Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SUFRAMA

Presidente Jair Bolsonaro inaugura primeira edição da fesPIM

27/11/2019
Compartilhar

Evento contará com programação diversificada a fim de mostrar a importância estratégica do Polo Industrial de Manaus para o crescimento socioeconômico de todo o País com base em conceitos de sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento.

Com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, ocorreu nesta quarta-feira (27), no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, a solenidade de abertura da primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (I fesPIM). Com 130 stands sustentáveis e expectativa de público de aproximadamente 40 mil visitantes em três dias de duração, a feira – realizada pelo Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), por meio de cooperação técnica com a Suframa – contará com programação diversificada, incluindo palestras com especialistas nacionais e internacionais, exposição e comercialização de produtos e ações de disseminação de projetos e ações sustentáveis, a fim de mostrar a importância estratégica do PIM para o crescimento socioeconômico de todo o País com base em conceitos de sustentabilidade, tecnologia e desenvolvimento.

O discurso inaugural da solenidade foi realizado pelo superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, que definiu inicialmente a fesPIM como “novo conceito de defesa do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e de valorização do Polo Industrial de Manaus como indústria verde do País”. Além de agradecer a presença do presidente Jair Bolsonaro e da primeira-dama Michelle Bolsonaro – sinal do “amor do presidente pela Amazônia e pelo Brasil” –, bem como a confiança de todos os patrocinadores e empreendedores que acreditaram e apostaram na realização do evento, ele disse que a feira tem importância estratégica para a região considerando o atual cenário econômico, político e ambiental do Brasil e as perspectivas futuras da ZFM no contexto do desenvolvimento regional.

“Ao longo de três dias, teremos expostos, aqui, os resultados do trabalho de empresas do PIM, associações, órgãos públicos e privados, institutos e demais parceiros que representam parcela significativa dos empreendedores que geram riquezas na região e depositam confiança no governo federal, o qual, representado pela pessoa do presidente Jair Bolsonaro, resgatou a credibilidade institucional da Suframa e transformou a ZFM em um dos melhores ambientes de negócios do País, gerando oportunidades de emprego e renda e, principalmente, de interiorização da economia. A ZFM, atualmente, é mais que um modelo ou política de desenvolvimento regional – é o único modelo constitucional e alternativo de preservação e respeito da Amazônia brasileira”, afirmou Menezes.

Ele também ressaltou avanços alcançados pelo modelo Zona Franca de Manaus nos últimos meses, entre os quais a retomada do crescimento da produção e do faturamento do PIM, o destravamento de Processos Produtivos Básicos, as ações de revitalização viária do Distrito Industrial, em parceria com a Prefeitura de Manaus, os novos investimentos aprovados pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS) neste ano e a confirmação pelo governo federal de que o asfaltamento da BR-319 será realizado ao longo dos próximos dois anos. “Esses resultados são consequência do trabalho duro dos servidores da Suframa e da união de esforços com os mais diversos parceiros, integrados na missão da atração de investimentos e na busca por um futuro melhor para a região amazônica. Ratifico mais uma vez que o modelo ZFM, criado pelos colegas militares no final da década de 1960, e hoje com apelo centrado na tecnologia, inovação e bioeconomia, representa fonte de riqueza para a economia nacional e demonstra que desenvolvimento e progresso econômico podem caminhar lado a lado com a defesa e a proteção da floresta”, complementou.

O presidente do Instituto Piatam, Alexandre Rivas, destacou o estudo “Instrumentos Econômicos para a Proteção da Amazônia – A experiência do Polo Industrial de Manaus”, o qual, com rigor técnico-científico de padrão internacional, demonstrou que “o PIM não apenas cumpriu sua missão desenvolvimentista, mas, além disso, produziu bônus altamente relevante para a sociedade contemporânea, tornando-se, assim, o maior projeto de proteção de florestas tropicais do Planeta, que tem elevada relevância no atual contexto das mudanças climáticas”.

Rivas reforçou, ainda, que o objetivo da I fesPIM não é apenas expor o que é produzido pelo PIM, mas também mostrar que cada empresa instalada na região compreende cada vez mais o seu papel para o desenvolvimento sustentável e, por consequência, para a proteção da Amazônia. “Esta feira é uma ação de altíssima relevância e não utilizou R$ 1 sequer de dinheiro público. Tudo que está aqui foi patrocinado pelas empresas do PIM, fato muito importante porque mostra um aumento da responsabilidade e consciência coletiva da importância do PIM e dos desafios à frente: a necessidade de mudarmos uma economia fóssil para uma bioeconomia”, acrescentou.

Na sequência, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, fizeram uso da palavra. Neto lembrou que esta é a segunda vinda de Bolsonaro a Manaus em aproximadamente quatro meses e disse que o presidente tem sido correto ao dizer que manterá as prerrogativas da Zona Franca de Manaus, mas cobrou também mais investimentos, principalmente, em infraestrutura e capital intelectual na região. Ele também fez questão de elogiar a indicação do superintendente Alfredo Menezes para o cargo e a adoção de critérios técnicos, em detrimento de motivações políticas, para a ocupação de cargos na Suframa.

O governador Wilson Lima, por sua vez, também agradeceu a deferência do presidente Jair Bolsonaro ao Estado do Amazonas em nova visita oficial e disse que a fesPIM é um evento importante porque reforça o conceito de que a Zona Franca de Manaus é fundamental para manter preservados os ativos ambientais. “Todos os dias mostramos para o Brasil e para o mundo que uma indústria forte no Estado do Amazonas significa um sistema forte de proteção ao meio ambiente, que a relação entre a produção industrial e a proteção das florestas é direta. Mas precisamos também caminhar em outras frentes e estamos fazendo isso”, disse o governador.

Encerrando a solenidade, o presidente da República, Jair Bolsonaro, iniciou seu discurso agradecendo empreendedores e empresários de fora do País que acreditam no Brasil e citando avanços recentes que evidenciam um momento positivo da economia nacional, entre os quais a redução da taxa de juros para 5% – menor patamar da história -, a inflação abaixo da meta e a diminuição do Risco Brasil. “É a volta da confiança em nosso País, fruto do trabalho de um governo que escolheu 22 ministros por critérios técnicos e, em função disso, vem dando certo, graças a Deus”, afirmou Bolsonaro.

Ele também voltou a criticar a “indústria de demarcação de terras indígenas” e ressaltou aspectos históricos da criação do modelo Zona Franca de Manaus, o qual foi idealizado, segundo o presidente, com a missão de “trazer a região para dentro do Brasil, mostrar que ela é nossa e está dentro dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados do território brasileiro.”

Por fim, Bolsonaro voltou a defender a importância dos vastos recursos naturais da Amazônia para o desenvolvimento de todo o País e o papel estratégico exercido pela Zona Franca de Manaus para a preservação ambiental da região. “A Zona Franca de Manaus é um símbolo, uma garantia de que, enquanto ela existir, a Amazônia é do Brasil. Estamos aqui no pedaço de terra mais rico do mundo em minerais, água potável e biodiversidade. A cobiça existe sobre essa região e devemos nos preocupar com isso”, disse o presidente, citando, ainda, exemplos de países como Japão, Coréia e Israel, que se reconstruíram após guerras ou não dispõem desses recursos naturais, e conseguiram se desenvolver de forma mais acentuada. “Não podemos continuar pobres pisando num solo rico, isso precisa mudar. Olha o que nós temos e o que nós não somos. O que falta? Falta cada um de nós fazer nossa parte. Deus foi generoso demais para conosco. Vamos mudar o destino do Brasil”, finalizou o presidente.

Foto: Chico Batata

Termos encontrados Amazonas, Economia, Economia no Amazonas, Estado do Amazonas, Governado Wilson Lima, Governador Wilson Lima, Infraestrutura, Manaus, PIM, Polo Industrial de Manaus, Prefeito Arthur Neto, Prefeitura de Municipal de Manaus, Presidente Jair Bolsonaro, Região Norte do Brasil, SUFRAMA, Superintendência da Zona Franca de Manaus, Tecnologia, ZFM, Zona Franca de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

PRESIDENTE DA JUCEA MARIA DE JESUS LINS e SUPERINTENDENTE DA SUFRAMA ALGACIR POLSIN 3
SUFRAMAJuceaManchete

Jucea e Suframa assinam acordo de cooperação técnica para consulta de informações

11/11/2021
bcaf3869 9a2d 46cf a8c7 5d4a0517d929
EconomiaSUFRAMA

Suframa faz consulta pública para reformular Resolução de Projetos Industriais

30/12/2020
06c6df3d c980 4c97 938e 972f03fa7f1d
SUFRAMA

Polo Industrial de Manaus fatura R$ 95,49 bi de janeiro a outubro de 2020

29/12/2020
c7b76a63 69bb 46c5 9317 e45fdbff8e4a
SUFRAMA

ZFM e Zona Franca do Paraguai assinam acordo para ampliar ações conjuntas

23/12/2020
88f9a3ec 341d 40f0 b763 867bd7742e53
SUFRAMA

Fazenda experimental da Ufam no DAS fomenta ensino e capacitação rural

22/12/2020
9a00ddad 9586 4798 b782 c7f0250bbb41
SUFRAMA

Projeto une empresa da ZFM e Ufam para ampliar capacitação profissional

21/12/2020
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo