Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Nova versão do Sistema Cidadão do MPF é totalmente acessível a pessoas com deficiência visual

25/09/2019
print icon 417
Compartilhar

Direitos do Cidadão

25 de Setembro de 2019 às 16h55

Nova versão do Sistema Cidadão do MPF é totalmente acessível a pessoas com deficiência visual

Imprimir

Ferramenta, que já garantia acessibilidade aos cidadãos que procuram o MPF, agora também permite que servidores com deficiência façam o atendimento das demandas

Arte Secom/PGR

Arte Secom/PGR

Está no ar a nova versão do Sistema Cidadão, com funcionalidades para garantir total acessibilidade a servidores com deficiência visual que fazem o atendimento às pessoas que procuram o Ministério Público Federal (MPF). A ferramenta é a porta de entrada das manifestações feitas pelos cidadãos ao MPF e é utilizada para o atendimento das demandas realizado pela Ouvidoria e pelas Salas de Atendimento ao Cidadão (SAC) de todo o Brasil, desde 2012. O sistema, que já era totalmente acessível aos cidadãos com deficiência visual que procuram o MPF, agora também pode ser utilizado pelos servidores nessa condição que desejam atuar como atendente.

Para o ouvidor-geral do MPF, Juliano Baiocchi, o uso de ferramentas tecnológicas para garantir acessibilidade aos sistemas é fundamental para a inclusão de pessoas com deficiência em todos os setores da administração. “A inclusão de servidores com deficiência no quadro da Ouvidoria é importante para a empatia do órgão com essas pessoas. Nesse sentido, a iniciativa representa um grande avanço”, destaca. Atualmente há mais de 300 servidores com algum tipo de deficiência em todo o MPF, sendo 110 com problemas de visão.

190919OuvidoriaRetratoLeodeficienteVisualAntonio2A nova versão do Sistema Cidadão possibilita que as informações contidas na plataforma sejam reconhecidas pelos softwares de leitor de tela usados por pessoas com deficiência visual. O programa converte os dados em áudio, orientando a navegação do usuário, que consegue se localizar na página e acessar os links por meio do teclado. Segundo o analista de Direito da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), Leonardo Antônio de Moraes Filho, que testou a nova versão, os desenvolvedores de sistemas devem sempre ter a preocupação de seguir os protocolos de acessibilidade no ambiente digital, para que as ferramentas sejam responsivas. “Também é fundamental que todos os links possam ser acessados via teclado, pois a necessidade de uso do mouse inviabiliza a navegação, já que não é possível visualizar o posicionamento do cursor na tela”, explica Moraes Filho.

Outro ponto importante é rotular os botões de acesso – o que significa incluir descrições em texto sobre a funcionalidade de cada um deles – assim como descrever todas as imagens, para que o sistema consiga transformar as informações de texto em áudio e orientar o usuário. Segundo a chefe do Núcleo de Desenvolvimento e Sustentabilidade de Soluções nº 12, Patrícia Prado, a equipe responsável pelo desenvolvimento da ferramenta se especializou para compreender melhor a realidade desse público-alvo e agregar as melhorias. “Testes feitos com leitor de tela contribuíram para que a equipe pudesse sentir como era navegar pelo sistema como uma pessoa com deficiência e, assim, desenvolver empatia para tornar o Sistema Cidadão um produto ainda melhor para o MPF como um todo”, pontuou.

A nova versão do sistema passou pelo teste de servidores com deficiência visual e já incorporou as funcionalidades sugeridas pelos usuários. A ferramenta também traz mudanças de leiaute (com letras maiores e contraste de cores), o que facilita o acesso de pessoas com déficit de visão. “Embora ainda tenhamos muito a avançar no MPF, essas adaptações são fundamentais, pois ajudam a fomentar uma mudança de cultura em direção à maior inclusão de pessoas com deficiência”, conclui Moraes Filho.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Termos encontrados Cultura, Justiça, Ministério Público Federal
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo