Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Polícia Militar forma 89 capitães em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

05/09/2019
formatura pm 2019
Compartilhar

formatura pm 2019

A Polícia Militar formou 89 capitães no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (5), no Memorial da América Latina, na zona oeste da capital. A turma é composta por 75 PMs do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM), sendo um do Estado do Maranhão, e 14 do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS).

O curso, reconhecido como mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é um dos requisitos para que os policiais militares se tornem aptos ao posto de major, proporcionando aperfeiçoamento técnico-profissional para o exercício das funções de assessoria de planejamento em Estado-Maior e direção das várias unidades da PM.

“Na coroa da PM a joia está naquele órgão que forma, aperfeiçoa e busca fazer com que as pessoas que nos seguem sejam melhor do que somos”, disse o Secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. “Por isso, eu vibro em cada formatura e agradeço à estrutura que permite isso funcionar”, completou.

A influência positiva dos familiares no processo de formação dos capitães foi destacada durante o evento. “É um momento de alegria, de comemoração e exaltação ao preparo do policial militar. Quero agradecer às pessoas que estão ao lado dos senhores [formandos], que os ensinaram a andar, conviver e acreditar em um mundo melhor. Por isso os senhores cruzaram os portões do Barro Branco”, destacou o Comandante Geral da PM, coronel Marcelo Vieira Salles.

“Os senhores ofertaram uma fortaleza familiar capaz de manter esses capitães seguros para concluir esse curso. Vocês acreditaram na integridade da PM e permitiram que seus filhos pudessem estar em nossas fileiras há quase 20 anos”, afirmou o Comandante do Centro de Altos Estudos de Segurança Pública (Caes), coronel Eduardo Fernandes.

A turma de formandos elegeu o coronel Fernando Alencar Medeiros, subcomandante geral, como paraninfo da turma. “O coronel Alencar ensinou os senhores a marchar, a serem oficiais e está ao meu lado orgulhoso de vê-los”, afirmou o coronel Salles. “Agradecemos ao nosso querido paraninfo. Esses conhecimentos, somados aos anos de experiência, nos permitirão um futuro promissor no combate ao crime e para promover a melhor sensação de segurança”, complementou o orador da turma, capitão Anderson Barbosa Casado.

Como patrono foi eleito o major Carlos José Benassi, que morreu em janeiro do ano passado. A esposa dele, Sirlei Scarite Albino Benassi, recebeu a homenagem pelo major.

Medalha Pedro Dias de Campos

O primeiro colocado no curso, Wanderley Turolla Alves Cardoso, que atua no 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Bragança Paulista, recebeu a medalha Pedro Dias de Campos. A honraria, instituída por meio de decreto em 1975, foi entregue em reconhecimento ao seu desempenho intelectual. Essa é a terceira vez que o policial recebe a medalha.

Os capitães Rogerio Mariano de Lima e Celso Ricardo e Souza, concluíram o mestrado como 2º e 3º colocados, respectivamente, e receberam o diploma do general Campos e do coronel Salles. Os demais formandos tiveram os certificados entregues por seus padrinhos, familiares e amigos.

Sobre o curso

Para participar do processo seletivo interno e ingressar no curso, os oficiais precisam estar há pelo menos três anos no posto de capitão. O grupo iniciou o curso em 4 de fevereiro deste ano e, ao longo de 616 horas-aula presenciais, estudaram diversas disciplinas, como Ética, Direitos Humanos, Atualização Jurídica, Tiro Defensivo na Preservação da Vida, Administração de Projetos e Gestão de Polícia.

O CAO proporciona ao oficial estudos de alto nível, necessários ao desenvolvimento de potencialidades. Os alunos desenvolvem uma tese dissertativa que é apresentada a uma banca como trabalho de conclusão de curso. As teses devem ter temas de interesse da segurança pública, que permitam inovações nos métodos e processos em uso na instituição.

Termos encontrados Decretos, Direitos Humanos, Educação, Estado de São Paulo, Estado do Ceará, Estado do Maranhão, Polícia, Polícia Militar, Região Nordeste, Saúde, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo