Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Melhorias em infraestrutura asseguram acessibilidade à escola municipal da zona ribeirinha

22/08/2019
48602581501 ff87970c63 z
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus entregou nesta quinta-feira, 22/8, a primeira unidade de ensino com acessibilidade da zona ribeirinha, no rio Negro (a 70 quilômetros da capital). A escola municipal Estrela da Manhã, localizada na comunidade Nova Canaã, foi reformada e ampliada e ganhou uma rampa de acesso para atender alunos cadeirantes e com dificuldade de locomoção.
 

Além dela, as escolas Figueiredo Pimentel, da comunidade Lindo Amanhecer, e Santo Antônio, do Monte Sinai, também passaram por reformas e ganharam poço artesiano. As três unidades, que beneficiarão ao menos 200 alunos, receberam a visita da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, vereadora Professora Jacqueline e da titular da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio.
 
De acordo com a titular da Semed, o foco das inaugurações não é exatamente a construção, mas os benefícios que essas mudanças trarão para a vida dos alunos e da comunidade, o que contribuirá para a melhoria na educação.
 
“A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto pactua um só objetivo, que é a melhoria da qualidade de aprendizagem das crianças, e aos poucos estamos conseguindo envolver, também, a sociedade como um todo neste processo. Claro que isso implica em várias mudanças, como uma infraestrutura adequada, mas é importante que a comunidade também se envolva e auxilie neste trabalho. Este momento é de celebração com a inauguração de dois poços artesianos, ampliação de uma escola e a construção de uma rampa que promove acessibilidade para as pessoas com dificuldade de locomoção”, comentou Kátia.
 
A construção dos poços artesianos foi realizada por meio da emenda parlamentar da vereadora e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Professora Jacqueline, o que proporcionará uma qualidade de vida melhor aos alunos e à comunidade local.
 
“A gente tem a preocupação em conhecer as necessidades da população e os moradores das comunidades mais distantes ainda bebem água do rio e nós precisamos proporcionar a essas pessoas o mínimo de dignidade. Com a construção desses poços, mais de 40 famílias serão beneficiadas, espero que eles valorizem e cuidem desse poço, que é para eles”, declarou a vereadora.
 
Ampliação
A escola Estrela da Manhã ganhou uma nova sala de aula e passou a ter capacidade para atender mais de 80 alunos. Já a escola Figueiredo Pimentel recebeu um poço tubular, uma estrutura da caixa d’água e abrigo para o poço, além de pintura. A unidade de ensino conta com 27 alunos, da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental.
 
A unidade do Santo Antônio passou por uma reforma e pintura geral, além de receber um poço artesiano. Na escola são atendidos 52 alunos, nas modalidades de educação infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
 
“O prefeito Arthur Neto é um homem que já passou pelo Poder Legislativo. Então à frente do Executivo municipal, ele que viveu essa experiência, reconhece exatamente a importância do Legislativo para uma cidade, Estado ou país. É esse olhar de parceria e de respeito que nós vemos todos os dias na gestão do prefeito e isso possibilita que os vereadores, que representam a cidade, levem até o Executivo as necessidades das comunidades, como fez a vereadora Professora Jacqueline”, comentou Conceição Sampaio.
 
AcessibilidadeA Prefeitura de Manaus lançou em dezembro de 2018, o “Programa Semed Escola Acessível e Segura”, que tem o intuito de mapear toda a situação estrutural da rede municipal de ensino, promover um planejamento de execução de obras de acessibilidade e segurança. Até o ano passado, 168 escolas da rede municipal de Manaus, que receberam o recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola – Escola Acessível (PDDE – Escola Acessível), tiveram projeto desenvolvido e acompanhamento pelo Departamento de Engenharia do órgão. Para este ano, estão previstas mais 21 escolas e em 2020 outras 15.
 
O programa atendeu as necessidades do aluno cadeirante Railson Gomes Barros, 16, e construiu rampas de acessibilidades e uma ponte que facilitou a ida do estudante à escola.
 
“É um privilégio para toda a comunidade do Nova Canaã do Aruaú, porque agora o Railson vai poder ir todos os dias para escola sem dificuldade. O prefeito Arthur Neto esteve aqui na comunidade e prometeu que tornaria essa escola acessível e hoje estamos recebendo a obra pronta e nós estamos muito feliz”, declarou a líder comunitária, Rosangela Barros.
— — —
Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Altemar Alcantara / Semed
 
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmGq5yRv
The post Melhorias em infraestrutura asseguram acessibilidade à escola municipal da zona ribeirinha appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Termos encontrados Administração, Cidadania, Educação, Educação Infantil, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Infraestrutura, Manaus, Prefeito Arthur Neto, Prefeitura de Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus, Professora Jacqueline, Região Norte do Brasil, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo