Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Portal O Governo
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
Portal O GovernoPortal O Governo
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Queimadas têm redução de 68% no mês de outubro no Amazonas

01/11/2019
Compartilhar

15:46 – 01/11/2019
FOTO: Divulgação/Sema
Em 2019, estado ocupa sexto lugar no ranking da Amazônia Legal; no mesmo período em 2018, ocupava a segunda posição

O Estado do Amazonas reduziu em 68,2% o número de focos de calor no mês de outubro, em relação ao mesmo período de 2018. Foram 548 focos registrados em 2019, contra 1.725 no ano anterior, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com a redução, o Amazonas passou a ocupar o sexto lugar no ranking de queimadas da Amazônia Legal – ficando abaixo do Pará, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia.

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e analisados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que acompanha os números diariamente por meio da Sala de Situação. A estratégia faz parte das ações do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Controle de Queimadas e Monitoramento da Qualidade do Ar, coordenado pela Sema.

Os números demonstram uma melhoria significativa do Amazonas na diminuição de focos de calor, quando comparado aos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Em outubro de 2018, o Amazonas ocupava o segundo lugar no ranking com mais focos de calor e, este ano, passou para sexto colocado. Em 2019, o Pará lidera o ranking com 3.870 focos, seguido do Maranhão (2.691), Mato Grosso (1.774), Tocantins (1462), Rondônia (556), Amapá (540), Acre (354) e Roraima (53).

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a Sema tem atuado ativamente ao longo do ano na elaboração das estratégias de combate a queimadas no Amazonas.

“É muito positivo ver que conseguimos ter uma redução significante no número de focos de calor, caindo quatro posições no ranking de estados com mais queimadas em relação ao último ano. Isto é um reflexo do trabalho integrado que vem sendo realizado entre diversos órgãos das esferas municipais, estaduais e federais”, destacou.

O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, reforçou que as ações de fiscalização e controle se intensificam no segundo semestre do ano, e a redução das queimadas é reflexo da atuação da Operação Curuquetê, coordenada operacionalmente pelo Ipaam, em conjunto com a Operação Verde Brasil, do Exército Brasileiro.

“Mesmo com estes dados, que mostram o sucesso das ações, continuamos o monitoramento e fiscalização para impedir que o Amazonas volte a enfrentar este problema. O combate aos ilícitos ambientais é uma das prioridades em nossa gestão, cumprindo a missão do Ipaam de garantir o desenvolvimento sustentável do Amazonas”, completou.

Operação – O combate às queimadas e ao desmatamento ilegal é o foco das operações Curuquetê e Verde Brasil, coordenadas pelo Governo do Amazonas e Governo Federal, e realizadas com foco no sul do estado e Região Metropolitana de Manaus.

As ações contam com trabalho conjunto da Sema, Ipaam, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Defesa Civil do Amazonas, Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Exército Brasileiro.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Termos encontrados Amazonas, Estado de Rondônia, Estado de Roraima, Estado do Acre, Estado do Amapá, Estado do Amazonas, Estado do Maranhão, Estado do Mato Grosso, Estado do Pará, Estado do Tocantins, Fiscalização, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Polícia, Polícia Federal, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte do Brasil, Segurança Pública, SSP-AM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sistema Sepror capacita 500 estudantes com cursos profissionalizantes na 9ª feira de Agronegócios da Nilton Lins

08/08/2025
Governo do Amazonas

Paic: FCecon lança e-book, premia trabalhos e recebe novos bolsistas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Teatro Gebes Medeiros recebe releitura de ‘Medéia em versão cômica, ousada e provocadora

08/08/2025
Governo do Amazonas

PC-AM lança site da Delegacia Virtual da Mulher para acelerar o acesso de mulheres em situação de violência à medidas protetivas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Cruzamento da avenida Autaz Mirim e rua Itajubá será interditado temporariamente, neste sábado, para obras do Gasoduto Norte-Leste

08/08/2025
Governo do Amazonas

Ipaam multa empresa em R$ 251 mil por depósito irregular de resíduos no Distrito Industrial

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sepror conclui qualificação de Boas Práticas na Produção de Melancia e de Biofertilizantes em Rio Preto da Eva

08/08/2025
Governo do Amazonas

ADS e Secretaria de Educação discutem planejamento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar para 2026

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sect realiza levantamento técnico para regularização fundiária em quatro municípios do Amazonas

08/08/2025
Governo do Amazonas

Viagem sonora e poética: Nando Montenegro lança EP ‘Rumo’ com paisagens musicais intimistas e espírito amazônico

08/08/2025
Governo do Amazonas

Orquestra nordestina emociona no Amazonas Green Jazz Festival 2025

08/08/2025
Governo do Amazonas

Sefaz reforça necessidade de agendamento para demandas na Central de Atendimento

08/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Portal O GovernoPortal O Governo