Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Ministério Público Federal do Amazonas

Nota de esclarecimento

11/10/2019
b11e5161 5e94 4f0a 9d7a 285d5453229e
Compartilhar

b11e5161 5e94 4f0a 9d7a 285d5453229e

Em relação à reportagem sobre a Operação Korubo, realizada para o combate ao garimpo ilegal na região de Jutaí (AM), veiculada em 10 de outubro de 2019, em trecho narrando que “Exército se recusou a apoiar ação na região, diz MPF”, o procurador da República Valdir Monteiro Oliveira Júnior presta o seguinte esclarecimento:

O Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia, não manifestou recusa ao Ministério Público Federal em apoiar a ação na região. Na verdade, o que ocorreu foi inviabilidade técnica para implementar o planejamento inicial, que consistia no transporte não só de agentes, mas também de embarcações pela via aérea. Além disso, devido a restrições nas horas de voo do helicóptero Blackhawk que daria o apoio, em um primeiro momento seria feita apenas a infiltração dos agentes, enquanto a exfiltração dar-se-ia por outros meios.

Por outras razões (entre elas, a necessidade de maior tempo de operação), foi articulada outra abordagem, que ao final contou com o apoio de helicópteros do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal. Tratou-se de uma opção adotada pelos coordenadores da ação, e não de uma recusa por parte do Exército Brasileiro manifestada ao Ministério Público Federal.

O relato de tal situação consta de documento que detalha tratativas para a realização da operação e faz parte de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal para garantir a destruição in loco dos bens utilizados na prática dos ilícitos, em virtude da dificuldade de acesso à região.

O documento em questão serviu tão somente como memória dos procedimentos em curso, para nivelar o conhecimento dos interlocutores quanto ao estágio, naquele momento, das tratativas. Para completa elucidação, reproduz-se trecho do documento que trata da situação referida:

O planejamento inicial envolveria infiltração e exfiltração, por helicóptero, de agentes e embarcações em pontos específicos do rio, de forma a se levar a cabo uma ação de cerca de 5 ou 6 dias. Para tal, contava-se inicialmente com aeronave do Exército Brasileiro (Blackhawk).

Após interlocução com o Comando Militar da Amazônia, foi possível garantir apenas a infiltração, e, ainda assim, sem o transporte das embarcações, por inviabilidade técnica.

Por conta disso, houve um novo planejamento, elaborado pela Funai, dessa vez para uma operação de cerca de 12 dias. Neste novo cenário, haveria o transporte prévio das embarcações por via fluvial, mediante uma história de cobertura, infiltração aérea dos agentes e posterior navegação até Tefé, a partir de onde os participantes retornariam a suas origens por meio de voos comerciais.

Com esta mudança, notadamente quanto à duração da operação, a Polícia Federal indicou que seria necessário mais tempo de planejamento. Somando-se a isso outras intercorrências, infelizmente não foi possível realizar a operação no primeiro prazo pretendido.

Em conclusão, o procurador da República Valdir Monteiro de Oliveira Júnior destaca que o Exército Brasileiro, principalmente por meio do Comando de Fronteira Solimões/8º BIS, tem colaborado por diversas ocasiões com ações na cidade de Tabatinga e demais municípios do Alto Solimões, no Amazonas, área sob atribuição da Procuradoria da República no Município de Tabatinga.

Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Jutaí, Ministério Público, MPF-AM, Polícia, Polícia Federal, Procuradoria da República no Amazonas, Tabatinga, Tefé, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

MPF e DPE/AM conseguem na Justiça equipamentos e pediatras para hospital em São Gabriel da Cachoeira (AM)

10/07/2023

MPF e DPE/AM conseguem na Justiça equipamentos e pediatras para hospital em São Gabriel da Cachoeira (AM)

10/07/2023

MPF e DPE/AM conseguem na Justiça equipamentos e pediatras para hospital em São Gabriel da Cachoeira (AM)

10/07/2023
pdf 6
Ministério Público Federal do Amazonas

Decisão 1007677-04.2020.4.01.3200 – Yanomami em vulnerabilidade Barcelos

21/06/2023
pdf 5
Ministério Público Federal do Amazonas

Decisão 1008934-64.2020.4.01.3200 – Yanomami em vulnerabilidade Barcelos

21/06/2023

Justiça determina mobilização imediata de órgãos federais a Barcelos (AM) para dar apoio a indígenas Yanomami em vulnerabilidade

21/06/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo