Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

MPF promove solenidade de inauguração da PRM Arapiraca em Alagoas

09/09/2019
print icon 133
Compartilhar

Geral

9 de Setembro de 2019 às 16h28

MPF promove solenidade de inauguração da PRM Arapiraca em Alagoas

Imprimir

Evento contou com a participação de autoridades, representantes de comunidades indígenas, ciganas, quilombolas e de religiões de matriz africana

Nova sede da PRM-Arapiraca em Alagoas. Crédito: Francisco Barros

Nova sede da PRM-Arapiraca em Alagoas. Crédito: Francisco Barros

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas promoveu solenidade de inauguração da nova sede da Procuradoria da República no Município de Arapiraca (PRM-Arapiraca), na última sexta-feira, dia 15. O evento marcou a entrega da unidade aos cidadãos de 47 municípios do agreste e sertão alagoanos.

O procurador-chefe do MPF/AL, Marcial Duarte Coêlho, ressaltou a importância da inauguração da nova unidade, que “mais do que meras paredes e instalações físicas, traz um sensível incremento na atuação estatal e de Justiça, na medida em que o cidadão perceberá que pode contar, em sua defesa e na dos interesses sociais, com uma Instituição forte, apta, preparada para fazer frente às maiores dificuldades, irregularidades e ilegalidades que infelizmente ainda grassam no país”.

A concorrida solenidade contou com a presença de representantes do MPF/AL, de diversas comunidades tradicionais, como indígenas, quilombola, cigana e de religiões de matriz africana, bem como da sociedade local, do Judiciário, do Estado de Alagoas, das prefeituras de Arapiraca e outros municípios e de diversos órgãos convidados.

Localizado na Rua Jaílson Nunes, no bairro Caititus, o novo prédio da procuradoria foi construído em terreno doado pela Prefeitura, em região destinada a prédios públicos e à administração municipal em Arapiraca. A PRM conta com quatro ofícios dedicados aos 47 municípios das regiões do Agreste e Sertão alagoanos.

Convidados_discurso.jpg

Vice-Governador do Estado de Alagoas, Luciano Barbosa; Juiz Federal André Carvalho Monteiro; Procurador-Chefe, Marcial Coêlho; Procurador da República Bruno Lamenha; Senador da República Rodrigo Cunha; e o Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo. Crédito: Francisco Barros

Discursos – Além do procurador-chefe do MPF em Alagoas, Marcial Duarte Coêlho, também foram oradores na solenidade: o procurador da República Bruno Lamenha, que destacou a importância na PRM na aproximação com os cidadãos, especialmente as comunidades tradicionais, que são inúmeras na área de abrangência da unidade; o diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas, o juiz federal André Carvalho Monteiro, que aproveitou a ocasião para parabenizar pelo novo prédio; o senador da República Rodrigo Cunha, que ressaltou a importância do fortalecimento e da independência do Ministério Público Federal para que o país continue firme no combate à corrupção. 

Discursaram ainda, o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, e o vice-governador do Estado de Alagoas, Luciano Barbosa.

Após os discursos, procuradores da República em Alagoas descerraram a placa oficial do novo prédio.

descerramento.jpg

Descerramento da placa oficial do novo prédio da PRM-Arapiraca. Crédito: Francisco Barros

Toré (som sagrado) – A convite do antropólogo do MPF Ivan Farias, indígenas da etnia Kariri-Xocó, do município de Porto Real do Colégio, realizaram o Toré, uma celebração religiosa a fim de proteger a unidade.

Na palavras de Nhenety Kariri-Xocó, “o Toré é um conjunto de cantos e danças indígenas que expressa os acontecimentos históricos, culturais, apresentando em forma de arte os fenômenos naturais do universo tribal. O canto conectado com a dança, harmonizado o espírito coletivo, praticado na energia nativa, derrama o suor no chão; os movimentos dos braços trazem a chuva refrescante do Inverno”.

tore_2.jpg

Indígenas da etnia Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio (AL). Crédito: Francisco Barros

“O instrumento musical maracá é tocado de acordo com os batimentos cardíacos do coração, respeitando e seguindo o ritmo da vida. Quem traz o maracá na mão, está com o Planeta Terra em miniatura, simbolizada no coité. Girar este instrumento na mão é movimentar o mundo, trazendo o dia, a noite, faz mudar as estações – Verão, Outono, Primavera e Inverno. Os círculos dos movimentos da dança representam a circunferência da Terra, do sol e da lua, a aldeia, a maloca, o círculo da vida”, finaliza.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público Federal em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400

Termos encontrados Energia, Estado de Alagoas, Justiça, Ministério Público Federal, Região Nordeste
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo