Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
UFAM

Professora Maria Linda Flora de Novaes Benetton após defender memorial acadêmico ascende a titular

06/12/2019
IMG 9644 scaled
Compartilhar

Últimas notícias
Por Sebastião de OliveiraEquipe Ascom Ufam
A defesa do memorial acadêmico da professora Maria Linda Flora de Noaves Benetton ocorreu na tarde de quarta-feira, 4, no auditório Professor Altair Fernandes dos Santos, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam), localizado no setor Sul do Campus Universitário, e permitiu a progressão funcional à classe de professora titular.
Durante a defesa, a docente traçou a trajetória em que destacou a experiência de 15 anos na coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade Educação a Distância (EAD). A defesa foi marcada pela riqueza de detalhes marcantes de sua vida, envolvendo circunstâncias desde a infância até a Academia, e foi avaliado pela Comissão Especial composta pelo presidente, professor Jefferson da Cruz da Ufam e membros, professores Sidineia Aparecida Amadio e José Celso de Oliveira Malta, ambos do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia de (Inpa) e Everton Rabelo Cordeiro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 
Trajetória
Doutora em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), a professora Maria Linda Flora de Novaes Benetton conta que costuma sintetizar o nome para “Flora Benetton” ou simplesmente “Flora”. Descendente de família tradicional italiana; é natural do estado de São Paulo, da cidade de Laranjal Paulista, e a segunda filha de sete irmãos. Tempos depois, mudou-se para a cidade de Piracicaba (SP), destacando-se nos estudos incentivados pelos pais, o que acabou refletido em sua carreira profissional.   
Depois de interromper o colegial para fazer intercâmbio nos EUA, retornou ao Brasil para finalizar seus estudos. Ingressou na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), graduando-se, em 1986, no curso de Ciências Biológicas. Naquela ocasião, veio a vontade de conhecer o Amazonas. “Uma terra desconhecida”, assim dizia a professora que, já morando em Manaus, ingressaria no mestrado  em Biologia de Água Doce e Pesca Interior do Inpa em 1996.
Primeiro curso EAD da Ufam
A professora Flora considera importante a avaliação do memorial. Ela disse que, quando começou a elaborar o processo em que reuniu toda uma documentação, isso permitiu que revisse sua história, o que a fez perceber o quanto contribuiu para a Universidade, tanto no ensino de graduação (presencial) quanto no Ensino a Distancia (EAD). Ela acredita que deixou um legado importante, especialmente coordenando o primeiro curso a distancia desta Universidade.  Para a docente, muitos alunos do interior que cursaram o EAD não teriam condições de frequentar a Universidade, mas, atualmente, estão trabalhando na rede pública de Ensino.
As grandes transformações levadas aos alunos nos rincões amazônicos foram desenvolvidas pela professora que, durante uma reflexão, chegou a duvidar de que suas ações pudessem ter trazido tantos benefícios a essas pessoas. Segundo ela, isso ocorreu também no ensino presencial, a qual  ministrou aulas em grande parte no curso de Medicina. “Hoje em dia; quando vou ao médico, sou atendida por um ex-aluno. Outro dia fiz uma cirurgia, foi realizada também por um ex-aluno e, quando voltei da anestesia, disse ‘está tudo bem?’ O anestesista falou ‘seu aluno aprendeu direitinho, professora’”, comentou ela.
“Creio que exercer a função de professor temos uma responsabilidade muito grande, repassando o conhecimento adquirido aos alunos, mostrando a importância desse conhecimento, da sustentabilidade, da vida e de se manter a floresta. Hoje, fazendo uma reflexão, somente eles podem impedir que isso se prolifere”, afirmou a docente.
Ela questionou ainda: qual o papel do professor? E disse que é formar profissionais qualificados para o mercado. “Essa é a nossa função”, completou. Ela acredita que o ensino é uma função primária da Universidade, e ficou lisonjeada e muito agradecida por poder contribuído dessa forma para a sociedade amazonense.      
Publicação de Livro
Toda a vivência pedagógica na Universidade, mas principalmente na coordenação do Ensino a Distância, está sendo registrada para uma futura publicação. “O medo do desconhecido fez que eu criasse barreira, mas, depois que as coisas foram fluindo, vão acontecendo, passa a ser uma coisa natural. Ficou tão natural quanto dar aula presencial. Foi um momento desafiador, principalmente as distancias, assim como a diversidade cultural dos alunos. Exemplo disso são as diferenças entre um aluno da cidade e aquele que vive em uma comunidade indígena. Então, nós tínhamos que lidar com pessoas com culturas muito diferentes no próprio Estado”, analisou a oradora.
Currículo
A professora doutora Maria Linda Flora de Novaes Benetton possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1996) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor associado I com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças parasitárias, parasitoses intestinais, epidemiologia e saúde pública. Atua, desde 2006, como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade a distância – EAD.

Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino à distância, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Estado de Minas Gerais, Estado de São Paulo, Estado do Amazonas, Justiça, Manaus, Região Norte do Brasil, Região Sudeste, Saúde, Saúde Pública, Universidade, Universidade Federal, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Universidades
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UFAM portal
DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Colecao de peixes do laboratorio de Ictiologia da Ufam Foto acervo pesquisadora Kedma Cristine Yamamoto 1024x768 1
MancheteUFAM

Governo do Amazonas investe em novo modelo de gestão e informatização da coleção de peixe da Ufam

18/06/2022
Academicos da Ufam visitam nucleo do Respirar na Vila foto Rudson Renan Faar 1 1024x683 1
DestaqueUFAM

Acadêmicos da Ufam visitam núcleo do RespirAr na Vila Olímpica

08/06/2022
WhatsApp Image 2022 05 23 at 10.52.11 1024x768 1
DestaqueUFAM

Semana da Cultura do Café se encerra com dia de campo na Fazenda Experimental da Ufam

23/05/2022
Aula Prof. Jackeline FOTO Divulgacao Fuam 1 300x207 1
SaúdeDestaqueUFAM

Fuam exibe aula on-line sobre assistência de enfermagem em hanseníase para estudantes da Ufam

02/06/2021
Fapeam Estudo Laboratorio Peixes Regionais1
FapeamDestaqueUFAM

Projeto para modernização de coleção de peixes regionais tem apoio da Fapeam

20/05/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo