Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura Municipal de Manaus

Manaus é a capital brasileira escolhida para integrar projeto da Opas sobre tratamento da malária

16/07/2019
FarmacovigilC3A2ncia 2
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Ministério da Saúde, iniciou na manhã desta segunda-feira, 15/7, a capacitação de profissionais de saúde para a implementação do projeto de Fortalecimento da Farmacovigilância e Adesão Terapêutica ao Tratamento Antimalárico na Região das Américas.
 

 
A gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Alinne Antolini, explica que o projeto consiste em uma cooperação internacional que tem como objetivo a implantação de um sistema de farmacovigilância ativa das reações adversas dos medicamentos usados no tratamento da malária.
Segundo a gerente, é um projeto-piloto que também está sendo implantado em outros países e Manaus foi a capital brasileira selecionada para participar da implementação das ações.
“Atualmente, quando o paciente apresenta reação adversa a um medicamento no tratamento da malária, é feito um acompanhamento médico. Mas, o Brasil, assim como outros países das Américas, não tem a rotina de notificação das reações adversas dos medicamentos utilizados no controle da malária, ou seja, não há informação sobre o tema de forma sistematizada. A partir da conclusão do projeto, a perspectiva é que os governos tenham informações mais concretas para estabelecer políticas públicas que possam fortalecer a segurança dos medicamentos e também melhorar a adesão ao tratamento contra a malária”, informou Alinne Antolini.
Para a implementação do projeto em Manaus, a Semsa irá capacitar todos os profissionais envolvidos na notificação, diagnóstico, dispensação de medicação e tratamento da malária nos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, incluindo chefes de endemias, agentes de endemias, microscopistas e chefes de farmácia, envolvendo ainda profissionais da rede estadual de saúde.
“A capacitação é uma estratégia para que todos os profissionais recebam as informações necessárias do processo que está sendo iniciado no município. Após essa fase, o projeto começará a ser executado junto aos pacientes”, explicou Alinne Antolini.
Metodologia
A primeira capacitação aconteceu nesta segunda-feira, 15/7, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, direcionada para os profissionais do Disa Oeste. A capacitação dos profissionais dos Disas Norte, Sul e Rural será no dia 22 de julho. No dia 31 de julho, acontecerá a capacitação da equipe do Disa Leste.
A consultora da Opas e Organização Mundial da Saúde (OMS Brasil), bióloga Sheila Rodrigues Rodovalho, esclarece que capacitação também é uma das etapas de preparação dos profissionais para a aplicação do estudo que será feito, de acordo com a metodologia do projeto, para melhorar a comunicação entre os pacientes que tomam remédios para o tratamento da malária e os serviços de saúde.
“O número de notificações de eventos adversos aos medicamentos antimaláricos é muito baixo e o projeto vai estimular para que mesmo uma dor de cabeça, coceira ou sintomas de anemia hemolítica sejam notificados. A outra questão do projeto é a adesão ao tratamento e para isso foram confeccionados envelopes que serão entregues aos pacientes indicando os medicamentos e os dias que devem ser administrados, assim como os efeitos adversos que podem surgir. Se houver registro de efeitos adversos, o paciente poderá informar por telefone. Os dados serão analisados para a melhoria dos serviços de saúde e do tratamento contra malária”, afirmou Sheila Rodrigues, informando que a previsão é que a execução do projeto tenha início no mês de setembro.
O projeto também está sendo aplicado no Peru, Colômbia, Honduras e Equador. “No Brasil, Manaus foi selecionada para o projeto por causa da estrutura que já existe na rede municipal no combate à malária, com apoio da Fundação de Vigilância em Saúde e da Fundação de Medicina Tropical, além do histórico do município em relação a outros projetos e o próprio engajamento dos agentes de endemias que atuam no controle da doença no município”, destacou a consultora.
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
 
 
 
The post Manaus é a capital brasileira escolhida para integrar projeto da Opas sobre tratamento da malária appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Termos encontrados Cidade de Manaus, Estado do Amazonas, Manaus, Ministério da Saúde, Prefeitura de Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Serviços
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

52613567496 1ff0fec456 o 720x407 1
ManausPrefeitura Municipal de Manaus

Prefeito, em exercício, Caio André recebe boneca Kamélia e abre oficialmente o Carnaval 2023 em Manaus

08/01/2023
52444071601 7a528e9742 c
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Prefeitura de Manaus avança na implementação do Regime de Previdência Complementar para servidores efetivos

07/01/2023
52204521166 4d2726259b c
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 7/1

07/01/2023
52425290381 55f9dcf545 c
Prefeitura Municipal de Manaus

Importância de atividades físicas para a prevenção de doenças

07/01/2023
52611481784 8cdda89eda c
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista

07/01/2023
52611679350 4568d1a22d c
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Reinauguração de escola municipal marca abertura do ano letivo em comunidades do rio Negro

07/01/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo