Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura Municipal de Manaus

Pessoas em vulnerabilidade têm acesso à cidadania com sub-registro civil de nascimento

08/07/2019
48207702432 6109f46cff z
Compartilhar

A dona de casa Lorena Alves, de 25 anos, é um dos inúmeros casos atendidos pelo serviço do sub-registro civil de nascimento, ofertado pela Prefeitura de Manaus. Ela é mãe de uma criança de 9 anos, que não foi registrada em cartório após o nascimento e, por isso, não possui o documento de Certidão de Nascimento.
 

 
“Eu não conhecia os benefícios que a minha filha poderia ter com o registro civil, muitas coisas ela perdeu por não ter o documento. Descobri o serviço, perdi o medo e vim resolver essa situação. Agora, minha filha vai se tornar uma cidadã e poderá estudar”, relatou Lorena Alves.
 
Pela Lei federal 6.015, o recém-nascido deve ser registrado em cartório no prazo de 15 dias do nascimento, ampliando-se até três meses para os lugares distantes mais de 30 quilômetros da sede do cartório.
 
Para garantir a cidadania dos cidadãos que estão “invisíveis” na sociedade, pela falta da documentação básica, o prefeito Arthur Virgílio Neto instituiu, em agosto de 2016, o Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
 
“O compromisso do prefeito Arthur é garantir direitos à população. E a certidão de nascimento não é apenas um pedaço de papel, é a porta da cidadania. A partir desse documento o indivíduo é reconhecido como cidadão, partindo em busca dos seus direitos e benefícios sociais. É um trabalho muito importante que a prefeitura vem fazendo”, destacou a secretária da Semasc, Conceição Sampaio.
 
O Comitê tem a participação de diversos agentes intersetoriais de órgãos da saúde, educação, cartórios e defensores públicos.  A rede de atendimento atua na identificação de pessoas que ainda não possuem acesso à cidadania e garante agilidade e gratuidade no processo de emissão do registro civil.
 
Dados do Departamento de Direitos Humanos (DDH) da Semasc, apontam que, de 2016 a maio de 2019, foram viabilizados 1.020 registros tardios de nascimento, além de 1.821 emissões de segunda via da certidão, somente no município de Manaus.
 
Com a gratuidade garantida à pessoa com deficiência, Amanda Verçosa, 24 anos, que é muda e surda, vai ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir da certidão de nascimento. “Ficamos gratos por essa ajuda. Com o documento ela conseguirá receber o benefício a que tem direito” disse o irmão, Alcimar Verçosa.
 
Serviço
O serviço do sub-registro civil de nascimento funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na sede da Semasc, que fica na esquina da avenida Ayrão com Ferreira Pena, Centro.
 
A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Vera Queiroz, explicou que para emitir a certidão tardia há todo um trâmite burocrático que gera custo ao cidadão. Mas a prefeitura garante a gratuidade dos documentos para as pessoas no perfil de vulnerabilidade social e econômica.
 
“Nós realizamos o atendimento e a triagem social, identificando o sub-registro, em seguida buscamos as dez certidões negativas nos cartórios de Manaus. Em casos de segunda via, recebemos a demanda encaminhada pela rede de proteção, justificando a vulnerabilidade social do usuário para, então, emitir o documento gratuitamente”, explicou Vera Queiroz.
 
A prefeitura tem levado o serviço a diversas ações de cidadania, como o projeto itinerante “Prefeitura + Presente” e comunidades ribeirinhas situadas nos rios Negro e Amazonas.
 
Texto – Jordana Santos e Alexsandro Machado/ Semasc
Fotos – Nathalie Brasil / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmEPVrtv
The post Pessoas em vulnerabilidade têm acesso à cidadania com sub-registro civil de nascimento appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.

Termos encontrados Amazonas, Cidadania, Cidade de Manaus, Direitos Humanos, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado do Amazonas, Legislação, Manaus, Prefeitura de Municipal de Manaus, Prefeitura Municipal de Manaus, Região Norte do Brasil, Saúde, Universidade Federal, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

52613567496 1ff0fec456 o 720x407 1
ManausPrefeitura Municipal de Manaus

Prefeito, em exercício, Caio André recebe boneca Kamélia e abre oficialmente o Carnaval 2023 em Manaus

08/01/2023
52444071601 7a528e9742 c
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Prefeitura de Manaus avança na implementação do Regime de Previdência Complementar para servidores efetivos

07/01/2023
52204521166 4d2726259b c
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 7/1

07/01/2023
52425290381 55f9dcf545 c
Prefeitura Municipal de Manaus

Importância de atividades físicas para a prevenção de doenças

07/01/2023
52611481784 8cdda89eda c
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

56 anos da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista

07/01/2023
52611679350 4568d1a22d c
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Reinauguração de escola municipal marca abertura do ano letivo em comunidades do rio Negro

07/01/2023
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo