Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Morador da RDS do Rio Negro e técnico do Governo irão para intercâmbio na Guatemala sobre manejo florestal comunitário

12/07/2019
Compartilhar

Iniciativa é financiada por programa internacional implementado no Amazonas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente


O Amazonas participará de um intercâmbio na Guatemala sobre manejo florestal comunitário. A iniciativa levará, entre os dias 15 e 21 de julho, um morador da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro e um técnico do Governo do Estado para troca de experiências no país.

O intercâmbio será financiado pelo Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia, implementado no Amazonas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O encontro tem como objetivo compartilhar resultados positivos entre as diferentes iniciativas apoiadas pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility – GEF) na região amazônica.

“Este trabalho articulado permite maior impacto, tendo em vista que tira o caráter isolado das atividades e cria uma rede de interação. Passamos a compartilhar as lições aprendidas entre cada projeto, tornando as iniciativas mais eficientes”, destacou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Liderança – A viagem internacional é voltada para técnicos e comunitários que trabalhem com manejo florestal comunitário e que apresentem capacidade de liderança em multiplicar os aprendizados tanto em campo quanto nos escritórios. A ideia é que os participantes retornem aos seus locais e possam disseminar os conhecimentos adquiridos no intercâmbio.

Indicados – Pelo Amazonas, a Sema indicou para participar do intercâmbio o comunitário Giovane Garrido, morador da RDS do Rio Negro, e o técnico Luiz Rocha, gerente de Apoio à Produção Florestal Não Madeireira do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

“Minha expectativa para essa experiência é muito grande, pois poderei observar o que está sendo feito de novo ou diferente quanto ao manejo florestal madeireiro e não madeireiros em outros países e poder aplicar em nosso Estado”, disse o técnico do Idam, Luiz Rocha.

Manejar para conservar – O manejo florestal comunitário, assim como o turismo e artesanato, vem mudando a realidade da RDS do Rio Negro, Unidade de Conservação (UC) gerenciada pela Sema localizada nos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Antes da criação da UC, os moradores do local tinham como fonte de renda a extração ilegal de madeira.

Com a unidade de conservação, eles passaram a ter apoio para desenvolver cadeias produtivas sustentáveis para geração de renda, permitindo o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação ambiental.

Novos conhecimentos – Giovane Garrido, de 22 anos, é um dos comunitários que trabalha com manejo florestal comunitário na RDS e foi escolhido para participar da viagem à Guatemala. “Esta experiência vai me proporcionar novos conhecimentos, além da chance de poder passar para a frente todo o aprendizado que vou adquirir. Para mim é extremamente gratificante, só tenho a agradecer a oportunidade”, declarou.

Entre os temas que serão discutidos na viagem estão a comercialização e gerenciamento de empresas comunitárias, geração de valor agregado aos produtos explorados, temas administrativos, certificação da produção, governança e controle social e gênero, infância e indicadores de qualidade de vida.

Além do Amazonas, irão compor a delegação representantes do Acre, Pará, Rondônia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro, e também equipes do Peru e da Colômbia.

Paisagens Sustentáveis da Amazônia – O projeto é uma iniciativa financiada pelo  GEF e é parte do Amazon Sustainable Landscapes (ASL), um programa regional voltado especificamente para a Amazônia, envolvendo Brasil, Colômbia e Peru. O Banco Mundial é a agência implementadora do programa, que tem como diretriz principal a visão integrada do bioma, de modo a promover a conectividade entre os três países.

Os principais objetivos da iniciativa são aumentar as áreas de ecossistemas florestais globalmente relevantes por meio da criação de novas áreas protegidas; consolidar e melhorar a gestão de Unidades de Conservação; aumentar o financiamento para o sistema de áreas protegidas; promover a conectividade e a gestão integrada de áreas protegidas; e promover o desenvolvimento de arranjos produtivos locais e cadeias de valor derivados do uso sustentável da biodiversidade.

Estão entre as principais metas ainda a cadeia produtiva da recuperação da vegetação nativa e o setor de produção de sementes e mudas de espécies nativas; fortalecer as políticas públicas voltados à proteção e à recuperação da vegetação nativa; e promover a capacitação e a cooperação regional entre os países integrantes do programa.

Termos encontrados Amazonas, Estado de Rondônia, Estado do Acre, Estado do Amazonas, Estado do Pará, Governança, Governo do Estado do Amazonas, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Região Norte do Brasil, Turismo
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

No âmbito da Operação Shamar, CIF realiza ação educativa em bares e adegas de Manaus

09/08/2025
Governo do Amazonas

Fepiam celebra Dia Internacional dos Povos Indígenas destacando ações que fortalecem a autonomia e a cultura originária

09/08/2025
Governo do Amazonas

SPA Joventina Dias pede ajuda para localizar familiares de paciente internado na unidade

09/08/2025
Governo do Amazonas

‘EnvelheSer na Roça’: arraial reúne mais de 4 mil idosos assistidos por projeto do Governo do Amazonas

09/08/2025
Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
Governo do Amazonas

Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

08/08/2025
Governo do Amazonas

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste

08/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam multa empresa em R$ 251 mil por depósito irregular de resíduos no Distrito Industrial

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sepror conclui qualificação de Boas Práticas na Produção de Melancia e de Biofertilizantes em Rio Preto da Eva

08/08/2025
Governo do Amazonas

ADS e Secretaria de Educação discutem planejamento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar para 2026

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo