Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Mensagens governamentais e LDO são aprovadas na Aleam

12/07/2019
Compartilhar

 

Em sessão com ampla discussão no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi aprovada por 14 votos a favor e 7 contrários, o Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 09/2019 oriundo da Mensagem Governamental n° 84/2019, que dispõe sobre a fixação do teto de gastos públicos do Poder Executivo Estadual. A aprovação da PLC suspende até o mês de setembro de 2021, a concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título aos servidores do Estado.

No geral foram votadas e aprovadas no pacote enviado pelo governo, cinco mensagens governamentais com PL, Projeto de Lei Complementar (PLC) e Projeto de Emenda Constitucional (PEC), além da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que foi aprovada por unanimidade na Sessão Plenária.

A proposta do governo com as mensagens é de reequilibrar as finanças públicas que foram passadas para o governo eleito, como afirma, em janeiro de 2019, com dívidas e déficit que hoje já superam a marca de R$ 3 bilhões.

A medida enviada pelo Executivo (Mensagem n⁰ 84) impõe a fixação do teto de gastos públicos, onde a alta da dotação de outras despesas correntes fica limitada à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou ao crescimento da receita corrente líquida no ano.

A proposta segundo os sete parlamentares que votaram contra prejudica os servidores aos suspender qualquer tipo de reajuste de setembro de 2019 a setembro de 2021, de caráter continuados assim entendidos como aumentos ou adequação de remuneração, inclusive os já autorizados em leis próprias e pendentes de implementação.

O Parlamento aprovou ainda em discussão geral e votação única o relatório de avaliação do Plano Plurianual 2016/2019, exercício de 2017, encaminhado pela Mensagem Governamental n° 27/2018. O mesmo ocorrendo com o Projeto de Lei 369/2019 da Mensagem Governamental n° 78/2019 que altera, na forma que especifica, a Lei n° 2.271 de 10 de janeiro de 1994 que dispõe sobre o regime jurídico peculiar dos funcionários da Polícia Civil do Amazonas (Estatuto do Policial Civil).

As mensagens de número 83, 86 e 87, também foram aprovadas. A de n° 86 versa sobre a alteração na forma que especifica os artigos 34-A e 43-A, da Lei n° 2.826, de setembro de 2003, que regulamenta a política estadual de incentivos fiscais e extras fiscais. As duas têm como meta a obtenção de novas fontes de receita para o Estado, além de ampliar a capacidade de gerenciar os próprios recursos. E a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 6 de 2019, oriunda da mensagem governamental sob o n° 83, que altera o parágrafo 7° do art. 170 e o parágrafo único do art. 249 da Constituição do Amazonas, para redução de vinculação das despesas destinadas às políticas públicas.

Já a mensagem de n° 87 autoriza o poder Executivo a ceder créditos decorrentes de royalties e participações especiais relacionados à exploração do petróleo e gás natural, destinados exclusivamente à cobertura de déficit no Fundo Financeiro de Aposentadorias e Pensões do Estado do Amazonas.

Também em discussão e votação única foram aprovadas as mensagens de n° 81 e 85, com a primeira alterando, na forma que especifica, a Lei n° 3.725, de 19 de março de 2012, que dispõe sobre a remuneração dos policiais militares e bombeiros militares do Amazonas. Essa proposta teve emenda coletiva no seio das comissões para aprovação em plenário. Já a mensagem n° 85 reajusta, na forma da Lei, a remuneração dos policiais militares e bombeiros militares. E finalizando a mensagem de n° 79 que altera, na forma que especifica, a Lei n° 2.875, de 25 de março de 2004 que institui o plano de classificação de cargos, carreiras e remuneração dos servidores da Polícia Civil do Amazonas.

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Raimundo Nonato Lopes

Foto: Hudson Fonseca/Aleam

 

Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Defesa do Consumidor, Deputados do Amazonas, Deputados Estaduais, Estado do Amazonas, Finanças, Legislação, Polícia, Polícia Civil
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Adjuto Afonso reforça apoio ao Carnaval do grupo ‘União dos idosos de Petrópolis’

01/03/2025

Dr. Gomes entrega implementos agrícolas à Associação Novo Renascer na Ilha da Marchantaria, oriundos de emenda parlamentar

01/03/2025

Deputado Cabo Maciel celebra os 58 anos da Suframa e reforça compromisso com o desenvolvimento da Amazônia

01/03/2025

Acordo Cooperação do Governo de Portugal e Nuriam, coordenado pelo deputado João Luiz, resultaram na retomada de voos entre Manaus e Lisboa

01/03/2025

Roberto Cidade parabeniza Zona Franca pelos 58 anos de existência e reforça compromisso com o principal modelo econômico da Amazônia Ocidental

28/02/2025

Assembleia Legislativa se antecipa e apresenta Projetos de Lei para disciplinar uso de Inteligência Artificial

28/02/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo