SSP-AM. Deste total, 12 são feminicídios. Temos o dever de adotar medidas urgentes para por um fim à violência contra a mulher”, justificou o autor da lei.
Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentado em 2018, o Amazonas é o terceiro estado do Brasil com maior proporção de casos de feminicídio a cada grupo de 100 mil mulheres residentes no Estado. As maiores proporções de casos de feminicídio a cada 100 mil mulheres residentes foram registras pelo Rio Grande do Norte, Paraná, Amazonas e Mato Grosso.

Caminhada

Na manhã desta sexta-feira (6), o deputado João Luiz participou da Caminhada dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na Zona Leste de Manaus. A ação, promovida pela Secretaria Estadual de Justiça do Amazonas (Sejusc) em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), reuniu mais de 500 pessoas, entre representantes de movimentos sociais, secretários municipais e estaduais, políticos e policiais civis e militares na avenida Autaz-Mirim, no bairro Jorge Teixeira.
A caminhada contou com o engajamento do governador do Estado, Wilson Lima; do deputado estadual Álvaro Campêlo (Progressistas); dos secretários de Estado da Justiça e Cidadania, Caroline Braz; da Segurança, Coronel Bonates; da subsecretária Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, Socorro Sampaio; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marco Aurélio Choy; e do defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva.

Denúncia

Em Manaus, as denúncias podem ser registradas nas unidades da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) localizadas na avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque Dez, Zona Centro-sul, e na rua Santa Ana, Cidade de Deus, zona norte, atrás do 13º DIP, ou em qualquer Distrito Integrado de Polícia. Ou pelo Disque 181, número de denúncias da SSP-AM.

Gabinete do Deputado João Luiz (Republicanos)
Texto: Assessoria do Deputado
Jeane Glay (92) 991143368 / 31834409
Foto: Mauro Smith

Termos encontrados ALEAM, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Cidadania, Deputada, Deputado, Direitos da Mulher, Estado do Amazonas, Estado do Amazons, Estado do Mato Grosso, Estado do Paraná, Estado do Rio Grande do Norte, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, João Luiz, Justiça, Legislação, Manaus, Polícia, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte do Brasil, Região Sul, Segurança Pública, Socorro Sampaio, SSP-AM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo