Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SUFRAMA

Novo porta-contêiner chega a Manaus para navegação de cabotagem

15/11/2019
Compartilhar

Ministro da Infraestrutura participou do evento, que deve desenvolver a cabotagem no Polo Industrial de Manaus.

por Layana Rios publicado: 14/11/2019 20h00 última modificação: 15/11/2019 20h59

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), representada pelo superintendente Alfredo Menezes, participou, nesta quinta-feira (14), da solenidade que marcou a chegada do navio porta-contêiner da Log-In Logística Intermodal, o Log-In Polaris, ancorado no Porto Chibatão. A solenidade contou também com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, entre outras autoridades.

O diretor de operações da Log In, Mauricio Trompowsky, explicou que o direcionamento estratégico da empresa sempre foi o desenvolvimento da cabotagem e o fortalecimento da marinha mercante brasileira. “Temos um projeto totalmente adequado à cabotagem do Brasil. Estamos a bordo de um navio que chega para contribuir com o crescimento da cabotagem, para a rede nacional e para o desenvolvimento do nosso País de maneira mais segura, mais eficiente e mais sustentável”, afirmou. A cabotagem é a navegação entre portos marítimos do mesmo país, sem perder a costa de vista.

Durante a solenidade, o superintendente Alfredo Menezes destacou três grandes desafios da Amazônia. “Temos (como desafios) o meio ambiente, a infraestrutura e a logística. O que estamos vendo aqui hoje é um desses desafios sendo aperfeiçoado. Sabemos da importância que tem a cabotagem para o nosso Polo Industrial de Manaus, para o sucesso desse empreendimento tão importante para o Brasil e para a região”, disse.

O ministro Tarcísio Gomes afirmou que o momento é de buscar expandir o potencial da cabotagem no Brasil. “Temos uma cabotagem que está crescendo a 18% ao ano e tem potencial para crescer 30% ao ano”, afirmou. Segundo ele, a cabotagem não cresceu ao longo do tempo em função restrições impostas no estímulo à indústria naval. “Nós fizemos uma reavaliação dessa política pública e estamos liberando esse segmento da cabotagem para que possamos trazer embarcações estrangeiras a preços mais baixos, também estamos atuando em outros fatores de custos, como tributo, combustível, tripulação, para tornar esse transporte mais competitivo e vamos ter novas formas de afretamento para aumentar a oferta de cabotagem no Brasil”, explicou.

Na ocasião, o ministro também falou sobre o início da pavimentação da BR-319. “Começa ano que vem nos primeiros 52 quilômetros a partir do Careiro e em 2021 na extensão inteira”, disse. Gomes também anunciou o leilão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. “O aeroporto de Manaus vai compor o bloco Norte, junto com outros aeroportos da região. É um aeroporto muito relevante, tanto em transporte de passageiros, quanto de cargas”, afirmou. A previsão do leilão é outubro de 2020.

Log-In Polaris
O navio Log-In Polaris foi construído pelo estaleiro chinês CSSC Guangzhou Wenchong Shipyard e tem capacidade para transportar 600 contâineres refrigerados (2.700 TEUs). Segundo informações da empresa, a nova embarcação tem os mancais do eixo propulsor resfriados e lubrificados com água ao invés de óleo lubrificante. Também economiza o consumo de combustível por meio da pintura do casco com fricção reduzida e pela potência do motor principal adequada à velocidade de operação da cabotagem. O investimento total com a embarcação foi de R$ 152 Mi.

A Log-In Logística Intermodal atua na criação de soluções logísticas integradas para movimentação de cargas na cabotagem no Brasil e no Mercosul, por meio marítimo, complementado por ponta rodoviária para serviços porta a porta, bem como pela movimentação portuária e armazenagem de carga através de terminais marítimos e intermodais terrestres.

Termos encontrados Careiro, Economia, Economia no Amazonas, Estado do Amazonas, Infraestrutura, Manaus, PIM, Polo Industrial de Manaus, Região Norte do Brasil, Serviços, SUFRAMA, Superintendência da Zona Franca de Manaus, Transporte, Tributação, ZFM, Zona Franca de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

PRESIDENTE DA JUCEA MARIA DE JESUS LINS e SUPERINTENDENTE DA SUFRAMA ALGACIR POLSIN 3
SUFRAMAJuceaManchete

Jucea e Suframa assinam acordo de cooperação técnica para consulta de informações

11/11/2021
bcaf3869 9a2d 46cf a8c7 5d4a0517d929
EconomiaSUFRAMA

Suframa faz consulta pública para reformular Resolução de Projetos Industriais

30/12/2020
06c6df3d c980 4c97 938e 972f03fa7f1d
SUFRAMA

Polo Industrial de Manaus fatura R$ 95,49 bi de janeiro a outubro de 2020

29/12/2020
c7b76a63 69bb 46c5 9317 e45fdbff8e4a
SUFRAMA

ZFM e Zona Franca do Paraguai assinam acordo para ampliar ações conjuntas

23/12/2020
88f9a3ec 341d 40f0 b763 867bd7742e53
SUFRAMA

Fazenda experimental da Ufam no DAS fomenta ensino e capacitação rural

22/12/2020
9a00ddad 9586 4798 b782 c7f0250bbb41
SUFRAMA

Projeto une empresa da ZFM e Ufam para ampliar capacitação profissional

21/12/2020
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo