Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Projeto da Susam leva gestantes em pré-natal para conhecerem maternidade onde vão ter bebê

18/12/2019
Projeto de VinculaC3A7C3A3o de GrC3A1vidas no PrC3A9 Natal C3A0s maternidades 2 1 500x332 1 1
Compartilhar

19:45 – 18/12/2019
FOTO: Gisele Rodrigues/Susam
Para aproximar as gestantes das maternidades durante o pré-natal, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza o Projeto de Vinculação na rede de sete maternidades da rede estadual. Neste ano, durante as reuniões, cerca de 5,7 mil gestantes em pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram preparadas para o parto, tiveram dúvidas esclarecidas e conheceram as maternidades onde darão à luz.
 De acordo com a coordenadora da Rede Cegonha da Susam, Cilícia Aquino, o projeto funciona em parceria com o município, que é o responsável pelo acompanhamento no pré-natal.
 “As equipes de cada distrito encaminham as grávidas para as visitas de vinculação nas maternidades. Na visita, as mães podem tirar dúvidas sobre a preparação do parto, a maternidade de referência para o nascimento da criança, amamentação e sobre os cuidados na reta final da gestação”, explicou a coordenadora.
Última reunião do ano – Na Maternidade Alvorada, nesta quarta-feira (18/12), 23 gestantes visitaram a unidade com seus acompanhantes, na última reunião de vinculação deste ano. Desde que o projeto foi implantado, em 2014, foram mais de 8 mil gestantes preparadas e vinculadas à unidade.
 As visitas na Maternidade Alvorada acontecem todas as quartas-feiras, e as grávidas vinculadas à unidade são de UBSs do distrito-oeste de saúde, que compreende os bairros Redenção, Alvorada, Lírio do Vale, Ajuricaba, Santos Dumont e Compensa.
 Mãe de primeira viagem, Andreza Meira, 23, aprovou a visita e disse que foram valiosas as informações apresentadas pela equipe da maternidade.
“Eu gostei muito porque ensinaram sobre a amamentação, até porque esse é o meu primeiro filho e eu não sei nada dessas coisas. Achei muito interessante que falaram em como apertar para o leite sair, as massagens. A gente não sabe como lidar. Tudo que aprendi hoje aqui eu vou levar até os próximos filhos”, disse a mãe.
A importância e o papel do acompanhante também são destacados nas visitas. João Cunha veio acompanhar a mãe de seu filho, Nayla Barbosa, e o casal relatou o acolhimento. “Todos foram bem atenciosos, responderam todas as perguntas, gostei bastante”, avaliou o pai.
 A visita à maternidade é uma ação preconizada pela Rede Cegonha e faz parte da dimensão “Vinculação”, que integra o programa de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), do Ministério da Saúde (MS). Na Maternidade Alvorada, a ação é a realizada desde 2014.
 Reduz ansiedade – De acordo com diretor da unidade, Marcos Fernandes, a vinculação da gestante ocorre para que a mãe conheça o ambiente e o processo que será realizado no dia do nascimento.
 “A ação tem o intuito de evitar que a gestante chegue ansiosa, nervosa, para que se sinta segura para o momento do parto. A Rede Cegonha preconiza que a gestante conheça, com antecedência, o local em que ela provavelmente seja assistida na hora do nascimento do bebê”, explicou o diretor.
 Dúvidas respondidas – Os olhares curiosos, a atenção apurada para não perder nenhuma informação são características presentes nos pais, em cada uma das reuniões, segundo a coordenadora da Rede Cegonha na Maternidade, Marinalva Figueiredo.
 Entre as principais dúvidas apresentadas está a presença do pai no parto e qual é o momento certo de ir para maternidade.
 Segundo a coordenadora, na reunião de vinculação as gestantes recebem orientação sobre o início do trabalho de parto, sinais e sintomas do trabalho de parto, o aleitamento materno, a função do acompanhante no processo de trabalho de parto e no nascimento da criança. “É um serviço de empoderamento das famílias com informações preciosas”, ressaltou ela.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Estado do Amazonas, Estado do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do Amazonas, Ministério da Saúde, Região Nordeste, Saúde
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2025 05 09 at 185537 1 300x200 1
Governo do Amazonas

Na 23ª Semana Nacional de Museus, Governo do Amazonas tem programação com foco na valorização da cultura

09/05/2025
SES Maes que ajudam maes Foto Taina Amoedo 300x201 1
Governo do Amazonas

Mães que ajudam outras mães: Doação de leite humano salva 2 mil recém-nascidos no estado

09/05/2025
FVS RCP Estagiarios FVS RCP FOTO Aline Reis FVS RCP 1 300x225 1
Governo do Amazonas

FVS-RCP firma parcerias com instituições de ensino superior e fortalece estágio acadêmico sobre vigilância em saúde

09/05/2025
SES EXTRACAO BEIRA LEITO 1 FOTO GUILHERME FRAGAS 3 300x225 1
Governo do Amazonas

UTI Neonatal do Instituto Dona Lindu adota extração de leite materno à beira do leito para fortalecer vínculo entre mãe e bebê

09/05/2025
DESAPARECIDO BRENDO DOS SANTOS MACHADO 214x300 1
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Flores

09/05/2025
Seap penajusta02 300x200 1
Governo do Amazonas

Seap e TJAM iniciam diagnóstico participativo para elaboração do Plano Pena Justa do Amazonas

09/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo